O Dilúvio e a Graça de Deus – Esboço de Pregação em Gênesis 7

Se você, assim como eu, gosta de ser bíblico em suas pregações, aqui está uma boa opção para pregar. Neste esboço de pregação expositiva em Gênesis 7, vamos explorar o relato bíblico do Dilúvio e como ele demonstra a graça de Deus em meio ao juízo. Veremos como a obediência de Noé e sua família foi essencial para sua salvação, e como a mesma obediência pode nos conduzir à salvação através da graça de Deus em Cristo.

Tema: O Dilúvio e a Graça de Deus

Texto Base: Gênesis 7

O dilúvio é uma das narrativas mais impactantes e significativas do Antigo Testamento, destacando tanto o juízo quanto a graça de Deus.

Nesta pregação, examinaremos a história do dilúvio e como ela revela a graça redentora de Deus mesmo em meio ao julgamento.

I. Preparação para o Dilúvio (Gênesis 7:1-10)

A. O Chamado de Noé:

1. Deus instrui Noé a entrar na arca com sua família e os animais, pois o dilúvio está próximo.
  2. Noé é destacado como um homem justo diante de Deus, sendo escolhido para preservar a vida em meio ao dilúvio iminente.

B. A Preparação Completa:

1. Noé segue as instruções de Deus e leva consigo os animais, macho e fêmea, para garantir a preservação de todas as espécies.
  2. O dilúvio é anunciado com precisão, demonstrando a fidelidade e o poder de Deus em cumprir Sua palavra.

II. O Dilúvio e o Julgamento Divino (Gênesis 7:11-24)

A. O Início do Dilúvio:

1. No dia designado, as fontes do grande abismo se rompem e as comportas dos céus se abrem, inundando a terra com águas.
  2. Toda a criação é consumida pelo dilúvio, demonstrando o juízo divino sobre a maldade e corrupção da humanidade.

B. A Preservação de Noé e sua Família:

1. Noé e os que estavam com ele na arca são preservados da destruição, flutuando em segurança sobre as águas.
  2. A fidelidade de Deus é evidente na proteção de Noé e na preservação da semente da vida durante o dilúvio.

III. A Graça de Deus Revelada (Gênesis 8:1-14)

A. Lembrança da Terra Seca:

1. Após 150 dias, as águas começam a diminuir, e a arca repousa sobre as montanhas de Ararate.
  2. Deus lembra-se de Noé e das criaturas vivas na arca, demonstrando Sua graça ao começar a restauração da terra.

B. A Promessa de Deus:

1. Noé envia uma pomba da arca para buscar sinais de terra seca, e ela retorna com um ramo de oliveira, indicando que as águas haviam recuado.
  2. Deus renova Sua aliança com Noé, prometendo nunca mais destruir toda a vida com um dilúvio, estabelecendo o arco-íris como sinal dessa promessa.

Conclusão:

• O dilúvio é um lembrete do juízo divino sobre o pecado, mas também é uma demonstração da graça redentora de Deus.
  • Em meio ao julgamento, Deus preserva a vida de Noé e sua família, revelando Sua fidelidade e amor.
  • Que possamos aprender com a história do dilúvio a importância da obediência a Deus e confiança em Sua graça redentora em todas as circunstâncias.

Dicas para pregar este sermão em Gênesis 7

1. Conheça o contexto: Antes de pregar sobre Gênesis 7, é importante entender o contexto mais amplo da história de Noé e a narrativa do dilúvio em Gênesis 6-9. Leia atentamente os capítulos anteriores e posteriores para entender o contexto histórico, cultural e teológico em que este capítulo se encaixa.

2. Compreenda o propósito do texto: O propósito do texto de Gênesis 7 é apresentar a ordem de Deus para Noé de construir a arca e entrar nela com sua família e os animais antes do dilúvio. A partir desse entendimento, reflita sobre o que o texto ensina sobre a obediência a Deus, o juízo divino, a providência divina, a salvação, a justiça e a santidade de Deus.

3. Use ilustrações apropriadas: A narrativa do dilúvio é rica em imagens e metáforas que podem ser usadas para ilustrar verdades bíblicas relevantes. Use exemplos práticos e relevantes da vida cotidiana, bem como histórias e ilustrações bíblicas para tornar a mensagem mais clara e impactante.

4. Destaque a relevância do texto para os dias atuais: Embora Gênesis 7 seja um relato histórico antigo, ainda há muito que podemos aprender e aplicar a nossas vidas hoje. Destaque como a obediência a Deus, a justiça e a santidade são importantes para nós hoje em um mundo que também é marcado pelo pecado e pela corrupção.

5. Enfatize a graça de Deus: Embora o dilúvio seja um juízo divino sobre o pecado da humanidade, a arca é uma imagem da graça e da providência divina. Destaque como Deus sempre fornece um caminho de escape da destruição e como isso é visto na vida de Noé e sua família. Enfatize também a graça de Deus para nós hoje através de Jesus Cristo, que é o verdadeiro caminho de escape do juízo divino.

Gostou deste esboço? Então veja mais temas de pregações.