Faça o melhor para Jesus – Pregação em Mateus 26:6-13

Esboço de pregação expositiva em Mateus 26:6-13 com o tema: Faça o melhor para Jesus. Sermão sobre a mulher que ungiu os pés de Jesus.

Tema: Faça o Melhor para Jesus

Texto desta pregação: Mateus 26:6-13

Objetivo: Inspirar os ouvintes a fazerem o melhor para Jesus, com devoção e sacrifício, sem se deixar influenciar pelas críticas, lembrando que as ações feitas para Cristo têm impacto eterno.

Introdução

Jesus desperta sentimentos opostos nas pessoas. Enquanto alguns desejam prendê-lo e matá-lo, outros querem honrá-lo, como fez Simão, o leproso.

Embora ele provavelmente já estivesse curado da lepra por Jesus, Simão organizou um jantar em gratidão.

Nesse evento, uma mulher se destaca de maneira especial. O evangelho de João revela sua identidade: Maria, irmã de Marta e Lázaro.

A atitude de Maria em relação a Jesus nos ensina valiosas lições. Vamos destacar nesta pregação, alguns fatos sobre sua devoção que podem inspirar nossa própria relação com o Mestre:

I. Ela fez o seu melhor (Mateus 26:6-7)

Maria ofereceu o que tinha de mais precioso: um perfume caríssimo. Esse ato revela que a devoção genuína a Jesus exige que entreguemos o melhor de nós.

Ela não hesitou em usar o perfume valioso para honrar Jesus, um sinal de que Ele merece o que temos de mais precioso.

Nosso tempo, talentos e recursos devem ser dedicados a Ele de maneira generosa e sincera.

II. Ela fez sacrificialmente (Mateus 26:8-9)

O custo do perfume era elevado, mas Maria estava disposta a fazer esse sacrifício por Jesus.

Seu ato mostrou que o amor a Cristo vai além de conveniências financeiras.

Ela sacrificou algo de grande valor, demonstrando que Cristo é mais importante que posses materiais.

Devemos estar dispostos a sacrificar o que for necessário para honrar e servir ao nosso Senhor.

III. Ela fez apesar das críticas (Mateus 26:8-9)

Mesmo diante da reprovação dos discípulos, especialmente de Judas, Maria não recuou.

As críticas vieram de pessoas próximas, o que poderia desanimá-la.

No entanto, seu foco estava em Jesus, e não nas opiniões dos outros, demonstrando uma devoção inabalável.

Quando fazemos algo para Jesus, sempre haverá aqueles que criticarão ou questionarão nossas motivações, mas isso não deve nos desanimar.

IV. Ela fez para a pessoa certa (Mateus 26:10-11)

Jesus reconheceu o valor do gesto de Maria e a defendeu.

Ao ungir Jesus, ela estava fazendo para aquele que realmente merece, revelando discernimento em suas ações.

Ela priorizou Jesus, mostrando que Ele é digno de toda adoração e honra.

V. Ela fez no tempo certo (Mateus 26:12)

Maria aproveitou a oportunidade única de ungir Jesus antes de sua morte.

Esse momento não voltaria, e ela agiu sem hesitação, percebendo a importância do tempo.

Muitas vezes, deixamos de agir por esperar o “momento certo”, mas Maria nos ensina que devemos agir quando a oportunidade se apresenta.

VI. Ela fez com reflexos para a eternidade (Mateus 26:13)

Jesus declarou que o ato de Maria seria lembrado onde quer que o evangelho fosse pregado.

Sua ação teve um impacto eterno, nos mostrando que o que fazemos para Cristo vai além deste mundo.

Nossas ações de devoção podem influenciar e inspirar outras gerações.

Conclusão

Maria nos ensina a fazer o melhor para Jesus, de forma sacrificial e com coragem, sem nos deixarmos influenciar pelas críticas.

Devemos aproveitar as oportunidades para servir ao Senhor, sabendo que nossas ações podem ter um impacto eterno.

E você, está disposto a fazer o seu melhor para Cristo hoje?

Dicas para esta Pregação sobre a mulher que ungiu Jesus

Leia Mateus 26:6-13 atentamente: Dedique um tempo para ler e refletir sobre a passagem. Conhecer bem o texto permitirá que você transmita a mensagem de maneira clara e confiante. Considere ler a passagem em diferentes traduções para captar nuances adicionais.

Explore o contexto da história: Antes de entrar nas lições, forneça um breve contexto sobre o que estava acontecendo na vida de Jesus e no ministério, especialmente o ambiente em que essa unção ocorreu. Isso ajudará os ouvintes a entenderem a importância do ato da mulher que ungiu Jesus com o perfume.

Aplique cada lição de forma prática: Identifique as lições que podem ser extraídas de cada parte da passagem. Por exemplo, ao falar sobre a mulher que derramou o perfume caro, enfatize a importância de dar o melhor de nós para Jesus, mesmo que isso implique sacrifícios. Ajude os ouvintes a refletirem sobre o que significa dar o melhor em suas próprias vidas.

Mantenha o foco no objetivo da mensagem: Defina claramente o objetivo da pregação: encorajar os ouvintes a avaliarem como podem dar o melhor de si a Jesus em suas vidas cotidianas. Isso ajudará a manter sua mensagem centrada e relevante.

Use ilustrações e exemplos práticos: histórias ou exemplos que ilustrem a ideia de dar o melhor. Isso pode incluir testemunhos de pessoas que fizeram sacrifícios para servir a Deus ou exemplos bíblicos de entrega total a Deus, como os personagens de Gênesis 22 (Abraão) ou 1 Reis 17 (a viúva de Sarepta).

Leia mais: 4 Lições da mulher pecadora que ungiu Jesus em Betânia.