3 abordagens distintas em relação à fé

Esboço de pregação expositiva em João 20:24-31 com o tema: 3 abordagens distintas em relação à fé.

Tema: 3 abordagens distintas em relação à fé

Texto: João 20: 24-31

²⁴ Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
²⁵ Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
²⁶ E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
²⁷ Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
²⁸ E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
²⁹ Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
³⁰ Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.
³¹ Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

Introdução:

Amados irmãos, a importância da fé é um princípio fundamental para todos os seguidores de Cristo.

O livro de João nos guia na compreensão desse elemento crucial, destacando a divindade de Jesus e incentivando a crença em Sua obra redentora.

O texto que estudaremos hoje nos apresenta três abordagens distintas em relação à fé.

I. Fé Tipo Tomé – “Ver Para Crer” (Jo 20:24-29)

Tomé, conhecido por sua honestidade e sinceridade, expressou a necessidade de ver para crer. Seu contexto, permeado pela morte do Mestre e um clima sombrio, o levou a duvidar.

Jesus, compreendendo a sinceridade de Tomé, apareceu e convidou-o a tocar Suas feridas. A fé de Tomé foi despertada, levando-o a uma confissão profunda: “Senhor meu e Deus meu.”

Embora tenha exigido uma demonstração tangível, Jesus não o repreendeu. Muitos hoje condicionam sua fé a sinais e milagres, buscando provas materiais.

II. Fé Tipo Bem-Aventurança – “Não Vê e Espera” (Jo 20:29; Hb 11:1)

Essa fé não se baseia em evidências visíveis, mas na esperança nas promessas de Deus. A bem-aventurança está em crer mesmo sem ver, confiando nas promessas divinas.

Enquanto Tomé e outros discípulos creram ao ver o Senhor, há uma bem-aventurança especial para aqueles que creem sem ver pessoalmente.

A fé, nesse contexto, é viver como se as promessas de Deus já estivessem cumpridas, ancorada na confiança e esperança.

III. Fé Que Leva à Vida Eterna – (Jo 20:30-31)

João destaca que os sinais realizados por Jesus têm o propósito de despertar a fé. A fé genuína vai além de crer nos sinais; é crer em Jesus como o único caminho para a salvação, o Senhor e Deus.

Essa fé conduz à vida eterna. Crer em Jesus, acompanhado do arrependimento, é o passo necessário para receber a vida eterna.

Conclusão:

Podemos aprender sobre a verdadeira fé, aquela que conduz à vida eterna, vai além de sinais e milagres, centrando-se em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador.

Diante do que aprendemos hoje, que possamos, com corações abertos, trilhar o caminho da fé que nos leva à vida eterna em Cristo Jesus. Amém.

Se gostou, então confira mais sermões impactantes de variados temas.