3 revelações sobre Deus quando José interpreta sonhos

No livro de Gênesis, José interpreta os sonhos de maneiras poderosas. As maneiras como Deus dá discernimento para José interpretar os sonhos, revelam muito sobre como Deus trabalha em nossas vidas. 

À medida que aprendemos como Deus ajudou José com a interpretação dos sonhos, podemos desfrutar de admiração, fortalecer nossa fé e confiar mais em Deus. Não importa quais circunstâncias estejamos enfrentando.

O que acontece quando José interpreta sonhos?

Conhecemos José pela primeira vez em Gênesis 37, onde descreve dois sonhos que José teve com seus irmãos. Ambos os sonhos indicavam maneiras diferentes pelas quais seus irmãos estavam se curvando a ele. Os irmãos de José já o odiavam, diz o capítulo, porque seu pai o amava mais. 

Depois que José compartilhou suas interpretações de sonhos com seus irmãos, eles “o odiaram ainda mais” (Gênesis 37:5 e 37:8). 

Então os irmãos de José o venderam como escravo ao povo egípcio, e depois que a esposa do oficial egípcio Potifar acusou falsamente José de tentar seduzi-la, quando na verdade ele resistiu a seus avanços, José acaba na prisão. 

O Senhor estava com José

Ao longo de todas essas lutas, vemos que o Senhor estava com ele; e mostrou-lhe bondade. (Gênesis 39:21).

A história continua em Gênesis 40, quando José encontra dois companheiros de prisão, o copeiro-chefe e o padeiro-chefe de Faraó, onde relatam à José que precisam de ajuda para interpretar os sonhos que tiveram.

José, porém, responde em Gênesis 40:8:

“As interpretações não pertencem a Deus? Conte-me seus sonhos.” 

Ambos os homens compartilharam seus sonhos, e José os interpretou com precisão, dizendo que os sonhos eram premonições do que aconteceria no futuro próximo a cada um deles. 

Os dois resultados foram totalmente diferentes: José disse que o sonho do copeiro revelou que ele seria restaurado à sua posição, enquanto o sonho do padeiro revelou que ele seria executado, e ambos se revelaram verdadeiros.

Dois anos se passaram, diz Gênesis 41, e Faraó teve dois sonhos perturbadores que ele não entendeu. 

“E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse.” (Gênesis 41:8)

Então o copeiro, que estivera na prisão com José, contou a Faraó sobre a habilidade de José de interpretar sonhos com precisão. Então, Faraó liberta José da prisão e o convoca para falar sobre os sonhos. 

“E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas. E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.” (Gênesis 41:15-16) 

Ele revela que o Egito experimentará sete anos de abundância seguidos por sete anos de fome. Faraó levou a sério o que José disse e planejou de acordo, para os próximos 14 anos. 

Ele também respeitava tanto a sabedoria de José que o fez seu governador. 

E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos.

“E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.” (Gênesis 41:37-41)

O significado dos sonhos de Faraó, que Deus revelou a José, se realizou exatamente como previsto. Como o faraó levou a sério a interpretação dos sonhos, o povo do Egito conseguiu sobreviver à fome quando ela chegou, porque havia armazenado alimentos por sete anos, antes da fome. 

“E de todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José; porquanto a fome prevaleceu em todas as terras.” (Gênesis 41:57)

Os irmãos de José vem comprar no Egito

Os próximos capítulos de Gênesis descrevem como os irmãos de José vieram comprar grãos do Egito. 

“José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra.” (Gênesis 42:6)

José finalmente revelou a eles quem ele era e decidiu ter misericórdia deles por seu pecado de vendê-lo como escravo anos atrás. 

Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. […] Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.” (Gênesis 45:5-8)

José ressalta que, mesmo com todo o sofrimento que aconteceu por causa do pecado humano, Deus tinha bons planos para redimir essas situações, e Deus usou sonhos para ajudar a comunicar esses planos.

3 coisas que são reveladas sobre Deus quando José interpreta sonhos

A história de Deus concedendo discernimento a José para interpretar sonhos revela várias maneiras importantes pelas quais Deus trabalha:

1. Deus comunica mensagens importantes através dos sonhos 

Podemos ouvir de Deus quando estamos dormindo, assim como quando estamos acordados. Deus recebe toda a nossa atenção quando estamos sonhando, porque não estamos distraídos, e nossa mente subconsciente está especialmente aberta, para receber novas informações quando estamos sonhando. 

Podemos receber uma mensagem direta de Deus através de nossos sonhos a qualquer momento. Além disso, podemos aprender indiretamente com todos os nossos sonhos, se pedirmos ao Espírito Santo para renovar nossas mentes, porque o Espírito fará isso em todos os momentos, inclusive enquanto estivermos sonhando. 

Deus fala conosco através dos sonhos, incluindo nos enviando inspiração criativa, guiando-nos para resolver problemas, curando-nos de dores passadas, alertando-nos sobre um problema que precisa de atenção e encorajando-nos com paz e confiança.

2.  Deus vê o que nosso futuro nos reserva e nos guia para ele com nosso bem-estar em mente 

Deus sabe o que acontecerá conosco no futuro e está pronto para nos guiar até lá, da profecia ao cumprimento. Em meio a tudo isso, Deus mantém nosso bem-estar em mente, assim como fez com José. 

Podemos confiar que Deus tem bons planos para nós, que ele nos ajudará a descobrir quando o buscarmos. 

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11)

3. Deus trabalha através de pessoas de caráter nobre 

Se desenvolvermos o caráter nobre que vem da forte fé em Deus, como José tinha, Deus trabalhará poderosamente em nossas vidas. 

José enfrentou os desafios que todos nós enfrentamos neste mundo caído. Mas apesar de tudo, Deus estava com ele. 

Foi o poder de Deus operando através de José que acabou salvando a vida de muitas pessoas durante a fome. 

Deus operará através de nossas vidas também, quando Deus souber que pode confiar em nós para cooperar com ele em sua obra redentora no mundo.

O que a história de José interpretando sonhos significa para nós

Essa história pode nos inspirar hoje, lembrando-nos de que Deus pode se comunicar conosco a qualquer momento, e quando o fizer, devemos responder buscando sua orientação e agindo de acordo com o que Deus nos leva a fazer. 

Nossas histórias pessoais são partes da história maior de como Deus está trabalhando em nosso mundo. À medida que acolhemos Deus para trabalhar em nossas vidas, como José fez, Deus nos alcançará com mensagens importantes contendo sabedoria para nos guiar bem no futuro. 

Só Deus sabe o que nos espera. Mas se permanecermos intimamente ligados a Deus dia a dia, veremos Deus trabalhando através de nós para cumprir bons planos, mesmo nas situações mais desafiadoras!

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo