Arqueólogos encontram pente antigo com inscrição em língua cananeia de 3.700 anos atrás

O pente foi encontrado no palácio e no distrito do templo da cidade antiga

De acordo com a Associated Press, arqueólogos em Israel encontraram um pente antigo que contém uma frase completa inscrita na língua cananeia. A inscrição no artefato, datado de cerca de 3.700 anos, instruía as pessoas a pentear os cabelos e a barba para se livrar dos piolhos. A mensagem continha sete letras na língua cananéia e os arqueólogos também encontraram evidências microscópicas de piolhos no pente.

Segundo o principal pesquisador e arqueólogo da Universidade Hebraica, Yosef Garfinkel, o pente é o primeiro artefato a ter uma frase completa inscrita em cananeu. Descobertas anteriores continham apenas algumas letras ou uma única palavra. Garfinkel observou que, como encontraram o pente no palácio e no distrito do templo da cidade antiga e mencionava uma barba, isso pode indicar que apenas homens ricos sabiam ler e escrever.

Arqueólogos encontram pente antigo

Especialistas dataram a escrita do pente em 1700 aC, depois de compará-la com o alfabeto cananeu arcaico encontrado anteriormente no deserto do Sinai, no Egito. No entanto, o arqueólogo austríaco Felix Höflmayer, que não fazia parte da publicação, rejeitou esse método de datação, afirmando que não há inscrições alfabéticas datadas suficientes conhecidas atualmente.

O alfabeto cananeu é considerado a base de todos os sistemas alfabéticos subsequentes, incluindo hebraico, árabe, grego, latim e cirílico, e acredita-se que os cananeus tenham desenvolvido a primeira forma do sistema alfabético de escrita.

Gostou do assunto? Então veja mais arqueologia bíblica.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!