Desenvolvendo uma Liderança de Excelência: Princípios e Características

No texto de hoje vamos conversar com os líderes para que possamos refletir sobre uma liderança de excelência. Mas, antes de tudo quero que pensemos nesses textos:

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.” (Cl 3.23)

“Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento.” (2 Pe 1.5-NVI)

O líder de excelência busca a cada dia aperfeiçoar sua vida e ministério por entender que foi comprado por alto preço e, consequentemente, tem prazer de servir a Deus, que o amou dando-lhe o Seu melhor (1Pe 1.17-19).

Hoje nos círculos acadêmicos e empresariais usa-se o termo “Padrão de Qualidade”, porém, Deus sempre orientou o seu povo para isso. Não seja perfeccionista, seja excelente!

O perfeccionista se frustra por que ele mesmo é imperfeito e está em processo de crescimento (Ef 4.13). A excelência olha para Deus, e se inspirada nEle, busca fazer o melhor para a glória do próprio Deus, que é digno que o sirvamos com excelência.

A excelência glorifica a Deus e honra as pessoas. O bom líder desenvolve as metas internas, que dizem respeito ao que ele tem sido diante de Deus (Sl 139.23,24; 2Tm 2.15). E metas externas, que estão fundamentadas no que ele faz para Deus (1Co 10.31). E não mede esforços para atingi-las.

PRINCÍPIOS ASSOCIADOS À LIDERANÇA DE EXCELÊNCIA

A liderança de excelência vem de Deus

Deus é nosso exemplo maior de liderança de excelência. As obras criadas por Ele têm a marca da excelência (Jó 37.23; Sl 19.1; 139.14; Is 12.5).

A criação do homem foi excelente. O poder de Deus é um poder excelente. Servimos ao Deus das coisas excelentes! (Dt 32.4; 2Co 4.7)

A excelência é uma característica dos homens de Deus

Ao longo da história, os homens e mulheres de Deus foram reconhecidos por serem pessoas de excelência no que faziam para Deus.

A excelência é alcançada com esforço

A excelência tem um preço de dedicação e esforço (2Tm 2.3-7). Muitos querem servir a Deus com desleixo (Jr 48.10).
Entretanto, reconhecemos que Deus merece o melhor e nos empenhamos em fazê-lo (Fl 3.7-9).

A liderança excelência exige zelo

A diligência dá o ritmo de nossa caminhada com o Senhor. Temos que procurar fazer o melhor para Deus remindo o tempo, ou seja, aproveitando bem o nosso tempo e usando-o com inteligência para que a urgente obra do Senhor seja realizada (Jo 9.4).

“Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posiçãoinferior.” (Pv 22.29)

A excelência exige humildade

Fazer o melhor não significa querer o reconhecimento e a glória humana. É a Deus que estamos servindo e por Deus fomos colocados como servos dos servos. Nossa capacidade, dons e poder vêm de Deus. A Ele seja o louvor a honra e a glória! (2Co 3.3-6; Cl 3.17,23, 24; Ap 4.11).

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER QUE TEM LIDERANÇA DE EXCELÊNCIA

Como já vimos a liderança de excelência não tem como referência ela mesmo ou suas vontades, mas sim a pessoa de Deus.
Para isso é importante que esse servo observe algumas questões importantes no exercício dessa liderança.

a) Ser servo

Um líder cristão sabe servir (Mc 10.45). Quem não sabe servir não serve para liderar. O líder cristão, a exemplo de Jesus, sempre serve para suprir as necessidades de seus liderados.

b) Influenciar seus liderados

Um líder deve influenciar seus liderados. Nunca impor na marra, coagir ou reprimir as

pessoas, pois elas não são propriedades sua. Influenciar é uma característica inerente do líder de excelência (Pv 16.23).

c) Ser íntegro para liderança de excelência

O líder de excelência inspira confiança nas pessoas. Mostra às claras, aquilo que é no escuro e vice-versa. Deus nos escolheu para, na Sua graça e poder, nos constituir exemplos de integridade. Em suma, Ser íntegro significa ser inteiro no que somos e fazemos (Tt 2.7, 8).

d) Confiar em Deus

Alguém que não acredita que em Deus ele é capaz, nunca se atreverá a enfrentar novos desafios, porque pensa que se o fizer, fracassará. Se Deus teve a ousadia de confiar em nós para executarmos Sua obra, por que não confiarmos que nEle podemos todas as coisas? (Sl 37.3-5; Pv 3.5).

e) Ser responsável

Devemos assumir as pequenas obrigações como grandes responsabilidades, sem jamais pensar em tirar proveito pessoal do que nos foi confiado, pois temos a certeza de que, a seu tempo, seremos exaltados (Mt 25.21).

f) Ser fiel

José foi um dos maiores líderes que o Egito já teve. Ele provou fidelidade em todos os seus níveis de relacionamentos: a Deus; ao patrão Potifar; a Faraó; ao Pai Jacó; e até aos irmãos, apesar de o terem traído. A recompensa por ser sempre fiel afetou não somente a sua reputação, mas ao povo do Egito, os povos da terra e a preservação do povo de Deus. Um líder de excelência é fiel em tudo, e Deus o recompensará (Gl 5.22,23; Ap 22.11).

g) Ser ensinável

O crescimento espiritual faz parte da maturidade cristã. É um constante processo de aprendizado. Exige dedicação, paciência, perseverança e humildade. Perdemos a condição de aprendiz a partir do momento em que a arrogância ocupa espaço em nosso coração.
Portanto ser ensinável é uma característica admirável de um líder de excelência (Pv 3.34; 4.18; 9.8,9; 11.2). O cristão é alguém que deve sempre buscar aprender. Jamais chegaremos em um ponto onde não teremos mais o que aprender.

A liderança de excelência de Deus se vê refletida em tudo quanto Deus faz. E nós, como filhos de Deus, temos o dever de refletir o mesmo espírito de excelência em todas as coisas que fazemos (Mt 5.16).

Em suma, Seja um líder excelente!

Se gostou, então continue lendo:

6 maneiras de reconhecer se você está sendo um verdadeiro líder

Crescendo como líder: 10 lições para liderar a igreja com sabedoria

4 Lições sobre o fracasso da liderança de Saul

15 Versículos Bíblicos Orientadores para Líderes

O que a Bíblia diz sobre liderança?

Como Deus preparou José para a liderança?

Giovanni Bruno

Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), acadêmico de Teologia, pela FATIPI, e pós-graduando em Docência no Ensino Superior, pela UniCesumar e autor do livro “O Carpinteiro de Betel”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo