Como combater os principais pontos doutrinários da Seita das testemunhas de Jeová
No mundo moderno muitas pessoas têm se perguntado o porquê de tantas denominações e seitas religiosas, bem como qual é a doutrina que fundamenta cada uma delas. É de fundamental importância termos conhecimento acerca de cada seita religiosa. Pensando nisto eu resolvi elaborar este texto para apresentar os principais pontos doutrinários da seita das Testemunhas de Jeová – como combater também usando as escrituras sagradas.
Quem são as Testemunhas de Jeová?
“A seita das “Testemunhas de Jeová” é uma das piores de todos os séculos. Os que frequentam suas reuniões são também conhecidos como “Russelitas”, tiveram sua origem em 1874 através do juiz Charles Taze Russel. No Brasil, instalaram-se em 1923, e eles estão sediados na cidade de São Paulo. O título oficial que eles carregam é “Sociedade Torre de Vigia”.
É uma seita antibíblica e anticristã, ou seja, distorcem à Bíblia, negam a Divindade de Cristo e auto intitulam-se “Testemunhas de jeová com base no texto de Isaías 43:10. Todavia eles usam o texto longe de seu contexto, e, claro, não entendem que Jesus, sendo um com o pai e a revelação do Deus Unigênito (Jo 1:18), é o próprio Deus que fala naquele texto.
Confira a seguir algumas doutrinas que eles negam ou distorcem, em seguida comentaremos sobre elas detalhadamente.
Doutrinas que eles negam
- A existência da personalidade do Espírito Santo;
- A doutrina da trindade;
- A vinda corporal de Cristo;
- A realidade do inferno e do castigo eterno;
- A consciência da alma após a morte;
Refutações bíblicas sobre as negações desta seita
Os pontos que os russelitas negam a respeito da doutrina bíblica podem ser refutados pelas escrituras sagradas. Confira agora a seguir as principais refutações que podemos usar contra seus ensinamentos equivocados.
Sobre a existência da personalidade do Espírito Santo
Sobre a existência da personalidade do Espírito Santo nós podemos ver claramente na passagem onde Pedro diz a Ananias: “porque encheu Satanás teu coração para mentires ao Espírito Santo? (At 5:3) Só podemos mentir a alguém que existe. Do contrário, se o Espírito Santo fosse só uma “força ativa de Deus, Pedro não poderia afirmar isso.
Sobre a doutrina da Trindade
As Testemunhas de Jeová afirmam que a doutrina da Trindade é uma mentira, e que foi inventada por Satanás para enganar a humanidade. Para nós a Trindade é a união de três pessoas distintas, ou seja, Pai, Filho e o Espírito Santo, formando um só Deus. Assim, sobre a existência da Trindade nós podemos ler claramente no Batismo de Jesus, onde o Espírito Santo desce sobre Ele em forma corpórea (Lc 3:22). Deixando mais claro os escritos de 1 João 5:7: “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um“.
Sobre a vinda corporal de Jesus
Quando a questão é a vinda corporal de Jesus, aquela seita também deixa tudo a desejar. Eles afirmam que Jesus já veio, espiritualmente, em 1914. Eles calculam desde a queda de Jerusalém no ano de 607 a. C., depois situam sete tempos até aquele ano do século XX. Acerca do arrebatamento, todavia, a igreja irá se encontrar com seu Rei nas nuvens e participará daquele momento de glória (1 Ts 4:16-17).
Sobre realidade do inferno e do castigo eterno
Acerca da realidade do inferno e do castigo eterno eles negam. Dizem não haver inferno e que Deus não fez o homem para ser atormentado para sempre. Todavia, o inferno é uma realidade, assim como a morte. A palavra inferno no grego é “hades”, ela dá mais o sentido de condição em que todos os mortos se encontram, não de um lugar, por isso lemos em apocalipse que “a morte e o infernos serão atormentados no lago de fogo”. Não obstante, isto não nega a existência do inferno, apenas mostra que o inferno como “um lugar de tormento” não é o mundo dos mortos e sim o Lago de fogo (Ap 20:14-15).
Sobre a consciência da alma após a morte
Quanto à consciência da alma após a morte, eles afirmam que uma pessoa, após a morte, não se lembra mais de nada, está inconsciente como em um sono profundo. Todavia podemos ver que as almas dos mártires retratadas em Apocalipse 6:9-11 estão conscientes plenamente, assim como o rico e Lázaro o mendigo da parábola de Jesus (Lc 16:19-31).
Principais doutrinas que eles destorcem
- A Divindade de Cristo;
- O novo céus e a nova terra;
- A existência do Espírito Santo
Refutações bíblicas sobre as distorções bíblicas da seita
Primeiramente, quero que saiba que resolvi falar sobre “distorções” e “negações” em suas doutrinas devido algumas formas deles apresentarem seus ensinos parecendo “não negar” completamente; como é o caso da Divindade de Jesus.
Muito do que eles ensinam o fazem distorcendo, apresentando quase tudo com outra face doutrinária, ou seja, eles fazem de tudo para dizer “veja, eu também vejo Jesus como um deus, mas não como o Deus que lhe ensinaram. Confira a seguir alguns pontos distorcidos de sua cadeia de ensino.
Sobre a Divindade de Cristo
Sobre a Divindade de Cristo alguns dizem que eles negam, e sim eles negam. Todavia, eu resolvi colocar como um dos pontos que eles destorcem, devido eles alegarem que Jesus é um “deus” que não é igual ao Pai, e isto, claro, pode entrar na mente de alguém como um “eles não negam a Divindade de Jesus”. Sim, com essa distorção eles negam a divindade de Jesus.
A Bíblia afirma que o nosso Senhor é a revelação do Deus Unigênito (Jo 1:18) e que, nEle, habita, corporalmente, toda plenitude de Divindade (Cl 2:9); ou seja, ele é Deus em pessoa. Perceba que a Bíblia é clara, ela não fala que habita uma parte da divindade, ela fala da plenitude. Vendo Jesus você está contemplando o próprio Deus (Jo 14:8-10). Ele se iguala ao Pai em poder e glória (Mt 28:18; Ap 5:13).
Sobre o novo céu e a nova terra
A mensagem de um novo céu e uma nova terra é usada por eles para anular o arrebatamento da igreja e alguns eventos escatológicos. Todavia, não podemos esquecer que a Bíblia fala de um novo céu e uma nova terra (Ap 21.1).
Sobre a existência do Espírito Santo
A existência do Espírito Santo deve ser colocada como algo distorcido pelos testemunhas de jeová em seus ensinamentos, devido à forma de como eles se referem a esta terceira pessoa da Trindade, isto é, não negando sua existência, mas o apontando-o como “força ativa” de Deus e não como pessoa.
Não obstante, já pudemos conferir que o Espírito Santo tem Personalidade (At 5:3), e, lendo o Salmos 139:7-12, podemos ver que ele é Onisciente, possuindo assim atributos da Divindade. Ele não existe apenas como uma “força ativa de Deus”, ele é Deus.
Considerações finais
As testemunhas de jeová não devem ser recebidas para participarem da liturgia de nossas reuniões de culto, isto é, precisam se converter. Na verdade, João aconselha nem receber tais pessoas em nossa casa, ele diz:
Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.
1 João 1:9-11
Eles usam a tradução “Novo Mundo”, uma tradução que omite e distorce versos que afirmam a Divindade de Jesus ou vão de encontro à Doutrina Russelita, ou seja, a melhor coisa é não receber tais pessoas em casa.
Gostei do artigo ☺️