Achado de 1.500 anos com a inscrição “Cristo, Nascido de Maria”

Acharam uma inscrição de 1.500 anos, gravada em grego em uma moldura de porta datada do final do século V

Uma descoberta notável ocorreu há alguns anos na aldeia de et-Taiyiba, no Vale de Jezreel, durante escavações conduzidas pela Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI). Acharam uma inscrição de 1.500 anos, gravada em grego em uma moldura de porta datada do final do século V, revelando uma dedicatória a Jesus, o Filho de Maria.

A inscrição estava em uma parede de um magnífico edifício do período bizantino ou islâmico inicial. Tzachi Lang e Kojan Haku da AAI lideraram as escavações. Além disso, vale ressaltar que descobriram o local antes da construção de uma estrada na aldeia.

achado arqueológico com inscrição referencia a Jesus
Fotos: Escavação arqueológica – Tzachi Lang e Einat Ambar-Armon, AAI

A Dra. Leah Di-Segni, pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, decifrou o texto, identificando-o como uma inscrição dedicatória gravada durante o lançamento das fundações de uma igreja. A inscrição diz:

“Cristo nascido de Maria. Esta obra do mais temente a Deus e piedoso bispo [Theodo]sius e do miserável Th[omas] foi construída a partir da fundação – -. Quem entrar deve rezar por eles.”

A inscrição “Cristo nascido de Maria” tinha o propósito de proteger os leitores do mau-olhado, conforme explicou Di-Segni, sendo frequentemente utilizada no início de inscrições e documentos da época. Cristo, que significa ‘Messias’ em grego, refere-se a Jesus.

Além disso, o texto também menciona Teodósio como o fundador do edifício, identificando-o como um dos primeiros bispos cristãos. Teodósio serviu como arcebispo regional, a mais alta autoridade religiosa da metrópole de Bet She’an, à qual et-Taiyiba pertencia no vale.

O Dr. Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel, ressalta:

“Esta é a primeira evidência da existência da igreja bizantina na aldeia de et-Taiyiba, e acrescenta a outros achados atestando as atividades dos cristãos que viveram na região.”

Fonte: Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI)

Se gostou, então confira mais achados arqueológicos.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress