Devocional: Ainda que a figueira não floresça – Habacuque 3

Versículo-chave do devocional:

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:17-18)

Mensagem: Ainda que a figueira não floresça

O livro de Habacuque é uma obra curta, mas poderosa, escrita por um profeta que estava lutando com a injustiça em sua nação. Ele viu o mal prosperar e o povo sofrer, e se perguntou por que Deus permitiria isso. No entanto, em meio a sua dor, Habacuque encontrou força em Deus e aprendeu a confiar na bondade do Senhor, mesmo quando as circunstâncias pareciam desesperadoras.

O versículo-chave deste devocional fala sobre uma situação em que tudo parece estar dando errado. A figueira não está florescendo, as vinhas não estão produzindo frutos, a oliveira não está dando o seu produto, os campos não produzem mantimento, e até mesmo o gado está desaparecendo. É uma imagem de desesperança e desolação. Mas, em meio a tudo isso, o profeta Habacuque diz que se alegra no Senhor e exulta no Deus da sua salvação.

Este versículo nos ensina a confiar em Deus, mesmo quando as coisas não estão indo do jeito que queremos. Ele nos lembra que Deus é maior do que nossas circunstâncias e que ele tem um plano para nossas vidas, mesmo quando não podemos ver claramente o que está acontecendo. Ele nos ensina que a alegria pode ser encontrada em Deus, mesmo em meio à dor e ao sofrimento.

Então, quando a vida parecer difícil e as coisas parecerem fora de controle, lembre-se de Habacuque 3:17-18. Lembre-se de que a alegria pode ser encontrada em Deus, mesmo quando tudo parece estar dando errado. Lembre-se de que Deus é maior do que suas circunstâncias e que ele tem um plano para sua vida. E, acima de tudo, lembre-se de confiar na bondade de Deus e se alegrar no Senhor, não importa o que aconteça.

Oremos:

Pai celestial,

ajuda-nos a confiar em ti, mesmo quando as coisas não estão indo do jeito que queremos. Ajuda-nos a encontrar alegria em ti, mesmo em meio à dor e ao sofrimento. Lembra-nos de que tu és maior do que nossas circunstâncias e tens um plano para nossas vidas. Ajuda-nos a confiar na tua bondade e nos alegrar no Senhor, não importa o que aconteça.

Em nome de Jesus, Amém.

Gostou deste tema? Então veja mais devocionais curtos de fé:

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo