A arma secreta de Deus

Esboço de pregação expositiva em Gênesis 18-19 com o tema: “A Arma Secreta de Deus”.

Título: “A Arma Secreta de Deus”

Texto: Gênesis 18:17-33; 19:27-29.

Introdução:

Com a descoberta do segredo do átomo, os homens conseguiram um imenso poder destruidor.

O segredo que Deus deu a seus filhos é um poder maior do que o de qualquer bomba atômica. As armas nucleares são destrutivas, mas a arma secreta, colocada por Deus nas mãos dos crentes, é construtiva, capaz de efeitos criativos e benditos.

Assunto: Verdades acerca da arma secreta da oração intercessora.

Que revela o texto em conexão com esta arma secreta? Da passagem podemos aprender três verdades importantes referentes à arma secreta da intercessão, que Deus colocou à disposição dos crentes.

I. Deus procura homens que orem por outros, 18:17-21.

A. Deus Revela Seus Planos aos Seus Intercessores:

• No verso 17, vemos Deus compartilhando Seus planos com Abraão, Seu amigo. A oração intercessora começa com uma comunhão profunda com Deus.

B. A Intercessão Pode Influenciar o Destino:

II. Deus ouve as orações dos que intercedem por outros, 18:22-33.

A. Deus Atende à Persistência na Intercessão:

• Abraão persiste em suas petições, revelando a disposição de Deus em ouvir e responder a orações perseverantes.

B. A Intercessão Transforma a Perspectiva:

• A conversa entre Deus e Abraão revela a profunda influência da intercessão na forma como Deus enxerga a situação. A intercessão não apenas move a mão de Deus, mas também transforma nossa compreensão dos planos divinos.

III. Deus responde às orações dos que oram por outros, 18:23-32; 19:27-29.

A. A Intercessão Pode Alterar o Curso da História:

• O diálogo entre Abraão e Deus demonstra que a oração intercessora pode resultar em mudanças significativas. A cidade de Zoar é poupada por causa da intercessão.

B. Deus Honra a Intercessão Perseverante:

• Na destruição de Sodoma e Gomorra, a oração persistente de Abraão e a intercessão por Ló são evidências de que Deus honra aqueles que buscam Sua graça sobre outros.

Conclusão:

A oração intercessora é a arma secreta que Deus confiou aos Seus filhos. Ela não apenas influencia os eventos, mas revela nossa comunhão com o Deus que ouve, responde e age em resposta às nossas súplicas.

Hoje é tempo para reconhecer o poder construtivo e bendito da oração intercessora em nossas vidas.

Apelo:

Hoje, ao considerarmos a arma secreta da oração intercessora, convido você a se envolver ativamente na prática de orar por outros.

Sejamos instrumentos nas mãos de Deus para influenciar, transformar e experimentar o poder da intercessão em nossa jornada de fé. Amém!

Se gostou desta pregação sobre a oração de Abraão, então veja mais sermões prontos edificantes.