1 Coríntios 15:58 Significado de “Seu trabalho no Senhor não é em vão”
1 Coríntios 15:58 – ACF
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”
Traduções Bíblicas de 1 Coríntios 15:58
NAA – 1 Coríntios 15:58
“Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês não é vão.”
NVI – 1 Coríntios 15:58
“Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.”
NTLH – 1 Coríntios 15:58
“Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito.”
Explicação e Comentário sobre 1 Coríntios 15:58
Acredite firmemente que viver uma vida cristã resultará em sua imortalidade no céu com Jesus para sempre.
Neste último versículo de 1 Coríntios 15, Paulo implorou à igreja de Corinto que acreditasse no que ele estava dizendo neste capítulo sobre a ressurreição de Jesus e dos cristãos. Era importante que eles entendessem que tinham uma forte motivação para levar uma vida verdadeiramente cristã, apesar das dificuldades e perigos que isso trazia. Os cristãos têm uma vida para mostrar que amamos a Deus, após o que serão julgados.
Interpretação de 1 Coríntios 15:58, as partes chave do versículo:
“Portanto, meus queridos irmãos e irmãs…”
Paulo está se dirigindo a seus irmãos e irmãs em Cristo, ou companheiros cristãos.
“…permaneçam firmes…”
Permaneçam firmes e confiantes na fé das Escrituras que Paulo lhes ensinou, principalmente a morte de Jesus por nossos pecados, Sua ressurreição dentre os mortos no terceiro dia, a vinda da ressurreição dos cristãos dos mortos com sua ascensão ao céu, e a passagem dos cristãos vivos diretamente para o céu. Seja firme em sua crença nesses fatos importantes.
“…Nada te mova…”
Mantenha sua expectativa da vinda da ressurreição e ascensão ao Céu.
“…Sempre entreguem-se totalmente à obra do Senhor…”
Sempre se esforce para melhorar sua obediência às Escrituras, evidenciada pelo que você faz e como você age em sua vida para que você possa se tornar cada vez mais semelhante a Cristo.
“…porque você sabe…
Os coríntios ouviram Paulo falar sobre a ressurreição de Jesus e de toda a humanidade, alguns dos quais (verdadeiros cristãos) irão para o céu e outros irão para o inferno. Porque eles o ouviram pregar sobre isso, eles agora sabem sobre a recompensa que virá para os cristãos.
“…que o vosso trabalho no Senhor não é em vão.”
Os cristãos serão recompensados com o prêmio da vida eterna com Jesus no céu por viver uma vida cristã. Todo o esforço, perseverança e sofrimento não serão em vão. Jesus ressuscitou e as pessoas testemunharam isso. É verdade. Portanto, as Escrituras são verdadeiras e os cristãos herdarão a vida eterna no céu com Jesus.
Comentários sobre o que Significa 1 Coríntios 15:58
Comentário de Ellicott
Portanto. – Porque tudo isso é assim, porque há uma vida futura, que esta vida aqui seja digna dela. Você pode ficar fraco e desanimado se pensar que todo o seu trabalho para Deus e a verdade aqui pode ser desperdiçado; mas não é assim. Não pode ser “em vão se for “no Senhor”. É muito impressionante e muito expressivo do verdadeiro espírito do evangelho que um capítulo que nos conduz passo a passo através do processo calmo da lógica e através de passagens brilhantes de eloquência irresistível aos mais sublimes pensamentos da imortalidade, deve finalmente terminar com palavras de dever claro e prático. O cristianismo nunca separa, em preceito ou promessa, “a vida que agora é” e “a que há de vir”.
Notas de Barnes sobre a Bíblia
Portanto, meus amados irmãos. – Em vista das grandes e gloriosas verdades reveladas a respeito da ressurreição, Paulo encerra toda esta importante discussão com uma exortação àquela firmeza na fé que deve resultar de verdades tão gloriosas, e de esperanças tão elevadas quanto essas verdades. A exortação é tão clara que precisa de pouca explicação; obviamente resulta do argumento que Paulo havia perseguido, que há pouca necessidade de tentar aplicá-lo.
Sede firmes. – hedraioi, hedra. Sentado, sedentário (Robinson); talvez com alusão a uma estátua (Bloomfield); ou talvez para lutar e manter sua posição (Wolf). Qualquer que seja a alusão, o sentido é claro. Seja firme, forte, confiante na fé, tendo em vista a verdade de que você será ressuscitado. Não fique abalado ou agitado com as lutas, as tentações e os cuidados da vida. Esteja firme na fé, e não deixe que o poder do pecado, ou o sofisma da filosofia fingida, ou as artes do inimigo da alma o seduzam da fé do evangelho.
Imóvel – Firme, fixo, estável, imóvel. Esta é provavelmente uma expressão mais forte que a anterior, embora signifique substancialmente a mesma coisa – que devemos ser firmes e inabaláveis em nossas esperanças cristãs e em nossa fé no evangelho.
Sempre abundante na obra do Senhor. – Sempre empenhado em fazer a vontade de Deus; na promoção de sua glória e no avanço de seu reino. A frase significa não apenas estar engajado nisso, mas estar engajado diligentemente, laboriosamente; se destacando nisso. A “obra do Senhor” aqui significa aquilo que o Senhor requer; todos os deveres apropriados dos cristãos. Paulo os exorta a praticar todas as virtudes cristãs e a fazer tudo o que puderem para promover o evangelho entre as pessoas.
Comentário de Matthew Poole
O apóstolo conclui seu discurso, provando a ressurreição do corpo dentre os mortos, fundando sobre ela uma exortação à santidade, que aqui é chamada de obra do Senhor, porque é composta de obras feitas por nós por ordem de Cristo, e com respeito direto à sua glória em obediência à sua vontade. Ele os orienta não apenas a fazer essas coisas, mas a fazê-las firmemente, não por impulsos, mas nunca se desviando delas de uma forma ou de outra; e inabalavelmente, para que nenhuma tentação, seja de perigos, recompensas ou falsos mestres, abale sua fé, quanto aos princípios que levam a uma vida tão santa, especialmente a da ressurreição dos mortos. Pois tanto quanto você sabe que seu trabalho não é em vão no Senhor.
Porque eles sabiam que, pela graça de Deus e pelos méritos de Cristo, obras como essas não deveriam querer sua recompensa; pois, embora a obra de Deus seja um salário para si mesma, e os cristãos não devam servir a Deus apenas por um salário, ainda assim é lícito para eles (como para Moisés) ter em vista a recompensa da recompensa; e uma recompensa maior do que esta da ressurreição do corpo para a vida eterna, e que em um estado de imortalidade e incorrupção, em um estado espiritual e honroso, não poderia ser.
Exposição de Gill de toda a Bíblia
Portanto, meus amados irmãos… Esta é a conclusão do todo e contém o uso que o apóstolo faz da doutrina acima, dirigindo-se aos santos de Corinto da maneira mais terna e afetuosa; reconhecendo a relação espiritual que mantinham com ele, e expressando o grande amor que tinha por eles, o que o encheu de preocupação por eles, para que pudessem ser sólidos em princípio e corretos na prática, e assim continuar:
Sede firmes e inabaláveis. – Em todas as doutrinas do Evangelho, e particularmente nesta da ressurreição dos mortos, que ele trabalhou durante todo o capítulo:
Sempre abundante na obra do Senhor. – Continuando nele, estando cada vez mais na prática dele; ou na obra do ministério, na qual alguns deles estavam, para o qual o Senhor os havia chamado, e para o qual os habilitou e qualificou, e no qual sua glória estava muito preocupada e, portanto, chamou sua obra; ou qualquer outra obra, mesmo todas as boas obras, que o Senhor ordena, exige, chama seu povo e os fortalece para realizar: quando o fazem, pode-se dizer que abundam e frutificam em toda boa obra: e para seu encorajamento é adicionado.