Arqueólogos encontram piso de mosaico “colorido” em antiga igreja

Arqueólogos em Israel estão abrindo ao público o piso de mosaico de uma igreja antiga da era romana, com a esperança de que caminhantes e turistas passem pelo local.

O piso de mosaico com desenhos florais coloridos foi descoberto originalmente em 1980, mas acabou sendo coberto por vegetação e sujeira e esquecido.

A Autoridade de Antiguidades de Israel, em parceria com o Conselho Local de Shoham e um grupo de voluntários, “re-descobriram” o piso e o prepararam para o público – sua primeira exibição em 40 anos, de acordo com um comunicado à imprensa.

escavações arquologicas em Israel revela piso mosaico antigo
Fotógrafo: Emil Aladjem, Autoridade de Antiguidades de Israel.

O local está localizado ao longo da Trilha Nacional de Israel, uma trilha de caminhada que se estende de norte a sul.

Originalmente, uma vila rural do período romano estava localizada no local, com instalações de processamento agrícola e vários edifícios. A igreja foi construída no local durante o período bizantino, que se estendeu de 300 a 1400.

A igreja teria sido situada ao longo de uma estrada antiga que incluía estações de reabastecimento a cada poucos quilômetros. Os locais ofereciam aos viajantes um lugar para descanso, oração e recuperação de energia.

piso de mosaico encontrado por arqueológos israelenses
Fotógrafo: Emil Aladjem, Autoridade de Antiguidades de Israel.

“Quando chegamos ao local, o mosaico estava coberto de terra e ervas daninhas. No último mês, estivemos descobrindo e limpando o local junto com a comunidade local”, disse Yair Amitzur, arqueólogo da Autoridade de Antiguidades de Israel. “Estamos trabalhando aqui entre um tapete de flores de anêmonas. Pode-se imaginar que o artista do mosaico adornado com flores foi inspirado pelo ambiente”.

“Graças ao projeto”, acrescentou, “os caminhantes da Trilha de Israel poderão parar aqui, reabastecer seus suprimentos de água, tomar uma xícara de café e, ‘no caminho’ (literalmente), receber uma explicação no local”.”

Gostou? Então veja mais em Arqueologia Bíblica: