10 Maneiras como os cristãos podem amar uns aos outros

“Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros.” João 13:34

Jesus deu esta ordem nas horas antes de sua crucificação. Ele disse a seus discípulos que havia chegado a hora de deixá-los. Jesus disse a eles e aos líderes judeus que, embora eles o procurassem, não poderiam ir até ele. Então ele lhes deu a ordem de amar uns aos outros como ele os amava.

Jesus Cristo é o portador do amor supremo. Ele nos revela o que é o amor por meio de sua vida, morte e ressurreição. Nosso maior ato como cristão que segue em obediência é agir por amor uns aos outros. 

O que realmente significa “amar uns aos outros”?

Vivemos em um mundo onde o ciúme, a inveja e a comparação superam quase todo o resto. Parece que a coisa mais importante é quantos seguidores temos, como podemos destruir os outros para progredir ou ser malvados em geral, e como vamos conseguir a coisa mais recente e mais significativa para superar nossos vizinhos ou amigos. A noção de amor, empatia e compaixão foi esquecida.

Amem uns aos outros:

Como irmãos da mesma família e filhos do mesmo Pai; mantendo e concordando juntos, orando uns pelos outros, carregando os fardos uns dos outros, tolerando e perdoando uns aos outros, admoestando-se mutuamente e edificando-se mutuamente na fé e na santidade: e isso ele chama de “um novo mandamento”; isto é, muito excelente; como um “novo nome”, e uma “nova música”, denotam excelentes…

Como eu vos amei, assim também ameis uns aos outros

Isso significa que, da mesma forma que Cristo amou seu povo mesmo quando não mereciam e eram ingratos, nós também devemos nos amar. Mesmo que vejam coisas desagradáveis uns nos outros, como Cristo ama todos os seus filhos, nós também devemos amar uns aos outros, não importando nossa condição. Assim como Cristo ama não apenas com palavras, mas com ações genuínas, devemos amar uns aos outros sinceramente e servir uns aos outros com amor.

Aqui estão alguns passos de aplicação muito práticos para João 13:34 com 10 maneiras pelas quais podemos “amar uns aos outros” também:

1. Verifique seus vizinhos cristãos

Se você tem vizinhos cristãos idosos, dê uma olhada neles uma ou duas vezes por semana ou leve-os para uma refeição. 

Se eles precisarem fazer algo, ajude-os ou ofereça-se para fazer você mesmo. Ofereça-se para levá-los à igreja ou ao estudo bíblico na casa de alguém.

2. Ajude um amigo a planejar um evento na igreja

Algum de seus amigos se ofereceu para a venda de bolos, bazar na igreja ou para oferecer um jantar para convidados da igreja? Ofereça-se para ajudá-los a organizar o evento ou encontre voluntários e doações para a venda do bazar. 

Além disso, você também pode se oferecer para ajudar a cozinhar ou na organização do bazar.

3. Hospede um amigo para a noite

Você tem um amigo que está passando por um momento difícil? Ofereça-se para que eles passem a noite em sua casa para ficar longe de tudo. Você pode passar a noite estudando a Bíblia e orando, assistindo a um filme cristão ou qualquer outra coisa que tire a mente das coisas. Você também pode compartilhar um jantar favorito ou saborear seus lanches e bebidas favoritas.

4. Voluntário

Se você tem um amigo que precisa de ajuda para limpar sua garagem para a venda do bazar da igreja ou limpar sua casa antes da chegada da família da missão que eles estão hospedando, ofereça-se para ajudar. 

Se eles forem voluntários em uma organização cristã, ofereça-se para se juntar a eles por um dia. Eles apreciarão a ajuda e seu vínculo ficará mais próximo.

5. Faça um favor

Seu amigo está tendo um dia particularmente agitado e você tem algum tempo extra? Então ofereça-se para pegar ou levar os filhos na escola. Ou seja, procure ser útil e ajudar com alguma coisa que fará toda a diferença na vida da pessoa.

“E que o Senhor faça crescer e transbordar o vosso amor uns pelos outros e por todas as pessoas, assim como transborda o nosso amor por vós” (1 Tessalonicenses 3:12).

6. Passe algum tempo em oração

Reserve algum tempo para oração específica e estratégica todos os dias. Ore pelas situações particulares de seus amigos com poder e propósito.

 Além disso, pense em outros cristãos que precisam de oração poderosa. Alguns exemplos são cristãos nas forças armadas e até mesmo aqueles que enfrentam perseguição em países estrangeiros. Os cristãos que estão na prisão também precisam de muitas orações. 

Não importa se você conhece alguém nesta situação pessoalmente ou não. A oração é uma das melhores maneiras de amar bem os outros.

7. Faça uma refeição

Se você tem um membro de sua igreja que está se recuperando de uma doença ou cirurgia, coloque uma folha de inscrição para que as pessoas possam tomar refeições em noites alternadas. Dessa forma, a família não se sentirá sobrecarregada ao tentar cozinhar e cuidar de um ente querido. Eles também se sentirão bem amados.

8. Escreva uma carta

Sente-se e pense em todas as razões pelas quais você ama seu amigo. Deixe-os saber como você está feliz que Deus os trouxe para sua vida. Adicione algumas palavras de encorajamento. Todos nós precisamos delas nos bons e maus momentos. Em seguida, escreva ou digite uma carta para eles. 

Coloque-o em um envelope e deixe-o em algum lugar onde eles o encontrem por acidente. Eles apreciarão suas palavras sinceras e ficarão felizes em ter um sinal de seu amor para que possam ler várias vezes.

9. Perdoe alguém

Se alguém te magoou, não guarde rancor. Não importa o quão ruim seja a dor. Mateus 11:25 diz: “Mas quando você estiver orando, primeiro perdoe a quem você está guardando rancor, para que seu Pai que está nos céus perdoe seus pecados também”. 

Jesus não quer que briguemos e mantenhamos as coisas uns contra os outros; em vez disso, ele quer que vivamos em paz uns com os outros. Em Efésios 5:21 – 6:4 , Paulo fala sobre esposas se submetendo a seus maridos e filhos obedecendo a seus pais. Em essência, as famílias devem respeitar umas às outras e viver juntas em paz. Isso se aplica tanto à família de Cristo quanto às nossas próprias famílias.

“Pensemos em maneiras de motivar uns aos outros a atos de amor e boas obras” (Hebreus 10:24).

10. Pratique a hospitalidade radicalmente comum

Recentemente li um livro chamado “O evangelho vem com uma chave de casa”, e isso me causou uma impressão significativa. 

Ele fala sobre o conceito de hospitalidade radicalmente comum. Mas o que isto significa? Em poucas palavras, significa abrir sua casa para todos, estranhos e amigos cristãos.

É o tipo de hospitalidade que transforma estranhos em vizinhos e os leva a se tornarem membros da família de Deus. Não é agressivo ou duro; trata-se de mostrar amor a todos, não importa qual seja a situação. 

Acho que esta é uma maneira ideal de amar bem nossos amigos cristãos e também de demonstrar o amor de Deus àqueles que podem não crer também.

Há muitas maneiras de amarmos bem uns aos outros. Vamos orar.

Uma oração para amar uns aos outros bem

Querido Pai,

O Senhor sabe que eu fico ocupado em minha vida e não tomo tempo para me conectar com meus amigos como deveria. A última coisa que quero é que meus relacionamentos com as pessoas morram de negligência. Por favor, ajude-me a ter tempo para passar com meus amigos e amá-los bem.

Em nome de Jesus, eu oro. Amém.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!