4 lições para aprender com a formiga em Provérbios sobre produtividade
“Vai ter com a formiga…”. Para nos ensinar o perigo da preguiça em nossas, Deus aponta para uma fonte de ensino um ser tão pequeno. Ele nos diz, para aprender lições valiosas com a formiga.
O tema de Provérbios é sobre sabedoria. Ao longo do livro, o autor de Provérbios contrasta sabedoria e loucura por meio de tipos de caráter. Um desses tipos de personagem é a formiga, vista positivamente como um modelo de produtividade.
O que podemos aprender com a formiga em Provérbios 6:6-8?
A formiga é mencionada algumas vezes em Provérbios, principalmente em Provérbios 6:6-8:
Vá até a formiga, ó preguiçoso; considere seus caminhos e seja sábio. Sem chefe, nem oficial, nem governante, ela prepara o seu pão no verão e ajunta o seu alimento na sega.
Provérbios 6:6-8
O autor contrasta os caminhos do preguiçoso com os da formiga e pede ao preguiçoso que considere os caminhos da formiga e mude. Se você quiser aprender com a formiga, aqui estão alguns tópicos a serem considerados.
O que aprendemos sobre produtividade com a formiga em Provérbios? Veja as lições:
1. As formigas nos ensinam viver uma vida exemplar.
Se a formiga é quem o preguiçoso deve examinar, isso significa que a formiga está vivendo uma vida digna de se imitar.
Há um grande poder em um bom exemplo. Você pode não ser o mais atraente, o mais talentoso ou o mais bem-sucedido, mas fará muito bem a mais pessoas do que imagina se der um bom exemplo.
2. As formigas nos ensinam a tomar iniciativa.
Esta é provavelmente a maior lição que aprendemos com a formiga – o valor da iniciativa.
A formiga toma iniciativa e junta sua comida no verão sem ter nenhuma liderança sobre ela. Nenhuma regra, responsabilidade, check-ins ou descrições de trabalho são necessárias. Em seu excelente comentário sobre Provérbios, Bruce Waltke diz:
“Em vez de ter líderes externos que organizam o trabalho com relação à sua natureza e seu tempo e o acompanham até a conclusão, a formiga possui uma sabedoria dada por Deus para trabalhar e, apenas tão significativamente, para ordená-lo com sabedoria”.
Como já foi dito por outros, há uma grande diferença entre a escola e o mundo real. A escola tem a ver com o cumprimento do programa de estudos; o mundo real é sobre resultados. O plano de estudos fornecerá instruções passo a passo sobre como obter sucesso, mas o mundo real não. Embora existam muitos aspectos da vida fora de seu controle, uma coisa que você pode controlar é a frequência com que toma iniciativas.
Dito de outra forma, ser produtivo é ser proativo. Procrastinação consistente em todas as esferas da vida é um sinal de imaturidade emocional. A formiga não trabalha para avançar, mas trabalha para sobreviver. Tomar iniciativa é uma necessidade para a sobrevivência.
Você tem que aprender como fazer as coisas quando não tem orientação ou liderança. Você deve ser capaz de se autoliderar e se autogerenciar. Esta é uma das chaves para uma vida produtiva.
3. As formigas nos ensinam a não fugir das responsabilidades.
Até quando você vai ficar deitado aí, ó preguiçoso? Quando você se levantará de seu sono? Um pouco de sono, um pouco de sono, um pouco de cruzar as mãos para descansar, e a pobreza virá sobre você como um ladrão, e a necessidade como um homem armado. (Provérbios 6:9-11).
O sono é necessário para uma vida saudável. Nenhum conselho de produtividade que valha alguma coisa dirá para você evitar o sono proposital e constantemente em nome de ser produtivo. Se você precisa de nove horas de sono, durma. O que é condenado aqui não é dormir o que seu corpo exige, mas um estilo de vida que busca a fuga como meio de evitar as responsabilidades terrenas.
Paradoxalmente, escolher o caminho do preguiçoso torna a vida mais difícil, não mais fácil. Porque depois que você acordar da soneca, esses problemas ainda estarão ali.
Às vezes, os livros de produtividade fazem parecer que a produtividade é glamorosa. Embora às vezes a produtividade seja gratificante, na verdade, ser uma pessoa produtiva geralmente significa que você precisa trabalhar quando não está com vontade, acordar cedo quando preferir dormir e fazer as coisas mais difíceis primeiro. Você não pode evitar a responsabilidade e ser produtivo.
4. As formigas nos ensinam sobre planejamento.
Aqui estão mais alguns versículos sobre a formiga em Provérbios:
Quatro coisas na terra são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas não são um povo forte, mas fornecem seu alimento no verão. (Provérbios 30:24-25)
O planejamento é recomendado no livro de Provérbios (Provérbios 11:14; 12:5; 14:8, 15; 21:5). Seus planos podem não sair como você deseja, e você pode alterá-los à medida que avança, mas deve planejar mesmo assim.
A formiga fornece sua comida de inverno no verão. Em outras palavras, ele planeja e depois age trabalhando com antecedência. É um sinal de maturidade emocional quando você pode trabalhar com diligência em um projeto hoje que só deve ser entregue daqui a seis meses.
Os cristãos que pensam que todo planejamento não é espiritual e é o oposto de ser “guiado pelo Espírito” estão enganados. Pois, é possível se planejar na direção de Deus.
Quantos ensinamentos aprendemos com uma formiga, hein? Com a formiga aprendemos a viver uma vida que vale a pena imitar, tomar iniciativa, não fugir da responsabilidade e planejar o futuro. Isso não é tudo, mas coloca você muito a frente do preguiçoso.
Devemos tomar cuidado com a propensão que temos de ser preguiçosos, tanto fisicamente quanto espiritualmente. Vá para a formiga! “Considere os caminhos dela e seja sábio”!