ZAFOM – Significado

ZAFOM ou SAFOM

ZAFOM, também conhecida como SAFOM, é uma cidade mencionada na Bíblia, situada na região dos gaditas, ao norte de Sucote, no Vale do Jordão (Josué 13.27). Ela é identificada nas cartas Amarna como “þapuna“. O livro de Juízes, em 12.1-6, relata uma batalha entre os efraimitas e o exército de Jefté que ocorreu nesta cidade, motivada pela inveja dos efraimitas. Além disso, o nome de um clã de Gade, conhecido como zefonitas (Números 26.15) ou zifionitas (Gênesis 46.16), pode ter sido derivado do nome desta cidade.

A localização de ZAFOM foi identificada como Tell el-Qos, situado ao norte do Uádi Rajeb, a aproximadamente seis quilômetros e meio ao norte de Sucote, próximo ao rio Jaboque. No entanto, Y. Aharoni preferiu associar ZAFOM às regiões próximas a Tell Asʹidiveh, geralmente identificado como Zaretã.

A palavra hebraica “saphon” significa “norte”, com a conotação de estar escondido ou em uma área remota (cf. Ezequiel 38.6, 15). Em Isaías 14.13, a frase hebraica “yarketesaphon” é usada em conexão com o “monte da congregação”. Em Salmo 48.2, a expressão “os lados do norte” ou “os recessos do norte” aparece. Essa expressão provavelmente pode ser traduzida como “o mosteiro de ZAFOM”, em paralelo com “Monte Sião” e “a cidade do grande Rei” (Salmo 48.2). Isso sugere a santidade e a separação associadas à morada divina, tanto no céu quanto no Santo dos Santos do templo em Jerusalém.

ZAFOM era um termo antigo usado pelos semitas para designar o local de residência ou “aerie” de seus deuses. O Monte ZAFOM (atual Monte Casius, cerca de 50 quilômetros ao norte de Ras Shamra, na Síria) desempenhava um papel semelhante na religião cananeia ao que o Monte Sião tinha na adoração a Yahweh, ou seja, era o local mais sagrado da terra, onde Deus residia.

Textos ugaríticos descrevem Baal como residindo no ponto mais alto de ZAFOM e solicitando a construção de um palácio “no meio do local mais firme de ZAFOM”, descrevendo sua morada como “no meio de meu monte divino de ZAFOM: no santuário, no monte de minha porção, no local prazeroso, a montanha que eu possuo”.

Significado hebraico (original e transliterado e significado):

Hebraico: צָפוֹן (Tsaphon)

Significado: “Norte” (com a conotação de estar escondido ou em uma área remota)

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!