7 Passos de Humildade na vida de José
Esboço de Sermão simplificado em Gênesis 37-40 com o tema 7 Passos de Humildade na vida de José.
Veja os 7 Passos de Humildade na vida de José
1. Do lado do pai até o campo (Gênesis 37:13-20)
“13. Disse, pois, Israel a José: Não apascentam os teus irmãos junto de Siquém? Vem, e enviar-te-ei a eles. E ele respondeu: Eis-me aqui.
14. E ele lhe disse: Ora vai, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom, e foi a Siquém.
15. E achou-o um homem, porque eis que andava errante pelo campo, e perguntou-lhe o homem, dizendo: Que procuras? 16. E ele disse: Procuro meus irmãos; dize-me, peço-te, onde eles apascentam.
17. E disse aquele homem: Foram-se daqui; porque ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu atrás de seus irmãos, e achou-os em Dotã.
18. E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem. 19. E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor!
20. Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos. 21. E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida.
2. Do campo à cova (Gênesis 37:23-27)
“23. E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia. 24. E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela.
25. Depois assentaram-se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito.
26. Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue?
27. Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.”
3. Da cova aos Ismaelitas (Gênesis 37:28)
“Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.”
4. Dos ismaelitas ao Potifar (Gênesis 37:36)
“E os midianitas venderam-no no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda.”
5. Da casa do Potifar ao cárcere (Gênesis 39:19-20)
“19. E aconteceu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Conforme a estas mesmas palavras me fez teu servo, a sua ira se acendeu.
20. E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.”
6. Do cárcere ao lugar dos grilhões e ferros (Salmos 105:17-19)
“17. Mandou perante eles um homem, José, que foi vendido por escravo; 18. Cujos pés apertaram com grilhões; foi posto em ferros; 19. Até ao tempo em que chegou a sua palavra; a palavra do SENHOR o provou.”
7. Dos ferros ao lugar de desamparo (Gênesis 40:23)
“O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.”
Veja também: 26 Esboços de Pregações sobre José do Egito