3 Características de um Bom Esboço de Sermão

Eu acredito que um bom esboço de sermão, é feito com listas, frases pontuais e apenas o necessário. Quando você coloca muito texto e o esboço fica com 2 a 3 folhas, você acaba sendo escravo daquilo que foi escrito e precisa focar muito no seu papel para falar tudo e acabar no tempo.

Por isso que eu te falo: coloque coisas pontuais e deixe espaço para o protagonista da noite brilhar através de você. Sim, você está sendo usado no altar por Jesus. Deixe-o guiar e deixe ele te ajudar.

Um bom esboço de Sermão te ajuda em 3 aspectos importantes para a sua mensagem fluir

Em primeiro, você não esquece

Exatamente, se você escrever, você tende a lembrar aquilo que foi escrito. Lembra quando os seus professores da escola falavam: “Faça cola em casa, mas não use elas na prova”.

O objetivo era sim fazer você estudar para montar a cola e te ajudar a lembrar. A melhor parte é que na pregação você pode montar a cola e pode usar, olha que maravilhoso!

Em segundo, você não se perde e fala a mesma coisa dez vezes

Quem nunca ouviu a pessoa pregando falando a mesma coisa no começo, no meio e no fim? Eu já ouvi pregadores que contaram a mesma história duas vezes.

Tenho certeza de que ele não tinha lido esse artigo. A sua cola te ajuda a não falar a mesma coisa e sempre ter progressão. Sua mensagem é progressiva!

Em terceiro, te ajuda a concluir o seu ponto

Isso é fundamental. Em Dallas-Texas, eu servi em uma pequena igreja chamada The Open Door Church, onde eu me sentia de fato em casa. Tinha 20 membros e foi um tempo maravilhoso os 3 anos que passei lá.

Em 2019, não me recordo a data exata, mas eu sei que era uma quarta-feira. Num culto para adolescentes, eu fui querer pagar de experiente na pregação e falei: vou falar o que vier na cabeça, não vou levar meu esboço… jovem… Não deu outra, chegou na hora de concluir meu ponto, terminei minha história e comecei outra e não lembrava como eu ia concluir o ponto. Agi naturalmente e só quem me conhece sabe que eu me perdi.

É meu querido, você pode pregar há anos e anos, eu comecei aos onze anos de idade em 2009 e dez anos depois cometi esse erro besta, algo que eu poderia ter feito melhor.

Por isso, sempre use o seu esboço como uma ferramenta para te ajudar no sermão.

O ESBOÇO É UMA FERRAMENTA, NÃO UMA LEI, mas carregue ela com você sempre.

Aqui estão 3 Características de um Bom Esboço de Sermão:

Tenha em mente que a pregação é uma obra completa e todos os pontos têm que...

 1 – Ter o mesmo peso

Você não deve passar 2 minutos em um ponto e passar 10 em outro, pois todas as partes da sua pregação têm que ter a mesma importância.

Claro que tem o clímax da sua mensagem, àquela hora que você sente e essa parte vai ser forte. Porém lembre-se que a mensagem toda é forte e toda ela tem sua importância justamente para você trazer a pessoa junto com você para que esse clímax seja o nocaute da sua pregação.

2 – Tem que ser progressivo

Tudo é uma construção, desde a sua introdução até o clímax da sua mensagem. Toda mensagem tem aquele ponto que você fala, esse é o melhor ponto, EU PRECISO FALAR ISSO.

É meu amigo, toda mensagem tem realmente essa hora, mas para você chegar até ela, você tem que construir a sua mensagem e trazer o seu ouvinte junto com você.

3 – Os pontos devem ser facilmente reconhecidos

Essa parte é algo que você desenvolve na introdução, porém você pode facilmente trabalhar e ajudar o seu ouvinte.

Esses simples passos podem parecer pouca coisa e algumas até mesmo muito básicas, mas acredite, elas funcionam e funcionam muito bem na hora de montar o seu esboço.

Kenji Hirota

Sou teólogo formado com ênfase na área pastoral pelo Christ for the Nations Institute em Dallas, Texas, USA. Apesar da pouca idade, estou envolvido em liderança desde os meus 12 anos de idade, onde tive a minha primeira oportunidade de pregar. Quando fiz 14 anos, comecei uma banda e um ministério e viajava pelo Mato Grosso nos finais de semana para ministrar a palavra e cantar, parei aos 18 anos quando fui estudar no CFNI Hoje estou fazendo psicologia na PUC Curitiba onde quero agregar valor ao meu ministério pastoral. IG: @kenjii_hirota
Botão Voltar ao topo