Devocional: Você é o sal da terra – Mateus 5:13

Devocional: Você é o sal da Terra – Mateus 5:13.

Versículo-chave:

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”

Mateus 5:13

Mensagem: Você é o sal da terra

Jesus encontrava-se na cidade de Cafarnaum, cercado por grandes multidões e por seus discípulos. Ali ele pregou as “Bem-aventuranças”, que é a forma grega do plural “makarios” que quer dizer “plenamente satisfeito”. O sermão do monte, como ficou conhecido esse discurso de Jesus, ocupa os capítulos 5, 6 e 7. No início de seu discurso, o Senhor fala aos discípulos sobre os resultados de uma vida de plena comunhão com Deus e o que eles representam para o mundo.

Queridos, Jesus nos comparou ao sal, e o que será que ele estava querendo nos dizer com essa expressão? O que isso representa para nós? A primeira coisa que devemos fazer para entender essa afirmação do Senhor é pensar no sal naquele tempo, como uma matéria-prima essencial para tudo, similar ao petróleo nos tempos atuais. Até a fabricação do congelador industrial (em 1854) e da geladeira doméstica (em 1913), o sal era a principal substância para preservar os alimentos.

O sal, desde os tempos antigos até séculos depois de Cristo, era considerado um símbolo de poder e riqueza. Os exércitos realizavam movimentações por vários meses em terra ou mar, e só conseguiam fazer isso com um bom estoque de sal. Você tem noção de quanta importância o Senhor estava dando a nós com essa afirmação? Algumas tribos da África chegaram a trocar blocos de sal por ouro durante a Idade Média, demonstrando o quão importante é nossa existência para a humanidade. Vamos preservar nossa identidade.

O sal preserva os alimentos, e isso representa a obra do Espírito Santo em nossas vidas, nos mantendo longe do estado pecaminoso. Ao mesmo tempo em que entendemos o quanto somos importantes para o mundo, percebemos a importância de mantermos a coerência. Jesus ainda disse: “se o sal vier a ser insípido, como lhe será restaurado o sabor?” Ele está nos alertando sobre a grande responsabilidade que temos. Se o mundo olhar para nós e não encontrar os resultados esperados, de que valerá o título que carregamos? Ele deixa claro a grande diferença entre uma conduta pautada na obediência e aquela que se deixa levar pelo pecado. Uma vale ouro, a outra só serve para ser “pisada”.

Oremos:

Pai Santo, graças te damos pelo privilégio que nos concedestes de viver segundo a verdade contida em tuas palavras. Ajuda-nos guardar nosso coração para não pecar contra ti. Temos ciência de tão grande privilégio que Tu nos concedeste, e pedimos, encarecidamente, que nunca nos deixe esquecer as nossas responsabilidades. Amém!

Se você gostou deste, então leia mais devocionais para seu dia:

Mesequias Maadson

Sou acadêmico de Letras e Teologia, poeta, escritor publicado e autor de livro. Com vasta experiência na liderança da E.B.D. da minha igreja por 10 anos, também auxiliei por alguns anos o pastor vice-presidente do ministério. Apaixonado por estudar a Bíblia, compartilho meus conhecimentos por meio de redações e comentários sobre os textos da nossa lição. Além disso, sou compositor de canções românticas e espirituais, disponibilizando músicas para cantores.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp