Cinco pães e dois peixinhos: Quando Deus usa o que temos
Esboço de pregação sobre a multiplicação dos cinco pães e dois peixinhos em Mateus 14:19 com o tema: Quando Deus usa o que temos.
Título: Quando Deus usa o que temos
Versículo base do sermão: Mateus 14:19
“Então Jesus ordenou que as multidões se assentassem na grama. Tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e deu graças. Em seguida, partiu os pães e os entregou aos discípulos, e estes os distribuíram ao povo.”
Introdução desta pregação:
A Bíblia diz que Jesus se retira para um lugar deserto após a morte de João Batista. Uma grande multidão, porém, o segue, movida pela fé e pela esperança de ouvir seus ensinamentos e receber cura. Ao vê-los, Jesus se compadece e cura os enfermos.
Ao cair da tarde, os discípulos se aproximam e sugerem que Jesus envie a multidão embora, pois não há comida suficiente para alimentá-los. É nesse momento que Jesus desafia seus discípulos e pede que tragam o que tiverem: “Cinco pães e dois peixes”, diz um dos discípulos, reconhecendo a escassez dos recursos.
Quantas vezes nos sentimos inadequados diante dos desafios que enfrentamos na vida? Muitas vezes, somos tentados a pensar que não temos o suficiente para fazer a diferença.
No entanto, a história registrada em Mateus 14:13-21 nos ensina que Deus é capaz de usar o que temos, por mais limitado que pareça, para realizar grandes milagres.
Hoje, neta pregação, vamos explorar como Deus usa o que temos quando colocamos nas Suas mãos.
I. Reconhecendo Nossa Limitação (Mateus 14:13-17)
- Na história da multiplicação dos pães e peixes, os discípulos de Jesus perceberam sua própria limitação diante da multidão faminta.
- Eles tinham apenas cinco pães e dois peixes, o que parecia ser insuficiente para alimentar uma multidão tão grande.
- Muitas vezes, também nos sentimos limitados pelos recursos que temos em mãos, seja financeiros, habilidades ou tempo.
II. Entregando o Pouco que Temos a Deus (Mateus 14:18-19)
- Apesar de sua limitação, os discípulos trouxeram o pouco que tinham a Jesus.
- Eles colocaram os cinco pães e dois peixes nas mãos de Jesus, reconhecendo Sua capacidade de multiplicar o que era insuficiente aos olhos humanos.
- Da mesma forma, quando colocamos o que temos nas mãos de Deus, Ele é capaz de transformar nossa insuficiência em abundância.
III. Testemunhando o Milagre da Multiplicação (Mateus 14:20-21)
- Jesus tomou os pães e peixes, abençoou-os e distribuiu-os à multidão.
- Todos comeram e ficaram satisfeitos, e ainda sobraram doze cestos cheios de pedaços que sobraram.
- Este milagre demonstra o poder e a generosidade de Deus em multiplicar o que entregamos a Ele.
IV. Lições Para Nossas Vidas
- Devemos reconhecer nossa limitação, mas não permitir que ela nos impeça de agir.
- Ao invés de nos focarmos em nossas próprias limitações, devemos confiar em Deus e entregar o pouco que temos em Suas mãos.
- Quando confiamos em Deus e O obedecemos, Ele é capaz de usar o que temos para realizar grandes milagres em nossas vidas e na vida daqueles ao nosso redor.
Conclusão do sermão:
Quando nos encontramos diante de situações onde nos sentimos incapazes e limitados, lembremo-nos da história da multiplicação dos pães e peixes.
Você pode usar sua fé para entregar o pouco que temos nas mãos de Deus, confiando em Sua capacidade de multiplicar e suprir nossas necessidades.
Irmãos, que Ele nos capacite a ser instrumentos de Seu poder e graça neste mundo, usando o que temos para fazer uma diferença duradoura para Sua glória.
Se você gostou deste sermão sobre cinco pães e dois peixinhos, então veja mais esboços de pregação aqui.
Veja também: