O perdão não altera o passado, mas expande o futuro

Versículo devocional sobre perdão: Gênesis 45:4-8

“Então disse José a seus irmãos: ‘Cheguem mais perto de mim’. Quando eles se aproximaram, ele disse: ‘Eu sou José, aquele a quem vocês venderam como escravo para o Egito. E agora, não se angustiem, nem tenham raiva de ter me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.’”

José foi vendido como escravo por seus irmãos invejosos e sofreu diversas injustiças. Anos depois, ele se tornou o segundo homem mais poderoso do Egito e teve a oportunidade de perdoar seus irmãos. O perdão de José não apagou o sofrimento que ele passou, mas libertou-o do rancor e permitiu que ele construísse um futuro positivo para sua família.

Da mesma forma, o filho mais novo, após desperdiçar sua herança, retornou arrependido ao pai. O pai, ao invés de recriminá-lo, recebeu-o de volta com grande alegria. O perdão do pai não anulou as escolhas erradas do filho, mas deu-lhe a chance de iniciar uma nova vida. O passado serve como lição, mas não define o futuro.

Davi também perdoou Saul, que havia tentado matá-lo. Esse ato de perdão permitiu que Davi avançasse sem o peso do ressentimento, estabelecendo a paz e abrindo espaço para o futuro de liderança que Deus havia planejado para ele.

Jesus nos ensina que, se perdoarmos os outros, o Pai Celestial também nos perdoará. O perdão não é apenas um ato de misericórdia para com os outros, mas também uma condição para receber o perdão divino.

Ao perdoar, libertamo-nos do peso do passado e abrimos caminho para uma relação mais profunda com Deus. Como disse Lewis B. Smedes, “Perdoar é libertar um prisioneiro e descobrir que o prisioneiro era você.”

O perdão é a economia do coração. Ele economiza o gasto com a raiva, o custo do ódio e o desperdício de ressentimento. Você não pode se prender ao passado. Há muito mais te esperando.

E uma coisa é certa: “Quem pede perdão primeiro nem sempre é quem errou, mas quem compreendeu o evangelho.”

Escolha perdoar em vez de estagnar. Siga o exemplo do homem da cruz do meio que disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lc 23:34)

# É preciso perdoar para avançar! Perdoar nos faz crescer! 🕊️

🙏 Oração:

Senhor, ajuda-me a perdoar como Tu perdoas. Liberta-me do peso do rancor e da amargura. Quero olhar para o futuro com esperança sabendo que o perdão me abre para novas possibilidades. Ensina-me a seguir o teu exemplo Jesus. Amém.

André Lourenço

Bacharel e professor de Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É autor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Deus abençoe,, muito edificante este devocional,, de tempos em tempos é sempre bom ler e meditar,, e pedir forças pta Deus liberar perdão aos nossos corações ❤️🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp