O pregador e a sua audiência: 4 Ideias para tornar a sua mensagem mais interessante

Quando falo em audiência, quero deixar claro que não estou menosprezando nenhuma pessoa que vai até o culto sedento pela palavra de Deus com um coração sincero para adorá-lo. Entenda esse artigo como alguns pontos que você precisa ter em sua mente quando estiver pregando para não perder o interesse de quem está te ouvindo.

O que o pregador precisa ter em mente sobre a sua audiência

Ter a atenção

Evite gaguejar, evite deixar vazios entre frases: “Paulo quando escreveu essa carta… é… ele… é…, se prepare e faça o maior número possíveis de pregação antes de subir no altar. Minha cama e minhas roupas são crentes batizadas no Espírito Santo de tanto que já preguei a palavra para eles. Portanto, seja confiante e passe essa confiança para as pessoas.

Criar interesse

Essa é a melhor parte e acredito que é a mais fácil, você passou horas e horas preparando a sua mensagem, você teoricamente sabe mais sobre o assunto que você está abordando que a sua audiência, óbvio que não sabe mais que todos, mas você se dedicou e estudou.

Como criar interesse? Seja um ótimo contador de histórias, seja confiante, conte histórias interessantes, existem algumas fictícias, mas eu não recomendo muito. Procure histórias verídicas, de datas e seja persuasivo, seja transparente o tempo todo.

Estimular desejo

O que faz o seu coração bater mais forte? Quando você vai falar sobre um tema, esse tema já falou com você antes e esse tema te estimulou a falar sobre ele, quando você prega sobre algo, aquela mensagem te deu uns tapas na cara antes, você recebeu algo que te fez ter o desejo de falar sobre ela. Faça esse desejo que começou em você chegar até a sua audiência.

Produzir ação

É quando você faz a sua aplicação, toda aplicação você faz o que? Diga às pessoas quem eles são e com base nessa revelação, o que eles podem fazer com essa informação. Produza ação, palavras bonitas elas ficam na sua cabeça na hora, mas se não produzir ação, ela é esquecida. Pegue o número de poemas lindos que você já ouviu, eu particularmente nunca decorei um.

Como um comunicador, você precisa despertar interesse como falamos ali acima, mas o que faz algo ser interessante? Como eu posso despertar esse interesse?

Ideias que podem te ajudar a tornar a sua mensagem mais interessante

1 – O ouvinte se relacionar

Isso é de extrema importância, você não precisa conhecer intimamente a sua audiência, porém tem que conhecer os seus interesses. Imagina eu pregar para crianças sobre casamento e começar a detalhar as experiências de um casal.

Não ia ser muito produtivo. Como estudei nos EUA, ouvi várias histórias sobre a história americana, e tem algumas que eu acho interessante, mas se eu for pregar aqui no Brasil, seria melhor eu contar histórias que o brasileiro se relaciona. Paulo já dizia em 1 Coríntios 9:20-23.

E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.

Se Paulo se colocou no lugar da sua audiência para melhorar a sua mensagem, então, faça você o mesmo!

2 – Eventos atuais

Evite tragédias e coisas envolvidas com polêmicas. Lembre-se que o seu objetivo como pregador não é trazer confusão e contenda. Você não está no altar falando com o seu grupo para expor suas opiniões: você está pregando a Palavra de Deus.

3 – Coisas que fogem do cotidiano

Curiosidades, conhecimento que você tem sobre coisas que estão fora dos padrões. Às vezes uma história sobre um povo arcaico ou alguma civilização primitiva. Eu particularmente amo uma boa história sobre o passado da humanidade.

4 – Humor

Muito cuidado com essa parte, o seu humor pode não ser o humor da sua audiência. Seja politicamente correto e não escandalize com as piadas. Se quer contar uma tragédia que aconteceu na sua vida, algo que você tem que evitar é se exaltar na história. Não conte histórias que você foi o herói ou algo do tipo, tente ser o bobo da história.

Não podemos esquecer que quem faz a obra, sempre será Deus, mas cabe a nós seres humanos, aprender a arte da comunicação e desenvolver as nossas técnicas, Deus faz o impossível, mas o possível cabe a você.

Kenji Hirota

Sou teólogo formado com ênfase na área pastoral pelo Christ for the Nations Institute em Dallas, Texas, USA. Apesar da pouca idade, estou envolvido em liderança desde os meus 12 anos de idade, onde tive a minha primeira oportunidade de pregar. Quando fiz 14 anos, comecei uma banda e um ministério e viajava pelo Mato Grosso nos finais de semana para ministrar a palavra e cantar, parei aos 18 anos quando fui estudar no CFNI Hoje estou fazendo psicologia na PUC Curitiba onde quero agregar valor ao meu ministério pastoral. IG: @kenjii_hirota
Botão Voltar ao topo