Sermão sobre a Mulher de Ló (Gênesis 19:1-17)

Esboço de Sermão sobre a Mulher de Ló em Gênesis 19:1-17 com o tema: Lembre-se da Mulher de Ló.

TÍTULO deste Sermão: Lembre-se da Mulher de Ló

TEXTO deste Sermão sobre a Mulher de Ló: Gênesis 19:1-17

Introdução deste Sermão sobre a Mulher de Ló:

Para explicar a certeza e a rapidez de Sua vinda, Jesus usa o exemplo da repentina destruição de Sodoma e Gomorra como um aviso para que todos estejam prontos nos últimos dias.

Nos dias de Ló, entendemos que a imoralidade era a regra e não a exceção, pelo menos em Sodoma.

Por esta razão Deus enviou anjos a Sodoma para resgatar Ló antes de destruí-la com fogo e enxofre.

Jesus disse que Sodoma foi pega despreparada enquanto eles seguiam sua rotina normal. Eles comeram,
beberam, compraram, venderam, plantaram e construíram até o momento em que o fogo caiu do céu e os destruiu.

Isso foi trágico, porém, no versículo 32 vemos algo que acredito ser ainda mais trágico do que isso.

Somos exortados a “Lembrar-se da mulher de Ló”.

Mas, por que devemos nos lembrar dela? Por que Jesus disse em Lucas 17:32 “Lembre-se da mulher de Ló.”?

I. Lembre-se Que Ela Pereceu

A. Mesmo que era mulher de um homem justo

1. Ló era um homem bom, mas poderia ter sido melhor.

2. Ele fez algumas escolhas muito erradas.

3. Ele estava muito preocupado com as coisas mundanas.

4. Sua influência sobre sua família não era o que deveria ser.

5. No entanto, Pedro disse que Ló era um “homem justo” (2 Pedro 2:7-8. 6).

B. Só porque uma pessoa está cercada por pessoas justas, isso não a tornará justa.

1. A mulher de Ló morreu porque fez uma escolha pessoal errada.

2. Cabia a ela obedecer às instruções dos anjos para sair e não olhar para trás.

3. Não cabia a Ló arrastá-la à força da cidade.

4. Muitos hoje perecerão e perderão tudo apesar de serem influenciados por pessoas de Deus.

5. A nossa Salvação não é obrigação dos outros, mas é algo pessoal.

6. Veja em Romanos 10:9-10 o que está escrito:

“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa para a salvação”.

C. Lembre-se da mulher de Ló como lembrete da necessidade de um relacionamento pessoal com Jesus Cristo.

II. Lembre-se de que ela pereceu sendo avisada do perigo.

A. Deus deu a Ló e sua família todas as oportunidades de partir.

1. Eles ainda permaneceram em Sodoma (Gênesis 19:16).

2. Eles finalmente tiveram que ser levados para fora da cidade pela mão.

B. A esposa de Ló estava relutante em acreditar em Deus.

1. Ela ouviu a mensagem de condenação.

2. Ela ouviu, mas realmente não acreditou.

3. Na verdade, a razão pela qual ela morreu foi porque ela parou para ver se realmente aconteceria.

C. Muitos ainda não crerão na Palavra.

1. A Palavra de Deus é clara que aqueles que rejeitam a Cristo passarão a eternidade no inferno.

2. Mas muitos ainda duvidam da Palavra, agarrando-se a falsas esperanças.

3. Quantas vezes você já ouviu, “Deus vai entender…” “Deus não vai mandar ninguém para o inferno!”

4. Infelizmente, alguns ainda ouvem os avisos, mas não acreditam neles.

III. Porque ela morreu olhando para trás

A. Ela fez um esforço para ser salva.

1. Nele ela estava apenas comprometida em sua mente.

2. Ela estava parcialmente convencida, mas não convertida.

3. Seu corpo estava fora da cidade, mas seu coração estava em Sodoma.

4. Ela não era participante de suas más ações, mas ainda amava as coisas do mundo.

B. Ela olhou para trás porque não acreditava em Deus.

1. Ela foi ordenada “Escape para sua vida; não olhe para trás.”

2. Ela só quebrou aquele comando, certamente Deus estava sendo muito duro com ela.

3. Os pecadores perdidos perecem não por causa do número de seus pecados, mas por causa da natureza de seus pecados.

4. As Escrituras ensinam que ‘todos pecaram’, não importa o quanto.

5. Veja em Romanos 5:12 que diz:

“Portanto, assim como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”

C. Ela quase foi salva da destruição.

1. Quase não era bom o suficiente na época, e não é bom o suficiente hoje.

2. O rei Agripa disse a Paulo que ele estava quase persuadido a ser cristão.

Conclusão deste Sermão sobre a Mulher de Ló:

A. Jesus disse: Lembre-se da mulher de Ló.

1. Ele não disse para lembrar o nome dela, nem como ela viveu sua vida, mas devemos lembrar como ela morreu.

2. Ela morreu na incredulidade, desobediente à Palavra de Deus.

3. Deus não deseja que ninguém pereça, mas se negligenciarmos atender às Suas advertências, sofreremos as consequências.

4. Não demore, confie em Cristo hoje! Obedeça ao Senhor.

Mais sermões prontos para pregar.