Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor

“Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança.” – Salmo 33:12

O Egito rejeitou Deus como Senhor

Há muitos séculos atrás o Egito era o berço das artes e da cultura. Tinha os seus carros de ferro, suas cidades com centenas de portões.

Levantou as suas pirâmides que têm permanecido durante séculos e monumentos do seu poder e tirania.

Edificou suas fortalezas e prisões, e fabricou instrumentos de tortura para o corpo humano. Trazia para si grande número de presos, e apenas o pronunciar do nome do Egito causava temor aos inimigos.

Mas nada podia fazer para elevar a sua vida moral e salvar o povo da decadência. Os seus milhões, ainda que vitoriosos em guerras, foram derrotados por um poder ainda mais forte.

Tinham menosprezado o Deus das nações; tinham esquecido os seus princípios e o castigo lhes era fatal.

A Grécia rejeitou Deus como Senhor

Vem em seguida a Grécia, com uma cultura tal que tornava dignos dos deuses que adoravam, os lares do seu povo; os seus escultores e filósofos eram homens de méritos. Se a cultura e delicadeza conseguissem perpetuar uma nação e guardá-la da decadência, então a Grécia não haveria jamais de cair.

Mas mesmo naqueles dias em que os seus oradores e filósofos se coroavam de honras imortais, o povo já se havia degradado na prática sensual e aviltante do pecado, a ponto de contaminar na lábios dos que ousassem falar.

Apesar de existirem templos suntuosos que hoje são ruínas, não tinham um Deus verdadeiro senão os falsos deuses que não tinham o poder de ajudá-los. “A coroa está caída da nossa cabeça, ai de nós que temos pecado!”

Roma rejeitou Deus como Senhor

Veio então Roma, com pé de ferro, esmagando as nações. Os seus soldados atravessando os Alpes e o Pirineus, mudaram os destinos da Europa – chegam a penetrar a África com a espada, sendo impedidos somente pelas areias do Deserto de Saara.

Depois de trazerem desolação ao povo do leste, erigem afinal o seu estandarte na Inglaterra, aclamando para si mesmo um império universal. Roma fez muito pelo bem do mundo.

Civilizou os países que esmagou; construiu estradas sobre os seus trilhos tingidos de sangue; atravessou rios e sobre estes construiu pontes; estabeleceu leis. Beneficiou-se a si mesma e deixou-nos uma boa herança.

Mas não podia curar a ferida que lhe ia encurtando os dias. O preceito mais alto que podia dar a seu povo enganado era este: “Viver cada dia como se estivesse na presença e na vista de Cato.”

Israel rejeitou Deus como Senhor

Que remédio perigoso para combater uma moléstia moral de um povo! Não era necessário ser profeta para predizer o trágico fim duma nação em tais condições. E ao lado destas grandes nações, Egito, Grécia e Roma, o povo hebreu escrevia a sua história com letras de sangue.

Abraão armava tendas na Mesopotâmia durante o tempo em que o Egito se achava no esplendor de sua glória! Lançava os fundamentos da grande nação. Por último Tito ataca Jerusalém, humilhando-a. Roma acaba de atingir então o apogeu de sua força.

Por várias vezes o povo eleito teve de experimentar amarguras em conseqüência de seus pecados. Por várias vezes aproximou-se de Deus arrependido e com lágrimas, e por vezes afastou-se, voltando-Lhe o rosto e ultrajando-o, deixando-se engodar pelo grosseiro pecado da idolatria.

Vencido afinal, esmagado e subjugado, presenciou Israel o desfecho de sua tragédia, sendo espalhado pelos quatro cantos da terra!

Uma oração para a Nação Brasileira

Pai querido,

Que possamos tê-lo sempre como Senhor da nossa nação. Ajude-nos a buscar mais e mais Sua face. Ajude-nos a valorizar a liberdade que temos de culto e expressão de fé. Como cristãos, ajude-nos a escolher governantes que apoiam essa liberdade. Ilumina nosso povo do Brasil para votar em quem é a favor e defende os valores cristãos.

Pai, liberta aqueles que por falta de conhecer a verdade, votam em quem apoiam o aborto, a liberação das drogas e ameaçam nossa liberdade de culto.

Senhor, te amamos e queremos demonstrar isso através de nossas escolhas. Guarde a nossa nação dos falsos políticos, enganadores e corruptos. Abençoa e ilumina nosso presidente para governar com integridade e temor a Ti.

Em nome de Jesus, amém.