Cuidado para não pronunciar o Salmo 23 de maneira errada!

Muitas pessoas já citaram o Salmo 23:1 de forma errada sem perceber. Será mesmo que está correto dizer: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”? Vamos conferir algumas traduções:

  • “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.” (ACF)
  • “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.” (NVI)
  • “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” (NAA)
  • “Jeová é o meu pastor; nada me faltará.” (SBB)

Em todas essas versões, podemos observar que o versículo não utiliza a conjunção “e“. Em vez disso, há uma pausa marcada por um ponto e vírgula para indicar que a segunda parte da frase explica a primeira.

Optei por essa frase igrejeira porque ela é uma das mais clássicas no meio evangélico e fora dele. Tenho certeza de que, mesmo sem frequentar uma igreja, você já viu essa frase escrita em algum lugar. Sendo de alguma profissão de fé, já falou essa frase e a tem como correta e bíblica.

Mas ela não se encontra na Bíblia em qualquer versão que você queira, pelo menos em sua concepção de escrita. O grande detalhe é que a Bíblia não a traz com a conjunção “e“, mas sim com uma vírgula usual ou, às vezes, com dois pontos, ou ainda com ponto e vírgula.

Logo, a frase correta da Bíblia é: O Senhor é o meu pastor; nada me faltará – Sl 23:1 (Bíblia Thompson). Portanto, definitivamente, não se encontra com a letra “e“. Pode parecer preciosismo, mas faz muita diferença.

A conjunção “e“, que sempre é atribuída à frase, é aditiva e não explicativa. Enquanto isso, a vírgula, os dois pontos ou o ponto e vírgula são usados para explicar um fato.

Vivemos numa época em que o evangelho é relativizado, e, como queremos apenas bênçãos, optamos por falar somente aquilo que nos interessa e que seja bom aos nossos olhos. Esse é o motivo pelo qual a letra “e” é acrescentada onde não deveria estar.

O salmista Davi, no Salmo 23:1, pondera numa linguagem figurada, na qual Deus é o seu Pastor, ou seja, aquele que cuida da ovelha em todos os momentos. Por isso, nada faltará.

O pastor de ovelhas não necessariamente a pega sempre no colo e a carrega nos braços. Ele também usa o cajado, até mesmo para acoitá-la e, quando necessário, quebra-lhe uma perna para que ela permaneça no redil.

Amigo leitor, jamais te direi que Jesus é um carrasco com suas ovelhas. Pelo contrário, Ele é o bom Pastor (João 10:11).

Mas servir a Deus não é viver sob as asas de um evangelho triunfalista que apregoa que, com Cristo, jamais teremos problemas.

Amado, se o salmista explica que nada faltará, logo, não faltará lutas, tribulações, desemprego, problemas e tantas coisas mais.

Mas, em nome de Jesus, creia! Quem tem Jesus como o seu Pastor, mesmo nas horas difíceis, é mais que vencedor (Rm 8:32).

Israel Praxedes

Sou cristão há quase 45 anos, estudei Teologia no Ceforte de Guarulhos. Diretor do CIMEVAP – Convenção Interdenominacional de Ministros do Evangelho do Vale do Paraíba. Pastor e professor de Escola Bíblica, comprometido com o ensino e a edificação da fé.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Excelente postagem.
    Encontrei outras traduções assim: “Yahweh é meu pastor. Não faltarei”, na Bíblia Hebraica.
    Agradeço as postagens de alta qualidade.

    1. Deus seja louvado por sua vida . Fica na fé. Gostei demais de vc ter ido atrás ainda de mais outra tradução.. Muito obrigado em Cristo Jesus

  2. Quando lemos a bíblia com paciência e sem presa conseguimos ver os pequenos detalhes que fazem muita diferença em uma boa exegese

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp