Sermão: O Servo Infiel

Texto do sermão sobre o servo infiel: Lucas 12:42-48

Introdução sobre o servo infiel

Que informações sobre esse servo podemos obter do relato bíblico? Qual foi sua história, como ele era, o que aconteceu com ele? 

Que lições podemos aprender com sua história? De que maneira nossas vidas são paralelas à dele? Vamos desmontar esta passagem e descobrir o que ela nos diz.

1. Ele estava a serviço de seu Mestre

A. Este homem estava ocupado trabalhando para seu Mestre e fiel no cumprimento de seus deveres.

B. Sua fidelidade o ajudou a subir a escada do sucesso, pois sua lealdade e diligência chamaram a atenção do Mestre.

C. Paralelo à vida cristã: Ele teve uma experiência de salvação (esta história causa estragos com “Uma vez salvo, sempre salvo”).

2. Ele era um servo confiável

A. Responsável por administrar a casa e alimentar a família do Mestre. Ainda não tinha a maior recompensa, a “carga de tudo o que possui”.

B. Ele era o substituto do Mestre (o Mestre havia delegado suas próprias responsabilidades ao servo).

C. Paralelo: Jesus nos enviou para fazer sua obra neste mundo ( Jo 20:21 ). Ser um servo envolve ser delegada responsabilidade.

3. Ele começou a negligenciar o retorno de seu Mestre

R. Reputação é o que os outros vêem você fazer; caráter é o que você faz quando não tem ninguém olhando. O verdadeiro caráter deste homem veio à tona quando seu Mestre virou as costas.

B. Ele perdeu seu senso de responsabilidade; o Mestre não estava lá para olhar por cima do ombro. Todo mundo precisa prestar contas a alguém!

C. Porque nosso Mestre não é um homem com pele, às vezes esquecemos que Ele ainda está nos observando. Jesus nos advertiu para estarmos atentos ao retorno do Mestre (Mateus 24:50). Não deixe que a demora do Mestre o atraia para uma vida não cristã; Jesus está chegando em breve!

4. Ele gradualmente cedeu na teia do pecado

A. Ele foi fiel por um tempo, (caso contrário, por que ele teria sido escolhido para uma responsabilidade tão alta?) Ele começou a viver apenas para o momento, sem pensar no futuro.

B. Ele começou a maltratar os outros e se envolveu em comportamento pecaminoso. Seu trabalho começou a sofrer (você não pode ser diligente na busca dos negócios do Mestre e perseguir seus próprios desejos egoístas e pecaminosos ao mesmo tempo).

C Jesus disse que o pecado nos escraviza ( Jo 8:34 ). O pecado é areia movediça moral; isso nos suga cada vez mais fundo. No início, você pode ter uma escolha, mas, eventualmente, somente Deus pode quebrar a escravidão do pecado. Isso acontece tão gradualmente !

5. Seu julgamento foi inimaginavelmente severo

A. A Nova Tradução Viva traduz este versículo como “Ele despedaçará o servo e o banirá com os infiéis”.

B. Não é algo que Ele faria com um dos Seus. Aqui o banimento implica o exílio de Sua presença.

C. Punição era pior porque ele conhecia seu dever, mas não o cumpriu. Ele não tinha desculpa! Nem você!

6. Jesus nosso Mestre está pronto para nos perdoar

A. O propósito desta história era nos alertar. Alguns aqui hoje conheceram o amor de Deus, mas vocês foram adormecidos por Satanás.

B. O Pai está pronto para levá-lo de volta. A Bíblia diz: “Aquele que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora!” (João 6:37)

C. Se você é como aquele servo, vá diante de Deus em arrependimento. Ele perdoará seu pecado e o restaurará.

Veja mais esboços de sermões.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp