Ilustração sobre a Conversão da Mulher Samaritana

Ilustração Bíblica sobre a Conversão da Mulher Samaritana em João 4.

O Texto da Ilustração

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. João 4:10.

A Ilustração sobre a Conversão da Mulher Samaritana

É meio-dia, provavelmente no fim de dezembro do ano 28 d.C. ou início de janeiro de 29 d.C. Jesus, que estivera viajando a pé com os discípulos, escolhe um velho poço junto ao qual sentar-Se.

Enquanto Ele descansa, os discípulos vão a uma aldeia próxima de Sicar para comprar alimento. Jesus olha para o vale na direção da aldeia, e vê que se aproxima uma mulher com um cântaro de água sobre o ombro.

As mulheres no Oriente Médio geralmente não buscam água nas horas mais quentes do dia. Talvez ela esteja vindo ao meio-dia porque se preocupa menos com os raios quentes do sol do que com os olhares fulminantes de suas irmãs mais respeitáveis.

O encontro da mulher samaritana com Jesus

Quando ela chega ao poço, Jesus lhe pede um pouco de água. A resposta dela é um tanto atrevida, talvez até galanteadora: “Como, sendo Tu judeu, pedes de beber a mim que sou mulher samaritana?” (João 4:9).

Se ela está querendo “paquerar”, Jesus não cai no seu jogo. Em vez disso, leva o assunto para um plano espiritual. “Se conheceras o dom de Deus…” Jesus usa essa expressão com um sentido enigmático, para despertar a curiosidade da mulher.

O que Ele quer dizer é: “Se você soubesse quem sou…” Afinal de contas, Ele é o Dom de Deus ao mundo (João 3:16).

O interesse da mulher é despertado. Então, pouco a pouco, Jesus revela cuidadosamente os segredos daquela vida de vergonha.

A mulher tenta fugir das embaraçadoras revelações, mudando o rumo da conversa para uma discussão teológica, mas Jesus ergue o tema para um nível mais elevado.

Novamente em sintonia, a mulher reconhece: “Eu sei… que há de vir o Messias…; quando Ele vier nos anunciará todas as coisas.” Verso 25.

Essa é a oportunidade áurea de Jesus. Indo direto ao ponto, Ele diz: “Eu o sou, Eu que falo contigo.” (V. 26.)

E então, a mulher crê! A namoradeira sincera se converte.

O que aprendemos com a Ilustração sobre a Conversão da Mulher Samaritana

Que lição de conquista de almas! Não vá para o atalho das discussões teológicas, mas leve o tema para um plano espiritual.

ILUSTRAÇÕES BÍBLICAS


Botão Voltar ao topo