4 Lições da mulher pecadora que ungiu Jesus em Betânia

Texto: Marcos 14:3-9

E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça. E alguns houve que em si mesmos se indignaram, e disseram: Para que se fez este desperdício de unguento? Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela. Jesus, porém, disse: Deixai-a, por que a molestais? Ela fez-me boa obra. Porque sempre tendes os pobres convosco, e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes. Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.

Introdução do sermão

No sermão de hoje, quero considerar outra passagem popular na Bíblia. É a história de Jesus sendo ungido por uma mulher pecadora em Betânia. “Ela fez-me boa obra.…” é o versículo chave nesta passagem. 

O que podemos aprender sobre fazer boa obra para Deus hoje? 

1. Não conta o custo

A. Ela ofereceu o bem mais precioso; ela havia guardado para o casamento. Um frasco de alabastro com perfume muito caro feito de nardo puro.

B. Ela quebrou o jarro e derramou o perfume na cabeça de Jesus. Seu valor era igual a mais de um ano de salário!

C. Faça um esforço extra para honrar o nome de Deus e abençoar os outros. Se você está fazendo isso por uma pessoa, faça-o enquanto ela estiver viva, e não depois que ela estiver morta.

2. É um ato de humildade

A. No tempo de Jesus, uma mulher com cabelos soltos em público refletia uma imagem ruim. Mas ela não se incomodou.

B. Normalmente, apenas os servos lavavam os pés dos convidados, mas mais uma vez, ela foi humilde o suficiente para fazê-lo.

C. A beleza de um ato que fazemos para Deus se reflete no fato de como o fazemos. Podemos fazer grandes coisas murmurando e reclamando, mas Deus não vai chamar isso de bonito.

3. Podemos receber críticas

A. Ela foi duramente criticada. Mateus os identifica como os discípulos, enquanto João identifica especificamente Judas como o principal culpado!

B. O dinheiro era mais importante para ele do que horar o Senhor! Mas suas palavras não puderam detê-la.

C. Da mesma forma, quando fazemos coisas bonitas para Deus, as pessoas tentarão mostrar que temos segundas intenções no que fazemos. Não permita que suas palavras o detenham.

4. Aponta para a Cruz

A. De acordo com as palavras de Jesus, o perfume foi derramado em Seu corpo de antemão para preparar Seu sepultamento.

B. O que ela fez, apontou as pessoas para o sacrifício de Cristo em breve. Tudo o que ela queria era bendizer ao Senhor.

C. Faça algo bonito para Deus esta semana, apontando seu vizinho, seus amigos e colegas para a cruz.

5. Será lembrado

A. Jesus disse, seu ato será recontado em memória dela onde quer que o evangelho seja pregado em todo o mundo. Que testemunho para lembrar?

B. Hoje, ela é lembrada repetidamente, mesmo enquanto esta passagem está sendo pregada ao redor do mundo.

C. Ela foi lembrada por ungir nosso Senhor. Como você quer que as pessoas se lembrem de você quando você se for?

Conclusão sobre a mulher que ungiu os pés de Jesus

Para encerrar, permita-me desafiá-lo a fazer pelo menos um belo ato para Deus ou para os outros todos os dias, porque o Senhor nunca se esquece de todas as coisas bonitas que você faz.

Gostou desta pregação da mulher que ungiu os pés de Jesus? Então veja mais pregações prontas aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo