5 perguntas para avaliar seu sermão

Geralmente, a cada semana, tento ouvir meu sermão para aprender em oração como posso entregar minha próxima mensagem com mais eficácia. Mas aprendi que a revisão não deve se tornar um exercício de habilidades de falar em público.

Como pastores, somos chamados a uma tarefa maior do que simplesmente falar de forma convincente. Nosso trabalho é semelhante ao dos homens em Neemias 8:7. Enquanto Esdras lia a Lei, eles se moviam entre as pessoas para ajudá-las a entender as implicações da Lei em suas vidas.

Aqui estão cinco perguntas que nos ajudarão a avaliar nossos sermões a cada semana.

1. O sermão fez de Deus o herói?

Devemos ser capazes de destacar o ponto central e a razão da mensagem. Deve ser Deus, juntamente com Sua autorrevelação, glória e propósitos redentores.

Se colocássemos as pessoas, o bom caráter ou mesmo a igreja como o herói proverbial da história, então erramos o alvo.

2. Foi uma exposição clara da Bíblia?

Precisamos garantir que estamos expondo a verdade do texto e não o usando para fazer nossos próprios pontos.

É a velha “piada do pregador”, mas muitos de nós chegaram a um grande ponto e depois encontraram uma passagem para pregá-lo. Devemos ser capazes de ouvir claramente o coração de um texto em nossa mensagem.

3. Permiti que a sabedoria de Deus superasse minhas ideias espirituosas?

Em outras palavras… Eu atrapalhei? Podemos atrapalhar usando ilustrações, fábulas, palavras em grego/hebraico ou qualquer coisa que não agrega nada, mas são desnecessárias.

Não é que devamos jogar fora palavras que ajudam as pessoas a lembrar o ponto, mas elas não devem se tornar o ponto, caso não agregar.

Devemos ter certeza de que as pessoas ficam impressionadas com a grandeza de Deus e não com a esperteza do pregador.

4. Houve uma chamada clara para tomar uma decisão?

Seja como for que você peça às pessoas que respondam em suas reuniões de adoração, a mensagem deve dar às pessoas uma razão para mudanças.

Cada vez que nos deparamos com o texto, seremos confrontados com a santidade de Deus e a necessidade de aplicá-la em nossas vidas. Cada vez que a Palavra é proclamada, é uma bênção ser convencido e consolado por ela. Devemos também orientar as pessoas como responder a Deus através dele.

5. Apliquei a verdade a mim mesmo primeiro?

Cada vez que faço um sermão, é a oportunidade para Deus trabalhar primeiro em minha própria vida para que eu esteja pronto para entregar a verdade de um lugar de transformação. Caso contrário, as pessoas saberão e se sentirão tentadas a descartar qualquer coisa que você disser. Se o sermão não teve aplicação para você, então você terá dificuldade em aplicá-lo a outros.

Se você gostou dessas dicas para avaliar seu sermão, então veja mais estudos para pregadores aqui.