5 versículos da Bíblia sobre pardais e o que podemos aprender com eles

Esses versículos da Bíblia sobre os pardais mostram por que esses passarinhos podem nos ensinar grandes lições espirituais.

Os pardais são pássaros pequenos, mas especiais. Eles às vezes são esquecidos porque são muito pequenos. Conhecer os pardais, no entanto, revela quão maravilhosamente Deus os projetou. 

Jesus nos encoraja a considerar os pardais quando pensamos no cuidado amoroso de Deus. 

Qual é o significado dos pardais na Bíblia?

Na Bíblia, os pardais são mencionados em dois versículos chave que mostram seu significado. Eles eram comuns em lugares bíblicos. O povo hebreu geralmente considerava os pardais sem importância porque eram tão abundantes, e até irritantes, por causa de sua ocupação e tendência a fazer ninhos ao redor das casas das pessoas. 

Mas nos Evangelhos de Mateus e Lucas, Jesus usou pardais como exemplo de como Deus valoriza todas as criaturas na criação. Jesus aponta em Mateus 10:29-31:

“Não se vendem dois pardais por um centavo? No entanto, nenhum deles cairá no chão fora dos cuidados de seu Pai. E até mesmo os cabelos de sua cabeça estão todos contados. Portanto, não tenha medo; você vale mais do que muitos pardais.” 

Lucas 12:6-7 registra Jesus fazendo uma declaração semelhante:

“Não se vendem cinco pardais por dois centavos? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. De fato, os próprios cabelos de sua cabeça estão todos contados. Não tenha medo; você vale mais do que muitos pardais.”

Os pardais na Bíblia representam até onde o amor do Criador se estende pela criação. Embora as pessoas possam ignorar os pardais, Deus sempre os vê e se preocupa com eles. Os pardais nos mostram que nenhuma criatura, não importa quão pequena ou comum, está fora do alcance do amor de Deus. 

Esses pássaros diminutos chamam a atenção para o fato de que Deus valoriza tudo e todos que ele fez. Jesus está dizendo nesses dois versículos do Evangelho que, uma vez que Deus cuida bem de criaturas aparentemente insignificantes como os pardais, podemos confiar que Deus cuidará bem de nós.

Mais 3 Versículos da Bíblia sobre Pardais

Além desses dois versículos chave nos Evangelhos, a Bíblia também menciona os pardais nestes versículos:

“Até o pardal encontrou um lar, e a andorinha um ninho para si, onde pode ter seus filhotes – um lugar perto de seu altar, Senhor Todo-Poderoso, meu Rei e meu Deus.” – Salmo 84:3

“Eles virão do Egito, trêmulos como pardais, da Assíria, esvoaçando como pombas. Eu os instalarei em suas casas, declara o Senhor”. – Oséias 11:11

“Como um pardal esvoaçante ou uma andorinha arremessada, uma maldição imerecida não descansa.” – Provérbios 26:2

3 coisas que podemos aprender com esses versículos

Esses versículos da Bíblia sobre pardais podem nos ensinar que:

1. Podemos encontrar a maravilha de Deus em ação em qualquer lugar se tivermos tempo para descobri-la.

A maravilha da obra de Deus está ao nosso redor, mas não a notamos se estivermos muito apressados ​​para prestar atenção nela. Pardais e muitas outras partes pequenas e comuns da criação podem não parecer dignas de nossa atenção quando estamos ocupados. No entanto, eles ainda chamam nossas almas para notá-los e descobrir a maravilha de Deus no processo. 

Romanos 1:20 nos diz que cada parte da criação reflete a maravilhosa obra do Criador:

“Pois desde a criação do mundo as qualidades invisíveis de Deus, seu poder eterno e natureza divina, foram claramente vistas, sendo compreendidas pelo que foi feito, de modo que as pessoas não têm desculpa.” 

Deus está fazendo um trabalho tão maravilhoso em nosso mundo que constantemente há mais para descobrirmos. O Salmo 40:5 destaca:

“Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que fizeste, as coisas que planejaste para nós. Ninguém pode se comparar com você; se eu falasse e contasse de seus atos, eles seriam muitos para declarar.”

2. Somos valiosos: 

Deus valoriza tudo e todos que criou. Os pardais, que as pessoas geralmente não consideram valiosos, têm um valor tremendo da perspectiva de Deus. Como Jesus diz, se até mesmo os pardais são dignos o suficiente para Deus se lembrar deles e vigiá-los, quanto mais valem os seres humanos (que são feitos à imagem de Deus)? 

Os pardais nos mostram que somos uma parte preciosa da criação. Jesus aponta em ambos os versículos do Evangelho sobre os pardais que Deus nos valoriza tanto que até mesmo “os cabelos de sua cabeça estão todos contados”. 

Deus nos conhece completamente, mesmo nos mínimos detalhes, como o número exato de cabelos em nossas cabeças – e com todo esse conhecimento, Deus nos ama completamente. 

Salmo 139:1-5 descreve quão bem Deus conhece cada um de nós:

“Tu me sondas, Senhor, e me conheces. Você sabe quando me sento e quando me levanto; você percebe meus pensamentos de longe. Você discerne o meu sair e o meu deitar; você está familiarizado com todos os meus caminhos. Antes que uma palavra esteja em minha língua, você, Senhor, a conhece completamente. Você me cerca por trás e por diante, e você coloca sua mão sobre mim.” 

Um versículo de outro Salmo, o 36:7, usa imagens de pássaros para descrever o quanto Deus nos ama:

“Quão inestimável é o seu amor infalível, ó Deus! As pessoas se refugiam à sombra das tuas asas.” 

Assim como os pardais têm asas, podemos pensar em Deus, nosso Criador mútuo, com asas que nos cobrem de amor, porque todos somos valiosos.

3. Podemos confiar que Deus cuidará bem de nós: 

Já que Deus se importa tanto com os pardais, que são tão pequenos e comuns, podemos confiar que Deus cuidará de nós também. Jesus nos encoraja a não ter medo quando pensamos em nossas necessidades, mas a ter em mente que valemos mais do que muitos pardais aos olhos de Deus. 

Filipenses 4:19 nos assegura:

“E meu Deus suprirá todas as suas necessidades de acordo com as riquezas da sua glória em Cristo Jesus.” 

Pássaros como pardais ajudam a nos mostrar a realidade do cuidado amoroso de Deus e nos inspiram a confiar em seu cuidado por nós. 

Jó 12:7-10 declara:

“Mas pergunta aos animais, e eles te ensinarão, ou às aves do céu, e elas te contarão; ou fale com a terra, e ela o ensinará, ou deixe que os peixes do mar o informem. Qual de todos estes não sabe que a mão do Senhor fez isso? Em sua mão está a vida de toda criatura e o fôlego de toda a humanidade”.

Conclusão

Os versículos da Bíblia sobre os pardais nos mostram que mesmo as menores e mais comuns partes da criação são dignas do cuidado de Deus, para que possamos ter certeza de que Deus cuida de nós com seu maravilhoso amor. 

Nunca temos que nos preocupar que Deus se esqueceu de nós. Pois, se ele cuida dos pardais, quanto mais ele cuidará de nós?

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo