O que a Bíblia nos ensina sobre a alma?
Afinal de contas, o que realmente é a alma? Qual o significado bíblico? Esta pergunta foi feita e respondida muitas vezes ao longo dos anos. E as respostas a esta pergunta variam consideravelmente.
A natureza da alma é difícil de definir completamente, e não pretendo ter nada parecido com uma compreensão completa do assunto. Mas este artigo fará uma breve pesquisa na Bíblia e verá o que ela tem a nos ensinar.
A Alma no Pensamento Grego
Pode parecer estranho discutir a concepção grega da alma em um artigo sobre o que a Bíblia ensina. Mas é importante entender um pouco da influência que o pensamento grego teve na perspectiva cristã da alma.
Para os primeiros filósofos gregos, a alma era bastante distinta do corpo, formando um dualismo. A alma era imortal, mas aprisionada dentro de um corpo mortal.
Muitas de suas escolas de pensamento sustentam que as almas se alojam em uma série de corpos físicos até que se tornem virtuosas o suficiente para finalmente escapar do ciclo. Isso é semelhante à reencarnação das religiões orientais, e pode ser que os gregos tenham sido um pouco influenciados.
Embora o cristianismo rejeite corretamente a ideia da reencarnação, a dualidade da alma e do corpo é um conceito compartilhado por muitos pensadores cristãos. Uma análise do que a Bíblia diz ajudará a determinar se essa visão é válida ou não.
A Alma no Antigo Testamento
A palavra hebraica néfesh é a palavra traduzida como “alma” no Antigo Testamento, onde aparece mais de 700 vezes. Também traduzida para uma variedade de outras palavras, incluindo ser, vida, eu, você, coração, pessoas e criatura.
A maioria de nós está familiarizada com o relato da formação de Adão por Deus no capítulo 2 de Gênesis. Deus o formou do pó, soprou nele o sopro da vida e ele se tornou uma alma vivente (néfesh) ou ser. Mas este não é o primeiro uso de néfesh no relato da criação.
Em Gênesis 1:20 , Deus criou as criaturas vivas (néfesh) que habitavam os mares. E em Gênesis 1:24 , Deus criou criaturas viventes (néfesh) na terra de acordo com suas espécies. E finalmente, em Gênesis 1:30 , Deus deu as plantas verdes a tudo que tinha fôlego (néfesh) de vida.
Versículos Antigo Testamento sobre alma – néfesh
Veja mais alguns outros lugares onde néfesh aparece:
- “Adão deu nome a toda criatura vivente (néfesh)” ( Gênesis 2:19 ). “Deus exigirá uma prestação de contas pela vida (néfesh) de um humano” ( Gênesis 9:5 ).
- “Abrão tomou sua esposa, Lot, seus bens e todas as pessoas (néfesh) que haviam adquirido em Harran e foi para Canaã” (Gênesis 12: 5). “Os anjos disseram a Ló e sua família para fugir para salvar suas vidas (néfesh)” (Gênesis 19:17).
- “O coração de Siquém (néfesh) foi atraído por Diana” (Gênesis 34:3). “Por uma lesão grave, você deve tirar a vida (néfesh) por toda a vida (néfesh)” (Êxodo 21-23).
- “Se algum membro (néfesh) da comunidade pecar involuntariamente” (Levítico 4:27). “Os sacerdotes não devem chegar perto de um cadáver (néfesh)” (Levítico 21:11).
- “Ame o SENHOR, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma (néfesh) e de todas as suas forças” ( Deuteronômio 6:5 ).
Como você pode ver nesta breve lista, o conceito de alma do Antigo Testamento não é o que costumamos pensar. No Antigo Testamento, toda criatura viva é uma alma (néfesh), não apenas humanos.
E néfesh é usado para se referir à pessoa como um todo, não apenas a alguma parte incorpórea da pessoa. Um néfesh pode morrer e pode ser adquirido por outra pessoa como escravo. Todos esses usos são contrários a como a maioria de nós pensa sobre a alma.
A única passagem listada acima que poderia ser usada para apoiar uma alma distinta do corpo é Deuteronômio 6:5 .
Mas, considerando outros usos de néfesh, você deve se perguntar se a passagem de Deuteronômio está listando partes distintas de uma pessoa ou se está se referindo à pessoa inteira e tudo o que ela é.
A Alma no Novo Testamento
No Novo Testamento, a palavra grega psychē é a palavra traduzida como alma. Essa palavra é encontrada 102 vezes no Novo Testamento e também é traduzida como vida, coração, mente, você e homem, entre muitas outras, sendo vida a palavra mais comum.
Psychē é freqüentemente usado para se referir à pessoa como um todo. Mas, em outras ocasiões, é distinto do corpo.
Versículos no Novo Testamento sobre alma – psychē
A lista a seguir lhe dará uma amostra de como esta palavra é usada no Novo Testamento:
- “Não se preocupe com sua vida (psychē), com o que você vai comer ou beber; ou sobre o seu corpo, o que você vai vestir” (Mateus 6:25).
- “Não tenha medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma (psychē). Em vez disso, tenha medo daquele que pode destruir tanto a alma (psychē) quanto o corpo no inferno ”(Mateus 10:28).
- “Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida (psychē) em resgate por muitos” (Marcos 10:45).
- “Assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai – e dou a minha vida (psychē) pelas ovelhas” (João 10:15).
- “Homens que arriscaram suas vidas (psychē) pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo” ( Atos 15:26 ).
A passagem em Mateus 6:25, à primeira vista, parece separar psychē e corpo. Mas se esse for realmente o caso nesta passagem, você teria que considerar o valor que a comida e a bebida têm para uma entidade incorpórea.
Isso parece ser mais uma questão de paralelismo onde psychē e corpo são apenas duas maneiras diferentes de dizer a mesma coisa.
Mateus 10:28 é mais claro em sua distinção entre a psique e o corpo. Satanás pode destruir o corpo, mas não pode prejudicar a psique.
1 Tessalonicenses 5:23 também apóia uma distinção entre o corpo e a psique , embora acrescente um terceiro componente, o espírito.
Mas se considerarmos a psychē como uma parte imortal e incorpórea de nós, então as passagens que se referem a abrir mão de nossa psychē ou arriscar nossa psychē tornam-se mais desafiadoras.
E quando Jesus entregou sua psique por nós, ele certamente estava se referindo à sua vida física, em vez de desistir de seu eu imortal.
Na maioria das vezes, parece que psychē é usado de maneira muito semelhante a néfesh, referindo-se à pessoa como um todo. Os componentes físicos e espirituais da vida estão fortemente ligados. Pelo menos até separados pela morte física.
A Alma e o Corpo
Deve ficar claro pela maneira como néfesh e psychē são usados na Bíblia que uma distinção clara entre corpo e alma, nossas partes corpóreas e não corpóreas, não é suportada. Essa distinção foi adotada no cristianismo a partir do pensamento grego.
Nas escrituras, sou uma alma em vez de uma alma vivendo em um corpo. Embora algumas passagens apoiem alguma forma de distinção entre os dois, a maior parte da Escritura não faz essa distinção. Tanto é assim que, na morte, é a alma que se diz que morre.
As grandes criaturas do mar e os animais que vivem na terra também são identificados como almas. Uma alma é um ser vivo, que respira e provavelmente pensa. Não é exclusivo dos humanos. O que é único para nós é que a morte não é o nosso fim.
A Alma após a Morte
Então, o que acontece quando a parte física de mim deixa de funcionar? Quando eu morrer? O que acontece com a parte incorpórea de mim, aquela parte que muitas vezes identificamos como a alma?
Eu escrevi mais sobre isso aqui . Mas, em suma, estamos, por um tempo, nus. Ausente de nossos corpos, mas presente com o Senhor. E ansiosos pela ressurreição no final dos tempos, quando estaremos novamente unidos a um corpo e seremos completos.
O que isto significa?
Então, o que é a alma? É mais do que apenas a parte incorpórea de uma pessoa? A Bíblia parece ensinar que sim. A alma é um ser vivo integrado que compreende partes físicas e não físicas. E isso é verdade tanto para os humanos quanto para os animais.
Embora possa ser feita uma distinção entre as partes corpóreas e incorpóreas de uma pessoa, é como fazer uma distinção entre o braço e a perna de uma pessoa.
Eles não são a mesma coisa, mas ambos são necessários para uma pessoa completa. Mesmo assim, ambas as partes físicas e não físicas de mim são necessárias para uma pessoa completa, uma alma.
Uma alma será temporariamente despida na morte. Mas, pelo menos para os crentes, esse estado despido é temporário. Na ressurreição do fim dos tempos, será revestido de um novo corpo, que durará por toda a eternidade.