Deus Cumpre Suas Promessas

Quer pregar um sermão temático sobre como Deus cumpre suas promessas? Esse esboço de sermão fala sobre a promessa que Deus cumpriu quando Jesus ressuscitou e como somos encorajados por isso.

TEMA do Sermão: Deus Cumpre Suas Promessas

TEXTO do Sermão: Mateus 28:1-10

“E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão.”

Introdução (Deus Cumpre Suas Promessas)

Todos nós precisamos ser encorajados de tempos em tempos. Li sobre um jornaleiro que, para seu próprio divertimento, escreveu um bilhete para vinte de seus amigos com apenas uma palavra. “Parabéns”.

Nenhum deles tinha feito nada em particular que ele achasse que merecesse um comentário de felicitações, ele só queria ver a reação deles. Todos os vinte retornaram uma nota de agradecimento sem questionar por que a mensagem havia sido enviada. Todos nós precisamos de encorajamento.

Os discípulos certamente precisavam de algum encorajamento após os eventos do Calvário. Todas as suas esperanças e sonhos pareciam desmoronar a cada golpe do martelo que pregou Jesus na cruz. Mas, como diz o compositor, então veio a manhã.

A manhã da ressurreição trouxe a eles a percepção de que Jesus não estava mais morto. Que Ele ressuscitou, exatamente como Ele havia dito.

Esse mesmo encorajamento pode ser nosso hoje ao considerarmos o que a ressurreição de Cristo significa para nós.

I. Significa que nossa fé não é em vão

A. As decepções são muitas.

Há muitas pessoas procurando por algo ou alguém em quem acreditar.

Considere a última das tragédias que foi encontrada esta semana. A esperança deles em algo que não era real.

Isso traz à mente os muitos desencantados do passado que seguiram os homens e foram recebidos com morte e grande decepção.

B. Mas Deus Cumpriu Sua Promessa!

Os discípulos sentiram que tudo estava acabado agora. Eles viram os milagres, ouviram Sua mensagem e O aceitaram como o Filho de Deus. Mas quando eles O viram pregado na cruz, sua fé desmoronou.

A mensagem do anjo para as mulheres no túmulo foi simples: “Ele não está aqui, pois ressuscitou como disse.”

Deus cumpriu Sua promessa. Lembra do que Ele disse em João 2:19: “Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.”

C. Encorajamento de Suas promessas.

Aqueles discípulos que estavam atrás das portas com medo do que poderia acontecer com eles creram nas promessas de Deus.

“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.” (João 20:19).

Ver seu Senhor ressuscitado devolveu a esperança que haviam perdido. Veja o que diz em Romanos 1:4:

“Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.”

Hoje, quero te encorajar dizendo: Servimos a um Salvador vivo. Ele está vivo e cumpre Suas promessas para nós. Ele não apenas está vivo, mas está voltando para nos receber para Si mesmo.

II. Significa que nossa vida não termina com a sepultura

A. A pessoa sem Cristo não tem esperança.

Para aqueles que não conhecem Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, eles vivem com medo da morte. Pense nos milhões que são gastos em pesquisa e desenvolvimento para que as pessoas possam viver mais.

Se os cientistas descobrissem uma maneira de garantir que viveríamos mais, eles poderiam cobrar o preço que quisessem e as pessoas pagariam por isso. Mas, deixe-me falar de uma maneira que é gratuita!

B. A vida eterna pode ser sua.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” (João 11:25-26).

É uma questão de fé. Se você colocar sua fé em Jesus Cristo, arrependendo-se de seus pecados e confiando em Sua obra consumada no Calvário… você pode ter a vida eterna! Vejamos então Romanos 10:9-10 que diz:

“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”

Não há outro meio de salvação. Jesus não é um caminho, mas, Ele é o único caminho!

III. Isso significa que nosso amanhã será melhor do que hoje.

A. O Calvário não foi o fim da história.

Tenho certeza de que os inimigos de Cristo pensaram que tudo estava acabado naquela época. Sem dúvida, o diabo pensou que tinha vencido.

Até mesmo Seus próprios discípulos pensaram que estava acabado. Mas Deus cumpriu Sua promessa, embora estivesse escuro naquele dia em que Jesus foi crucificado, seria mais claro na manhã em que a pedra fosse removida.

B. Mas o alvorecer da manhã da ressurreição deixou claro.

Toda a tristeza dos discípulos foi tragada pela alegria daquela manhã de ressurreição.

Esta vida pode nos encher de tristeza, mas conhecer Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador transformará toda a tristeza em alegria.

Veja, eu posso morrer fisicamente… mas viverei para todo o sempre… porque Deus cumpre Suas promessas. Vejamos, então, Joaão 14:1-3 que diz:

“NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Conclusão deste Sermão (Deus Cumpre Suas Promessas)

Você crê em Deus hoje? Você pela fé aceitou Jesus Cristo como seu Salvador? É disso que se trata a vida.

Chegar ao ponto de compreender nossa necessidade de um Salvador. Aceitar que Deus fez provisão para nós ao dar Seu Filho unigênito para morrer em nosso lugar. E vivendo nossas vidas para Ele.

Então, você já entregou sua vida a Cristo? Você precisa de encorajamento hoje? Pois, tenha certeza de uma coisa, Deus cumpre Suas promessas! Ele não nos falhará.

Botão Voltar ao topo