Como montar uma pregação impactante em 7 passos simples

Uma pregação impactante além de transformar pessoas pelo poder do Espírito e da palavra, fica gravada na mente dos ouvintes por muito tempo. Por isso muitos pregadores buscam pregar dessa forma. Mas, o que é verdadeiramente e como montar uma pregação de impacto? Veja a seguir o passo a passo de como montar uma pregação impactante de forma simples, do início ao fim.

O que é uma pregação impactante?

Antes de apresentar cada um dos passos, vamos entender o que de fato é uma pregação impactante.

É o tipo de pregação que gera mudança na vida de quem ouve. E, não só isso, mas ela é capaz de ser lembrada pela maioria das pessoas presentes. Pelo menos, parte dela ou o tema fica gravado na memória dos ouvintes.

Isso porque, como a pessoa tem uma experiência naquela pregação, seja algo que ela sentiu ou ouviu da parte de Deus, então se torna memorável para ela.

Como fazer uma pregação impactante?

Costumo falar sempre quando mostro algum passo a passo ou etapas, que não é o único jeito de montar uma pregação, mas é um caminho fácil e simples.

Separei, portanto, 7 passos, da escolha do texto à conclusão, para você montar sua pregação impactante.

1. Escolha um texto

Sem texto bíblico não existe pregação bíblica, por isso, nosso primeiro passo é escolher uma passagem para pregar.

E, antes que me pergunte qual texto escolher, quero dizer que isso é muito particular, pois, dependerá de alguns fatores, como:

  1. Qual é a necessidade do seu publico;
  2. Que tipo de público é, jovens, adultos, senhoras, etc;
  3. O que Deus quer que você pregue;
  4. Quais textos você conhece melhor e já teve experiências com ele.

Essas são alguns fatores que determinam a escolha de um texto e serve para você refletir sobre queal passagem pregar.

2. Interprete o texto

O segundo passo depois de escolher um texto, é interpretá-lo. E, para essa tarefa quero deixar algumas dicas importantes:

  1. Leia várias vezes o texto;
  2. Leia em versões diferentes;
  3. Use um comentário bíblico, se necessário;
  4. Use um dicionário bíblico, se necessário;
  5. Faça perguntas do tipo: Quem está falando? O que está sendo dito? Para quem? Onde? Quando? Por quê?

São perguntas que forçam respostas do texto. Dessa forma, ao tempo que vai fazendo as perguntas, você poderá fazer anotações.

Esse passo nos leva ao próximo passo que é definir um tema.

3. Defina um tema

O tema da sua pregação impactante não será inventado por você, mas sim resultado de uma boa interpretação. É claro, pode ter momentos que você já tem um tema, e aí deve escolher uma passagem bíblica em que aquele tema será fiel às escrituras.

Podemos dizer que o tema é a ideia central do texto resumida. Vamos ver um exemplo para ficar claro.

Salmos 117

1 – LOUVAI ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos.

2 – Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do SENHOR dura para sempre. Louvai ao SENHOR.

Somos tentados a dizer que a ideia predominante nesse salmo é louvor. Mas, se você analisar bem, descobrirá que a mensagem dele vai além disso. Na verdade, o salmista escreveu esse Salmo para nos dizer “porque Deus deve ser louvado”. Veja, então como ficaria um simples esboço:

Por que todos devem louvar o Senhor

O Senhor deve ser louvado:

I. Porque seu amor é grande.

II. Porque sua fidelidade é eterna.

4. Determine o propósito

Para a pregação ser de impacto, ela precisa ter um propósito bem definido, que nada mais é do que você saber o objetivo dessa mensagem.

Por exemplo, se você vai fazer uma viagem, não sairá de casa sem saber o destino. Da mesma forma é uma pregação, você precisa saber o que deseja que aconteça com seus ouvintes após ouvir a mensagem.

Você pode, por exemplo ter um propósito com sua pregação de levar seus ouvintes a praticar mais frequentemente o perdão no casamento.

Com um propósito bem definido, você terá grande chance de fazer uma pregação impactante e objetiva.

5. Faça as divisões

Até aqui posso dizer que você já tem uma mensagem para pregar, mas é preciso organizar isso para que seja melhor tanto para você transmitir quanto para seus ouvintes entender.

Como fazer as divisões do sermão? Você tem um tema certo? Então pense em como repartir esse tema em 3 ou 4 partes. Veja um exemplo:

TEXTO: Mateus 7: 7-12

TEMA: Como alcançar a resposta da oração

I. Pedindo com fé (v. 7)

II. Buscando com sinceridade (v. 7)

III. Batendo com insistência (v. 7)

6. Prepare uma Conclusão

Você pode se perguntar: Não deveria ser a introdução nesse passo? Não faz diferença qual etapa você elabora primeiro, a conclusão ou introdução.

Como já estamos nessa parte do sermão, a conclusão está mais próximo, e então podemos já deixá-la pronta.

Para uma pregação impactante, a conclusão precisa ser de impacto e reflexão. Pois, é onde você faz o fechamento e conclui tudo. Lembre-se, a conclusão não pode apresentar nenhum assunto novo, mas apenas concluir o sermão.

No esboço, você pode anotar apenas alguns pontos e uma frase de reflexão. Nessa etapa, é preciso também pensar no apelo.

7. Prepare uma Introdução

Chegamos no último passo, a introdução. Aqui você deve pensar em como vai começar seu sermão. Quais são as primeiras palavras que dirá para seus ouvintes. Essa primeira frase precisa ser impactante e interessante para seu público, pois assim ganhará a atenção deles para te ouvir.

Vale lembrar que a introdução, além de conquistar seus ouvintes, deve fazer a ligação para o corpo ou seu primeiro tópico do sermão.

No seu esboço, você poderá colocar uma frase chamativa no inicio, algumas informações interessantes e uma frase que presentará seu tema fazendo já a ligação para o corpo do sermão.

Conclusão da pregação impactante

Esses são, portanto, os 7 passos para uma pregação poderosa. Mas, lembre-se, sua pregação só será impactante se você tiver a unção do Espírito Santo em sua vida. Por isso, siga esses passos e ore para Deus te capacitar com sua unção.

André Lourenço

Professor sempre aprendiz da Bíblia que gosta de ensinar sobre um Deus inexplicável!
Botão Voltar ao topo