Lições de Liderança no Naufrágio de Paulo

Esboço de pregação expositiva em Atos 27 com o tema: “Lições de Liderança no Naufrágio de Paulo”.

Tema: Lições de Liderança no Naufrágio de Paulo

Texto desta pregação: Atos 27

Introdução da pregação em Atos 27

A vida cristã não é moleza. Definitivamente não quando você está no comando de algo. Tempestades e naufrágios espirituais, emocionais e até físicos são inevitáveis ​​na liderança cristã. Considere a vida, ministério e morte do grande líder Paulo

Ele foi procurado para matar, naufragou e finalmente foi executado! No sermão de hoje, vou compartilhar algumas das qualidades de liderança que Paulo expressou quando naufragou.

Assim, como líderes, saberemos como lidar com nossas próprias tempestades e naufrágios no ministério.

1. Esperava o Inesperado (Atos 27:9-13)

A. Paulo esperava o que os outros nunca esperavam. Nem mesmo em seus sonhos mais loucos (Atos 27:9-12)

B. Ele era um líder visionário. Ele não foi movido pelo que viu, mas pela sabedoria de Deus (Atos 27:13)

C. Peça sabedoria a Deus para que você veja uma crise com antecedência e prepare-se.

2. Lembrado do propósito de Deus (Atos 27:15-25)

A. Paulo estava ciente do plano e propósito de Deus. Ele creu em Deus para Sua Palavra, (Atos 9:15-16)

B. Ele astutamente apelou para César e providenciou uma viagem para Roma para que pudesse pregar aos romanos! (Atos 27:23-25)

C. Quando estiver em crise, lembre-se do propósito de Deus. Ajuda a manter o foco na missão.

3. Assumiu o controle da situação (Atos 27:21-26)

A. Paulo não culpou os outros, mas tinha fé em Deus e esperança sustentada (Atos 27:21-25)

B. Ele assumiu a liderança, assumiu o controle e elaborou um plano para lidar com a situação em questão (Atos 27:26)

C. Os líderes são chamados a sustentar a esperança, controlar situações, elaborar planos e agir.

4. Manteve uma atitude composta (Atos 28:3)

A. No meio do caos, Paulo junta uma pilha de mato. Um sinal de atitude composta (Atos 28:3)

B. É a atitude composta de Paulo que lhe deu a capacidade de liderar sua equipe. Foi um presente de Deus.

C. Líderes com atitudes compostas sempre conquistam a confiança de seus seguidores. Todo líder deve orar a Deus por esse dom.

5. Lembrou sua identidade (Atos 28:3-6)

A. Os malteses foram rápidos em julgar. Eles acreditavam que Paulo é um criminoso e depois um deus (Atos 28:3-6)

B. Paulo não estava preocupado. Ele sabia que não é um pecador ou um deus. Em vez disso, aproveitou a oportunidade para ministrar.

C. Quando criticados, os líderes devem se lembrar de sua identidade em Deus, porque procurar silenciar as críticas os distrai da tarefa.

6. Não deixou de liderar (Atos 28:8-11)

A. O mau tempo obrigou Paulo a ficar em Malta por 3 meses. Ele não tinha o controle do clima.

B. Ele continuou a liderar em vez de ficar parado e amaldiçoando o tempo (Atos 28:8-11)

C. Líderes piedosos transformam crises em novas oportunidades de liderança. Eles não dão desculpas.

Lições e aplicação do Naufrágio de Paulo

Os líderes que lidam com a crise da maneira certa recebem a graça de Deus. A presença de Deus estará sempre com eles. Considere o seguinte.

A. Deus assegurou a Paulo a proteção divina

(Atos 27:23-24)

Se você seguir o exemplo de Paulo em tempos de crise, Deus sempre o protegerá e o ajudará a chegar ao destino pretendido.

B. A supremacia e o poder de Deus manifestados

Em tempos de crise terrível, Deus quer líderes por meio dos quais ele possa manifestar Seu poder. Enfrente o desafio e Deus o usará poderosamente.

C. Deus deu a Paulo favor aos olhos de estranhos

(Atos 28:1-2)

Os malteses não falavam a língua de Paulo, mas com certeza entendiam a situação de Paul. Deus sempre envia ajuda a líderes como Paulo.

D. Deus fez o maltês honrar Paulo

(Atos 28:10)

Os verdadeiros líderes estão mais preocupados em glorificar a Deus do que em sua própria fama. Deus pessoalmente honra tais líderes e os faz serem honrados por outros.

Conclusão deste sermão sobre o Naufrágio de Paulo

Se você é um líder, ajude-se com esses princípios toda vez que se encontrar diante de tempestades e naufrágios. Um dia você será capaz de olhar para trás e dizer ‘Missão cumprida!’ (Conclua lendo 2 Timóteo 4:7)

Se este sermão em Atos 27 foi útil para você, por favor, visite mais sermões prontos aqui.