Todo bom sermão tem essas 3 qualidades

O que torna um sermão bom? Às vezes, quando as pessoas pensam em pregação, elas pensam em um monte de regras (ou seja, há três coisas que entram em uma introdução; as maneiras pelas quais você faz um bom esboço; se você for usar ilustrações, você deve ter uma para cada ponto). Esses são os tipos de regras que você recebe.

Mas essas regras não respondem a uma pergunta básica: qual é a essência da boa pregação? As regras atingem a essência.

Eu ensinei pregação por vários anos e sugiro que a essência de um bom sermão é que ele tenha unidade, ordem e progresso. Muitas das regras tentam levá-lo a isso, mas você pode esquecer as regras se o sermão tiver unidade, ordem e progresso.

1. Unidade

Falamos de unidade. Estamos falando de muitas coisas que não são vistas antes de estarem juntos, se unindo, ou coisas que não estavam juntas antes, mas estamos trazendo-as em harmonia umas com as outras. 

Toda grande obra de arte tem unidade. Cada grande peça de música tem unidade. Toda peça tem unidade, tem cenas, tem atos, mas vem junto, é uma entre muitas. Isso é o que está no fundo de nossas moedas e é o que deveria estar no fundo de nossas mentes. Um sermão tem unidade.

A coisa sobre a unidade que temos ao pregar é que, ao contrário de uma imagem que podemos olhar, inteira e completa, e ver sua unidade, o sermão é uma unidade transmitida no tempo. Começa e termina. E, temos que dar um pedaço de cada vez. Então isso o torna um pouco mais como uma grande sinfonia. Você ouve uma nota antes de ouvir outra nota, mas então você ouve toda a sinfonia e sente a unidade. 

Isso faz com que seja como uma peça – você não pode vê-lo inteiro e completo ao mesmo tempo. Você deve ver um sermão como unidade antes de pregar. Você deveria ver a coisa toda. Então você desmonta. Assim, um bom sermão tem unidade.

2. Ordem

Um bom sermão também tem ordem. Isso vem do fato de que um sermão é uma unidade transmitida no tempo. Eu preciso dar ao ouvinte a peça que o ouvinte precisa quando o ouvinte precisa. Então, enquanto estou trabalhando, preciso mostrar ao ouvinte como a peça que estou dando a ela ou a ele agora está conectada às peças que acabei de dar a ela.

Os ouvintes não podem pensar por si mesmos. Eles estão sentados lá ouvindo você. Se eles começarem a pensar, como isso se encaixa? Como este ponto vai com o que ele disse? eles esquecem o que você está dizendo. Você tem que mostrar a eles a ordem de sua mensagem. Assim, a ordem é uma forma de unir a unidade, transmitida no tempo. Bons sermões têm isso.

3. Progresso

Bons sermões também têm um sentido de progresso. Eles estão indo para algum lugar. Uma conclusão não deve ser deixada para o último minuto antes de você entrar no púlpito ou, pior ainda, depois de você estar no púlpito esperando que de alguma forma isso acabe.

A boa comunicação está acontecendo em algum lugar, e você pode sentir isso mesmo na introdução. Você pode sentir que esta pregação tem um destino em mente. 

Alguns sermões se arrastam e o pregador desiste porque passa do tempo. Meu pai não era uma pessoa muito sofisticada, mas ouvia muitos sermões e de vez em quando dizia: “Bem, estava tudo bem, mas ele tinha cinco bons pontos de parada e não pegou nenhum deles”. Um bom sermão não tem cinco bons pontos de parada. Termina quando o pregador termina. Se você pregar por vinte minutos e terminar, então pare. Ou seja, um bom sermão deve começar em um ponto de partida e chegar a um destino. Isto é progresso.

Três coisas que um sermão tem – todas as regras atingem essas três coisas ou não vale a pena falar sobre elas – unidade, ordem e progresso. A essência da boa pregação é unidade, ordem e progresso. Se você puder trabalhar nisso, terá a essência da ótima comunicação.

Leia também: 3 Habilidades Essenciais Para Se Tornar Um Pregador Expositivo.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo