5 razões de uma cópia física da Bíblia ser superior a um aplicativo
Uma cópia física da Bíblia é melhor do que um aplicativo? Por que?
Eu tenho um iPhone, mas não tenho um App da Bíblia nele. Sim, você leu certo! Sou um autor cristão, palestrante, treinador, editor freelance, evangelista e mentor… e é exatamente por isso que não tenho uma Bíblia no meu iPhone.
Admitidamente, seria útil pesquisar as Escrituras quando não consigo lembrar as palavras exatas, ou estou em uma discussão sobre algo que Jesus ou Paulo disseram em um determinado momento e lugar, e por essa razão eu poderia considerar adicionar uma Bíblia App para o meu telefone… algum dia.
Eu tenho programas bíblicos no meu computador para localizar e pesquisar as Escrituras para meus escritos, mas essas não são a minha “Bíblia”.
Eu treinei, orientei e conversei com milhares de mulheres e liderei vários grupos de estudo bíblico – incluindo estudos com meus netos – sem nunca pegar meu iPhone.
No entanto, eu nunca poderia falar, ensinar, orientar ou liderar sem minha Bíblia pessoal em minhas mãos.
1. Mentorando a Próxima Geração
Os pais muitas vezes lamentam que seus filhos passem muito tempo em dispositivos eletrônicos. No entanto, muitas manhãs de sábado provavelmente se parecem com isso em milhares de casas: mamãe e papai têm uma xícara de café em uma mão e estão rolando pelo iPhone na outra.
As crianças saem com os olhos sonolentos, veem a mamãe e o papai “brincando” em seus telefones e pegam seu próprio aparelho eletrônico para que comecem os jogos da manhã de sábado.
Mamãe ou papai na verdade podem estar se divertindo e lendo a Bíblia em um iPhone, mas seus filhos não sabem disso! Imagine a mesma cena com as crianças vendo mamãe e papai cada um com Bíblias abertas em seus colos.
Agora as crianças sabem que mamãe e papai começam o dia lendo a Bíblia, e se as crianças tiverem Bíblias, elas podem sentar ao lado de seus pais e ler suas Bíblias também. Nossos filhos querem ser como nós.
Se os pais usam eletrônicos, os filhos usam eletrônicos. Mostre a eles que é legal ler a Bíblia – eles vão ler a Bíblia deles.
2. Evangelismo e testemunho
Quando ando pelo corredor de um avião e vejo alguém com a Bíblia aberta, sei que encontrei um irmão ou irmã em Cristo e comento sobre seu ótimo material de leitura e vice-versa.
Eu não leio minha Bíblia em público para chamar atenção, mas ela me dá a oportunidade de compartilhar o Evangelho com alguém que precisa ouvir as Boas Novas naquele momento.
Se eu tenho meu rosto enterrado em um iPhone lendo minha Bíblia, parece que estou lendo um livro ou jogando um jogo e os outros não ousam interromper. Quero que minha Bíblia aberta seja um convite aberto para discussão e interação.
3. Evite distrações
Todos nós sabemos o quão difícil é manter o foco enquanto lemos nossa Bíblia com todas as distrações ao nosso redor.
Na verdade, deixo meu iPhone em outra sala quando estou estudando minha Bíblia para não ficar tentado a checar e-mails, mensagens de texto, Facebook ou receber ligações.
Mas quando você está lendo a Bíblia no seu iPhone, novas mensagens aparecem na parte superior do telefone, mesmo que o som esteja desligado, ou é muito fácil deslizar para outra tela… você fecha seu App da Bíblia para tentar novamente outro dia.
4. Desconsideração com oradores e pastores
Não só é falta de consideração e grosseria navegar em seu telefone enquanto alguém está falando, mas Satanás pode usar seu iPhone para desvencilhar você da mensagem que Deus deu a um orador ou pastor.
Quando estou falando e vejo na plateia cabeças curvadas sobre telefones brilhantes com dedos digitando furiosamente muito depois de ter mencionado uma Escritura, sei que perdi aqueles usuários de iPhone. Eles se desconectaram da Palavra de Deus e entraram na palavra do mundo.
De volta à orientação… seus filhos estão sentados ao seu lado na igreja enquanto você procura uma Escritura.
Então você recebe um texto e responde o texto enquanto seu filho que você acabou de dizer para não brincar com aparelhos eletrônicos na igreja está olhando por cima do seu ombro.
5. A Bíblia Sagrada é viva, atemporal e digna de respeito
Ter uma Bíblia suplementar no seu iPhone é bom para uso como referência e pode ser a única maneira de algumas pessoas lerem a Bíblia.
É melhor ler uma pequena Bíblia em um telefone do que não ler a Bíblia. Mas uma cópia física da Bíblia é verdadeiramente insubstituível.
2 Timóteo 3:16 nos lembra que a Bíblia é a Palavra de Deus viva e respirada. Uma Bíblia encadernada com páginas de papel, onde você vê rapidamente o texto no contexto, envolve seus sentidos sensoriais de tato, visão e olfato.
Você pode se envolver e interagir com uma Bíblia física
Faça anotações nas margens, sublinhe palavras e versículos relevantes e até pinte.
Sua família pode transmitir sua herança bem documentada, bem usada e bem engajada por gerações para aprender como Deus falou Sua sabedoria e discernimento para você. Ninguém deixa de lado seu iPhone, exceto para obter um modelo mais novo e deixar seus filhos jogarem no antigo.
Sim, você pode fazer anotações sobre Escrituras específicas no seu iPhone, mas não é conveniente e as anotações não ficam visíveis nas margens.
Você tem que clicar no versículo exato para vê-los. Há algo em abrir as páginas da sua Bíblia e ver rapidamente tudo o que é importante para você nessas passagens.
Sentei-me ao lado de uma mulher na igreja no domingo passado, e sua Bíblia bem usada – com a encadernação presa com fita adesiva – tinha notas por toda parte e cada página tinha comentários que ela havia escrito e destaques que ela havia feito ao longo dos anos.
Ela tinha uma nova Bíblia, mas não podia se desfazer de toda a história de sua antiga Bíblia. Isso nunca vai acontecer em um iPhone.
Ninguém aprende com um iPhone que quando você abre sua Bíblia até o meio, você encontra o Livro dos Salmos. Quando você pode simplesmente tocar nas Escrituras em um iPhone, como você saberá a ordem dos livros no Antigo e no Novo Testamento?
Você não pode colocar o dedo em Gênesis, enquanto folheia sua Bíblia para comparar um versículo em Apocalipse.
E então… você se orgulha de sua Bíblia digital? Você a considera sua Bíblia pessoal? Ou é apenas mais um aplicativo conveniente?
A Bíblia Sagrada deve ter um lugar precioso em nossos lares e em nossos corações.
Devemos saber como usar nossa Bíblia melhor do que sabemos como usar nossos iPhones.
Não exclua seu App da Bíblia, mas não deixe seu iPhone se tornar sua Bíblia padrão.
Por Janet Thompson.