Em busca da sabedoria: Como os jovens podem ser sábios?

Nossa conversa de hoje é sobre sabedoria e, mais especificamente, como os jovens podem ser sábios, de acordo com a Bíblia.

Existe uma frase muito famosa de Charles Spurgeon, príncipe dos pregadores, que diz: “Jovens, vocês precisam orar porque suas paixões são fortes e sua sabedoria é pequena”. Diante disso, como podemos adquirir sabedoria?

APRENDENDO COM PROVÉRBIOS

De acordo com Provérbios 1:7“O Temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os insensatos desprezam o conhecimento e a disciplina”. Isso significa que tudo começa com o temor ao Senhor, com a submissão a vontade de Deus, com rendição total e completa àquilo que o Senhor quer de nós.

O livro de Provérbios foi escrito, em sua grande parte, pelo rei Salomão, para jovens que queriam adquirir sabedoria. Nos primeiros capítulos desse livro, encontramos a própria personificação da sabedoria clamando para que as pessoas a encontrem. Nos versículos 1 ao 6, do segundo capítulo, encontramos a seguinte direção:

 “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e inclinares o teu coração ao entendimento, E se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a esquadrinhares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor é o que dá a sabedoria; da sua boca é que sai o conhecimento e o entendimento.”

Entendendo como os jovens podem ser sábios através do exemplo de Salomão

Citando apenas alguns versículos, podemos fazer um resumão sobre a história de Salomão:

I Reis 3:3-5: Salomão amava o Senhor, pois andava de acordo com os decretos do seu pai Davi; e oferecia sacrifícios e queimava incenso nos lugares sagrados. O rei Salomão foi a Gibeom para oferecer sacrifícios, pois ali ficava o principal lugar sagrado, e ofereceu naquele altar mil holocaustos. Em Gibeom o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”.

I Reis 4:29-30: “Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente, bem como de toda a sabedoria do Egito.”

I Reis 11:4-6: “À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi. Ele seguiu os postes sagrados, a deusa dos sidônios, e Moloque, o repugnante deus dos amonitas. Dessa forma Salomão fez o que o Senhor reprova; não seguiu completamente o Senhor, como o seu pai Davi.”

Salomão começou bem, mas terminou muito mal. A busca de sabedoria é algo constante. Não podemos vacilar e, assim, negociar princípios eternos. Os jovens podem ser sábios à medida que permanecerem numa atitude de temor a Deus.

Separei alguns versículos que foram escritos especificamente aos jovens e nos conduz ao caminho da sabedoria. Confira a seguir:

Jovens, o que a Bíblia diz que somos?

1 João 2:14: “Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.”

Provérbios 20:29: “A glória dos homens jovens é a sua força, e a beleza dos homens velhos é a cabeça grisalha.”

Jovens, como deve ser o nosso proceder? 

Salmo 119:9: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra”

Tito 2:6: “Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes” 

I Pedro 5:5-6: “Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;”

I Timóteo 4:12:Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no procedimento , no amor, no espírito, na fé, na pureza.”

A Bíblia nos orienta a aproveitar a juventude? 

Eclesiastes 11:9: “Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.”

O que devo fazer quando sou jovem? 

Eclesiastes 12:-13: “Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”; antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva; quando os guardas da casa tremerem e os homens fortes caminharem encurvados; quando pararem os moedores por serem poucos, e aqueles que olham pelas janelas enxergarem embaçado;”

O temor ao Senhor é fonte de vida! 

Provérbios 14:26-27: “No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte.”

Viu só quanta coisa a Bíblia nos ensina para que nos tornemos jovens sábios? Que isso seja real em nossa vida todos os dias!

Giovanni Bruno

Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), acadêmico de Teologia, pela FATIPI, e pós-graduando em Docência no Ensino Superior, pela UniCesumar e autor do livro “O Carpinteiro de Betel”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo