Atos 2:37-47 Os Alicerces da Igreja

Esboço de Sermão em Atos 2:37-47 com o título: Os alicerces da Igreja. Sermão Expositivo em Atos dos Apóstolos.

TÍTULO: OS ALICERCES DA IGREJA

TEXTO deste Sermão: Atos 2:37-47

37 – E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

38 – E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

39 – Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

40 – E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

41 – De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

42 – E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43 – E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44 – E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

45 – E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

46 – E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

47 – Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

PROPÓSITO ESPECÍFICO deste Sermão: Estimular o crente ao crescimento da igreja por meio da oração e anúncio da Palavra.

INTRODUÇÃO deste Sermão

Com a proliferação de seitas, a prática religiosa é diferente de grupo para grupo, de pessoa para pessoa.

A fé do cristão não vem da experiência de ninguém.

A base da fé do cristão vem do ensino da Palavra de Deus, a Bíblia.

É através da Bíblia e da oração que o cristão conhece a vontade de Deus.

A Igreja existe para cumprir estritamente a vontade de Deus e não para satisfazer esquemas.

Quando a experiência é à luz do ensino bíblico o cristão conquista segurança e confiança.

A igreja primitiva crescia porque perseverava na oração e no ensino da Palavra (At 4:29-31).

TRANSIÇÃO: A experiência de crescimento da Igreja primitiva era firmada em três alicerces.

I – O ALICERCE DA FÉ (Atos 4:31)

“…e nas orações” (Atos 2:42)

“…e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos (Atos 2:43)

Orar com fé (Mt 21;22).

Não é questão de quantidade, mas de qualidade.

Não é fé rudimentar, mas fé amadurecida.

É a dependência de Deus que leva a pedir aquilo que, embora impossível para os homens, é possível para Deus.

A oração da fé não pede o absurdo, mas segundo o propósito de Deus.

A oração da fé não é para mostrar poder, mas buscar a vontade de Deus.

E a oração da fé não é exibicionista.

Não explora a vontade do povo prometendo curas e milagres.

Se Deus quiser pode curar e fazer milagres.

Jesus nos ensinou a orar em palavras e ações.

Orar na dependência do Senhor.

Quando a igreja primitiva orava o lugar onde estavam tremia (At 4:31) e lá anunciava a Palavra do Senhor.

Portanto, orar é o alicerce da fé.

II – O ALICERCE DA SANTIDADE (Atos 2:42)

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos…” (Atos 2:42)

Doutrina aqui eram os ensinamentos dos apóstolos e esses baseados nos ensinos de Jesus.

Os pecados devem ser afastados do comportamento do cristão (2 Co 7:1).

Deus não convive com o pecador. Não ouve as orações.

É necessário arrependimento, contrição (Is 1:15-16).

É necessário confissão.

E é necessário desenvolver um estilo de vida espiritual sensível ao pecado.

Reconhecer que a raiz do pecado está em nós, não nos outros (Sl 51:1-13).

Ser santo é uma ordem de Deus (1 Pe 1:16; Ex 19:6).

O distanciamento do pecado é o alicerce da santidade.

III – O ALICERCE DA PERSEVERANÇA (Atos 2:42)

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos…”.

Não desanimar quando não alcançar um objetivo.

Não desistir.

Oração pressupõe perseverança (Mt 7:7-8).

Orar com o espírito, alma.

Não permitir que as emoções guiem a oração.

Usar o intelecto, a razão.

O desânimo é uma condição emocional.

Não indica a vontade de Deus (Rm 12:1-2).

A Igreja deve perseverar: Na doutrina dos apóstolos; na comunhão; no partir do pão; nas orações.

“Porque todo o que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13).

Este é o alicerce da perseverança.

CONCLUSÃO deste Sermão

A Igreja cresce quando anuncia a Palavra do Senhor.

Não pregar o que os homens querem ouvir, mas o que Deus quer dizer aos
homens.

A igreja primitiva pregava a Palavra com intrepidez, com ousadia.

Não considerava a oposição.

Uma igreja cresce em qualidade e quantidade quando está alicerçada na fé, santidade e perseverança.

Oração: para crescer em qualidade (At 2:42).

Evangelização: para crescer em quantidade (At 2:47).

Veja mais Esboços de Pregação.