5 maneiras de superar o ciúme no novo casamento

Quando me casei novamente depois que meu primeiro marido faleceu, foi um evento alegre. Pois, havia encontrado outro homem para me amar e alguém que amava sinceramente meus filhos. Eu, no entanto, havia me casado com um homem divorciado, então cada um de nós entrou no casamento com um passado.

Agora casada com meu segundo marido, tive que processar o fato de que ele já havia sido casado antes e não com alguém distante, mas com a mãe de seu único filho. Alguém que agora seria uma parte significativa da minha vida.

Entrando no relacionamento, eu conhecia seu passado, e isso não parecia me incomodar. Até que eu cometi meu pior erro, eu mergulhei de cabeça na história da mídia social deles e imprimi em minha mente imagens deles juntos, coisas que eles fizeram juntos e o fato de que em um ponto, eles estavam apaixonados. Porém, isso foi muito prejudicial. 

Eu sei que muitas pessoas se divorciam e se casam novamente; no entanto, sinto que o ciúme no novo casamento, pode ser um assassino silencioso. Todavia, se nos permitirmos cavar fundo demais e deixarmos nossa curiosidade tomar conta de nós, isso pode estragar o novo relacionamento e causar danos irreparáveis. 

Eu fui casada e feliz por 13 anos antes de meu marido falecer, e eu não conseguia entender o divórcio. Sou grato por nunca ter passado por isso e ter visto em primeira mão os danos que isso pode causar, especialmente na vida das crianças.

No entanto, sei que Deus dá graça e vida nova quando permitimos que Ele reformule e renove nossas vidas.

Definindo o ciúme

Então, vamos definir o ciúme. Uma definição é “abrigar sentimentos de inveja e amargura”. Este é um pecado destrutivo com consequências prejudiciais, não apenas para nós, mas para aqueles que nos rodeiam. 

Em 1 Coríntios 13:4 , afirma que “o amor não inveja”. 

Somos ordenados a amar nosso próximo como a nós mesmos, o que significa não ter inveja ou inveja das coisas que os outros têm.

No caso de novo casamento, é fácil ter inveja de suas experiências passadas juntos, do amor que compartilharam e da vida que viveram. 

Eu, por exemplo, tinha inveja do relacionamento atual que eles compartilhavam, mesmo que fosse apenas baseado em seu filho. 

Tinha ciúmes quando ele estava com ela ou falava com ela. Eu nunca tive um relacionamento com um homem que estivesse envolvido com outra mulher. 

Enfim, isso estava causando profundas rachaduras de ciúmes que eu não conseguia me livrar.

Contudo percebi que era uma perda de tempo, mas o inimigo estava me segurando. 

Eu estava com ciúmes por não ter me casado com ele primeiro, por não ter sido seu primeiro amor e que seu primeiro filho estava com ela e não comigo. 

1 Pedro 2:1 diz: “Portanto, livrai-vos de toda malícia e de todo engano, hipocrisia, inveja e calúnia de todo tipo”. 

Sobretudo, quando vivemos em um estado de espírito invejoso, estamos impedindo Deus de trabalhar em nossas vidas. 

Estamos vivendo sem paz e contentamento porque estamos nos concentrando em sentimentos e emoções amargas e deixando que eles roubem nossa alegria e impeçam o trabalhar de Deus.

Deus quer que nos vistamos com “compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência”. (Colossenses 3:12)

Deus está chamando você para amar o EX do seu cônjuge e não ter inveja dele ou do relacionamento dele com seu marido por qualquer motivo.

 Aqui estão, portanto as cinco maneiras de superar o ciúme no novo casamento

1. Concentre-se no futuro, não no passado

Quando nos concentramos em coisas que aconteceram no passado, isso estará apenas nos causando danos. Deixar nossa mente se concentrar em pensamentos pecaminosos é destrutivo e pode tirar qualquer paz debaixo de nós. 

Não podemos mudar o passado. É uma escolha consciente que precisamos fazer para parar de permitir que nossas mentes habitem nesses lugares escuros. 

Com a ajuda do Senhor, Ele pode nos ajudar a fixar nossa mente nas coisas do alto. Mas é uma escolha. 

Precisamos constantemente levar nossos pensamentos cativos e entregá-los ao Senhor. (1 Coríntios 10:5)

Concentre-se em sua nova vida, nova família e o futuro à sua frente com seu novo cônjuge. 

Isso será vivificante, a paz reinará em seu coração e assim, você desfrutara de um casamento perfeito.

2. Peça ao Senhor que o perdoe e siga em frente

Temos um inimigo real que quer nos atrapalhar e nos prender com o pecado. Ele quer que nossas mentes se concentrem nas coisas primitivas e não nas coisas de cima. 

Quando reconhecemos esse comportamento como pecado e pedimos perdão a Deus, Ele nos limpa e nos permite andar livres dos padrões doentios de viver com ciúmes. 

Ore para que Deus o livre de sua natureza pecaminosa e lhe dê forças para voltar e começar a andar na outra direção.

3. Fale

Tirar um tempo para falar com um conselheiro ou amigo de confiança sobre o ciúme no novo casamento, que você está sentindo, pode ajudá-lo a sair do buraco e talvez vê-lo sob uma luz diferente. 

Afinal, eles podem ajudá-lo a entender que viver dessa maneira não mudará o passado, mas apenas atrapalhará seu futuro, especialmente com seu novo cônjuge.

4. Apenas mostre confiança

Tente evitar fazer muitas perguntas ou bisbilhotar seu passado. 

Se o seu cônjuge precisa estar com o ex-cônjuge sem você por perto, transmita apenas confiança e compreensão. 

Isso também é difícil para eles, e será mais fácil se eles souberem que são confiáveis. 

Confiança é uma escolha, então escolha confiar e não viver nos lugares escuros da inveja.

5. Conheça-os

Aprendi que quanto mais aceitava a ex-cônjuge do meu marido em minha vida, menos ciúmes eu sentia. 

Comecei a conhecê-la, incluí-la e envolvê-la em nossa vida familiar. Fazer isso me ajudou a vê-la como uma amiga e não uma inimiga. 

Eu sei que em alguns casos, isso pode ser difícil ou mesmo impossível. 

No entanto, se nos esforçarmos para ser a luz e o amor na nova dinâmica familiar, esperamos que inspire essa pessoa a fazer o mesmo. 

Mesmo que talvez, não haja uma resposta amorosa de volta, pois eles estão lutando com você também na vida deles, ainda os ame. 

Seja gentil e exale compaixão, gentileza e amor.

Muitas dinâmicas diferentes vêm com o novo casamento. Eles são complicados, e as complexidades da vida cotidiana podem ser esmagadoras. 

Mas quando nos esforçamos para chutar o ciúme e a inveja no novo casamento, para o meio-fio, podemos nos concentrar nas coisas que importam. 

Nossa nova família!

Autora: Heidi Vegh 

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo