Como contar um testemunho na igreja: 4 Dicas para compartilhar sua experiência com Deus

Um testemunho é uma coisa poderosa. A maioria das igrejas oferece a oportunidade para as pessoas compartilharem seus testemunhos pessoais, se assim o desejarem. Alguns preferem guardar apenas pra si, enquanto outros se divertem compartilhando os seus.

Mas, o que torna um testemunho bom ou ruim? Continue lendo para obter dicas importantes sobre como seus testemunhos para a igreja podem causar um impacto positivo. Mas primeiro, vamos começar com o básico.

Um testemunho na igreja é quando uma pessoa compartilha sua experiência pessoal com Deus aos outros. Pode ser suas próprias experiências de encontrar Jesus e se converter ao cristianismo, também conhecido como história de conversão. 

Ou podem ser as histórias convincentes que afirmaram a presença de Jesus em sua vida. Talvez você tenha orado por algo que precisava desesperadamente, e Deus lhe concedeu esse presente ou o guiou pela escuridão.

Contar essa história pessoal sobre como você passou a ter Deus em sua vida reafirma seu relacionamento e fortalece seu vínculo. Oferece a chance de conexão com outros cristãos e inspiração para aqueles que ainda não O encontraram.

Exemplos de testemunho na igreja.

Encontramos inúmeros exemplos de testemunhos na internet. Eles podem servir como referência e inspiração para você contar o seu. 

As experiências de pessoas transformadas por Deus são lindas. Ao ouvir testemunhos do outros, você se sentirá mais motivado e encorajado para compartilhar também o que Deus fez em sua vida.

A maioria dos testemunhos segue a mesma estrutura: como você conheceu a Cristo e a vida depois de receber a Cristo. Seja específico e aprimore os detalhes de como Ele transformou seu mundo para melhor.

Os testemunhos variam em tamanho, dependendo da situação para a qual você está se preparando. Mas, certifique-se de cumprir o prazo estipulado.

4 Dicas para contar um testemunho na igreja

1. Mantenha o evangelho como foco. 

Sua história é apenas um instrumento para apresentar o poder da palavra de Deus aos outros. Portanto, não se deixe levar por se concentrar demais em si mesmo ou expressar vaidade.

2. Planeje o que você vai dizer. 

Quando você não se prepara e deixa tudo para improviso, corre o risco de usar palavras sem conexão com seu testemunho. Como resultado, seus ouvintes acabam se distraindo e não prestam atenção no que você contou.

Um testemunho é importante, então dê-lhe o tempo que merece e pratique-o.

3. Seja confiante. 

Deixe a força de Deus brilhar através de você compartilhando Sua grandeza. 

Ele estará ao seu lado para lhe dar a confiança que você precisa. Além disso, lembre-se que o que você tem para compartilhar pode mudar a vida de uma pessoa. Então evite se distrair com qualquer coisa.

4. Seja positivo. 

Manter a positividade na vanguarda de seu testemunho é essencial. Você pode ter passado por dificuldades em sua vida, mas concentre-se no que mudou para melhor através da presença e bondade de Deus, não na negatividade.

Cuidados que você deve ter ao contar um testemunho na igreja

Evite usar jargões.

Isso pode ser estranho para os não cristãos, o que essencialmente arruína o propósito do testemunho. 

Seu testemunho pessoal deve ser relacionável a todos. Então evite palavras como “nascido de novo” ou “salvo”.

Cuidado para não generalizar demais. 

Embora sua experiência de encontrar Deus possa ter sido maravilhosa, dizer apenas “foi um momento maravilhoso” é vago. Então, procure ser mais específico e dê detalhes do que Deus fez em sua vida.

Evite mencionar pessoas ou denominações específicas. 

Mencionar doutrinas ou denominações específicas cria uma barreira entre você e os outros. Pergunte a si mesmo se mencionar esse detalhe serve a um bom propósito ou não.

Não que você não deve citar pessoas, mas tome cuidado para não expor ninguém.

Como compartilhar testemunho na igreja?

Agora que você escreveu seu testemunho único, é hora de começar a pensar em compartilhá-lo. 

A maioria das igrejas oferece um horário regular para os congregantes compartilharem suas experiências, para que você também possa ter a chance de adicionar seu testemunho.

O mais importante é mantê-lo curto, conciso e direto ao ponto. Testemunhos mais curtos tendem a ser mais poderosos, pois os mais longos podem se tornar repetitivos ou se concentrar demais em detalhes irrelevantes. 

Pergunte ao pastor com antecedência quanto tempo você tem. Dessa forma, você poderá se programar melhor.

Esta é uma chance de compartilhar suas experiências sinceras de Deus, então fale com alegria e positividade. 

Ao compartilhar essas palavras poderosas, seja genuíno, confiante e agradável. Deixe o poder do Espírito Santo fluir através de você.

O compartilhamento de testemunhos é uma forma de construir laços entre os membros da igreja enquanto solidifica a profundidade de seu relacionamento com Deus. 

Se você é um líder de igreja, certifique-se de agradecer às pessoas por compartilhar algo que está tão próximo de seus corações. 

Uma maneira poderosa de fazer com que os membros de sua igreja se sintam vistos e ouvidos após o compartilhamento é incluir seu testemunhos em seu site ou redes sociais. 

Tornar sua presença online mais pessoal ajuda a aproveitar a essência de sua igreja.

É crucial que você só faça isso com consentimento, pois outros podem se sentir à vontade para compartilhar seu testemunho diretamente com sua igreja.

Mais importante ainda, compartilhe as palavras diretamente do seu coração e sinta o Espírito Santo fluir dentro de você. 

Botão Voltar ao topo