11 Melhores Versículos da Bíblia para Vencer as Preocupações

As preocupações da vida roubam a paz de muitas pessoas. Quem nunca ficou preocupado com algo aponto de não conseguir dormir. Mas, aqui estão os melhores versículos da Bíblia para vencer as preocupações.

11 Versículos da Bíblia para Vencer as Preocupações

1. Isaías 41:10

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

2. Tiago 3:16-18

Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.

3. 1 Pedro 2:6

Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.

4. Isaías 50:7

Porque o Senhor DEUS me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como um seixo, porque sei que não serei envergonhado.

5. Salmo 55:22

Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.

6. Filipenses 4:6-7

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

7. Salmo 119:165

Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.

8. Salmo 30:5

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

9. Isaías 43:2

Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

10. Salmo 147:3

Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.

11. Filipenses 4:8

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Significado de preocupação na Bíblia

Na Bíblia, a preocupação geralmente se refere à ansiedade, inquietação ou medo em relação ao futuro, às circunstâncias presentes ou às necessidades materiais. É um estado de espírito que pode resultar da falta de confiança em Deus e de uma dependência excessiva nas próprias habilidades ou recursos.

Jesus falou sobre a preocupação em vários momentos de Seu ministério, ensinando Seus seguidores a confiar em Deus e a não se deixarem consumir pela ansiedade em relação às necessidades da vida. Em vez disso, Ele os encorajou a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça, confiando que todas as outras coisas seriam acrescentadas a eles.

A preocupação também pode ser vista como uma manifestação da falta de fé e confiança em Deus. Em vez de confiar na providência divina e no cuidado amoroso de Deus por Seus filhos, aqueles que se preocupam muitas vezes ficam sobrecarregados pelo medo do futuro e pelas incertezas da vida.

A Bíblia nos ensina a entregar nossas preocupações a Deus em oração, confiando que Ele cuidará de nós e suprirá todas as nossas necessidades de acordo com Sua vontade. Em Filipenses 4:6-7, Paulo escreve:

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

Portanto, a preocupação na Bíblia é vista como uma atitude que deve ser evitada, substituída pela confiança em Deus e pela entrega de nossas preocupações a Ele em oração. É um convite para confiarmos no cuidado amoroso e na providência de Deus em todas as áreas de nossas vidas.

O que Jesus fala sobre preocupação?

Jesus falou várias vezes sobre a preocupação e o cuidado de Deus em relação às nossas necessidades. Aqui estão algumas das coisas que Ele disse sobre preocupação:

Mateus 6:25-27 (NVI):

“Portanto, eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”

Mateus 6:31-33 (NVI):

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.”

Lucas 12:25-26 (NVI):

“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?”

Essas passagens destacam a preocupação de Jesus com o bem-estar de Seus seguidores e Sua instrução para que confiem no cuidado providencial de Deus em suas vidas.

Ele nos encoraja a não nos preocuparmos com as necessidades básicas da vida, mas a buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus, confiando que Ele suprirá todas as nossas necessidades.