As 3 Unções de Davi na Bíblia

Davi foi o único rei de Israel ungido três vezes para o cargo, obtendo uma gloriosa confirmação Divina e humana do seu reinado, veja como o homem segundo o coração de Deus recebeu as 3 Unções:

As 3 Unções de Davi

  1. Primeiro entre seus irmãos em segredo por Samuel, sob a direção de Deus (1 Sm 16: 13).
  2. Em segundo lugar, Davi foi ungido rei de Judá (2 Sm 2: 4).
  3. Terceiro, ele foi ungido como rei “sobre todo o Israel ” ( 2 Sm 5:3 ).

Esta tríplice unção de Davi como rei é típica da tríplice coroação de Cristo. Ele é “coroado de glória e honra”, como homem agora (Hb 2:9). Ele reinará sobre a casa de Israel, quando for reconhecido por Israel e se assentar no trono de Davi (Lucas 1:31-33); e Ele ainda será “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap 19:16). Todos os poderes devem estar sob Seu poder e se submeter ao Seu domínio (1 Co 15:24-28).

1. A Primeira Unção de Davi

A primeira unção aconteceu na casa de seu pai Jessé (1 Samuel 16:13).

“Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.”

2. A Segunda Unção de Davi

A segunda unção aconteceu em Hebrom pelos homens de Judá (2 Samuel 2:4).

“Então vieram os homens de Judá, e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá. E deram avisos a Davi, dizendo: Os homens de Jabes-Gileade foram os que sepultaram a Saul.”

3. A terceira Unção de Davi

A terceira unção aconteceu através dos Anciãos de Israel (2 Samuel 5:3).

“Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram a Davi rei sobre Israel.”

Por que o rei Davi foi ungido três vezes e teve que esperar 7 anos antes de ser coroado rei de Israel?

A primeira unção pode se denominar como a unção de nomeação pelo Senhor Deus. A unção do próprio Deus, não dos homens. Tinha que ser feito por Samuel, o profeta do Senhor. Destinava-se a iniciar Davi no caminho para ser rei. No entanto, embora Davi tenha sido um pastor de ovelhas, ele teve que passar por um processo de treinamento para ser um rei em muitas coisas; como caráter e como se relacionar com o Senhor quando em uma posição real.

A segunda unção foi feita pelos homens de Judá para que ele se tornasse seu rei. Davi ainda estava para ser aceito por Israel. Judá sempre foi visto como uma entidade separada do resto de Israel. Davi era da linhagem de Judá e, portanto, foi prontamente aceito como rei pelos homens de Judá do que em qualquer outro lugar em Israel. Judá também é a linhagem de nosso Senhor Jesus, o CRISTO.

De acordo com como Jacó abençoou seus filhos quando estava para morrer em Gênesis 49:8-12, Judá foi abençoado para governar seus irmãos até a vinda de Jesus, o CRISTO, mas esse é outro assunto. O fato de Judá ser o rei de Israel é obra do Senhor. Então, esta foi a unção de aceitação. Davi recebeu a unção de aceitação; Saul, por outro lado, recebeu apenas a unção de nomeação (1 Samuel 10:27).

A terceira unção era para Davi ser inclusive rei sobre Israel. Isso também foi a unção de aceitação. Saul havia morrido e, por mais que Israel devesse ter resistido à liderança de Davi, eles não tiveram alternativa a não ser aceitá-lo como rei sobre eles.

Agora sua outra pergunta é: por que Davi teve que esperar sete anos inteiros antes de se sentar no trono como rei, mesmo já tendo recebido a unção de nomeação? Que ele teve que esperar 7 anos veio do Senhor.

Davi teve que passar pelo treinamento e provação para estar totalmente apto para o cargo. Ele tinha que ser aprovado por Deus e pelos homens. Sua unção significa que Deus viu o coração, mas seu caráter precisava melhorar. Davi tinha o coração para ser rei, mas também tinha que adquirir o caráter do mesmo.

Jesus também passou por exercícios de treinamento e prova, após os quais Ele é coroado Rei, um Rei não apenas por nomeação, mas um Rei por prova também. Na verdade, Jesus levou trinta anos de preparação, e Ele executou o trabalho em apenas três anos. Para Davi, foram sete anos de intensa preparação, cheios de provações que Davi superou.

Ele teve sucesso em seu governo real porque adquiriu o caráter de um rei, além disso, um rei de Judá e Israel. Saul, por outro lado, que havia recebido apenas a unção de nomeação e não a unção de aceitação, e nunca passou por treinamento intenso e provas para se tornar rei, falhou terrivelmente em seu governo real.

Muitas pessoas foram designadas por Deus, mas precisam de um tempo para serem treinadas para adquirir o caráter. Você não apenas se torna o que foi designado para ser, você também tem que provar estar apto para a nomeação a fim de ser aceito por Deus e pelos homens. Após sete anos, Davi foi prontamente aceito tanto por Judá quanto por Israel.

Estas foram as 3 Unções de Davi:

  1. A primeira unção aconteceu na casa de seu pai Jessé (1 Samuel 16:13);
  2. A segunda unção aconteceu em Hebrom pelos homens de Judá (2 Samuel 2:4);
  3. A terceira unção aconteceu através dos Anciãos de Israel (2 Samuel 5:3).

Davi foi, portanto, aprovado por Deus perante a família, perante sua tribo e perante sua Nação.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

4 Comentários

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!