7 dicas para treinar crianças para fazer pequenas tarefas

Mamães, vocês estão cansadas? O trabalho de uma mãe parece nunca terminar, principalmente quando seus filhos são pequenos. Os dias são gastos cozinhando, lavando roupa, limpando a casa, dando banho, vestindo, supervisionando brincadeiras, correndo para compromissos, separando brigas e muito mais. A lista nunca acaba. E as noites? Cuidar de crianças que resistem ao sono, acalmar pesadelos e amamentar crianças doentes roubam o sono essencial de mães exaustas.

Confesso que às vezes me perguntava se sobreviveria a esses anos. E também admito que muitas vezes ignorei muitas tarefas domésticas até que elas se acumulassem. Mas isso também foi estressante.

Claro, nós amamos nossos filhos, então não trocaríamos um minuto do nosso tempo de mãe na primeira infância. Mas, como eu desejava ter mais algumas mãos para ajudar no trabalho em casa. 

Minha amiga mamãe, quantos filhos você tem acima de 3 anos? Se multiplicar esse número por dois, calculará o número de mãos adicionais que você tem à sua disposição para ajudar nas tarefas. Isso mesmo, essas pessoas pequenas podem se tornar úteis.

Eu sei o que você está pensando. Parece mais fácil fazer o trabalho sozinha. Isso pode ser verdade por um tempo. Mas tente aplicar consistentemente essas sete dicas para treinar seus filhos pequenos para fazer as tarefas. 

Você ficará surpresa quando seu filho desenvolver um senso de responsabilidade e satisfação pelo trabalho.

1. Comece a treinar cedo.

Antes de mais nada, as crianças querem ser ajudantes da mamãe. A maioria dos pequenos segue suas mamães pela casa, imitando-as e tentando se envolver. 

Às vezes, vemos isso como um incômodo, mas é o momento perfeito para capitalizar seu desejo inato de ajudar antes que elas superem isso. 

Comece dando a elas tarefas pequenas e acessíveis. À medida que crescerem, ajuste o nível das tarefas para corresponder à sua idade e capacidade.

2. Envolva seus filhos com seu trabalho.

Você sabe por que os brinquedos favoritos de seus filhos são ferramentas elétricas, aspiradores, vassouras e cozinhas? 

Se você é como eu, pode ficar tentado a dizer que é porque eles não são realmente obrigados a fazer nenhum trabalho com os brinquedos. Mas, falando sério, as crianças adoram esses objetos domésticos porque querem imitar seus pais. Se elas virem a mamãe esfregando o chão, elas também querem tentar.

Há muitas oportunidades para convidar seus filhos para trabalhar lado a lado com você:

Sempre que você estiver limpando algo com uma esponja ou escova, dê ao seu filho a mesma ferramenta para imitá-lo e aplauda seus esforços.

Quando estiver lavando a louça na pia, puxe uma cadeira para que seu filho fique ao seu lado e lave os utensílios de plástico.

Se você estiver esfregando ou aspirando, permita que seu filho segure a alça do aspirador com você ou peça-lhe para tirar pequenos itens do caminho enquanto você limpa.

Ao varrer o chão, dê ao seu filho a pá para recolher as sujeiras.

Compre um rastelo ou vassoura do tamanho de uma criança para que seu filho possa varrer grama ou limpar o chão. As crianças também podem ajudar a juntar as sobras de grama para o carrinho de mão ou saco de lixo.

Arrume as camas, pedindo para arrumarem os lençóis, cobertores e travesseiros.

Trabalhar lado a lado é uma maneira natural de ensinar as crianças a fazer tarefas.

3. Torne o trabalho em equipe divertido.

Vamos encarar. O trabalho nem sempre é agradável. Mas sua abordagem guiará a atitude de seus filhos ao longo da vida em relação ao trabalho. 

Embora existam muitas maneiras de transformar o trabalho em diversão, abaixo estão várias ideias para você começar.

  • Cante músicas juntos enquanto você limpa o banheiro e completa outras tarefas.
  • Faça da limpeza um jogo educativo. Por exemplo, pegue qualquer coisa com a cor vermelha primeiro. Em seguida, guarde todos os brinquedos que fazem barulho. Isso ensina às crianças o pensamento organizacional, bem como a habilidade de cuidar de seus pertences.
  • Defina um cronômetro e veja quem pode realizar mais trabalho antes de disparar.

4. Selecione tarefas adequadas à sua idade e habilidade.

Se uma tarefa está além da capacidade do seu filho, sua motivação diminui. Mas quando eles tiverem sucesso, vão querer fazer isso novamente. Aqui estão alguns exemplos de tarefas apropriadas para a idade:

Crianças pequenas – dobrar toalhas de mão; varrer as migalhas debaixo da mesa com uma vassoura de mão; coloque um guardanapo em cada lugar na mesa da sala de jantar.

Pré-escolares — ficar em um banquinho na pia para lavar ou secar pratos de plástico; pôr os pratos na mesa para o jantar; varrer a varanda ou calçada com uma vassoura do tamanho de uma criança; colocar água para o animal de estimação; recolher o saco de lixo.

Adolescentes — arrumar a mesa; guardar talheres; alimentar animais de estimação; varrer pisos; limpar a grama; secar pratos; lavar pias e banheiras.

5. Evite críticas.

As crianças raramente farão tudo perfeito. Mas é importante comemorar seus esforços enquanto você os treina. 

Em uma idade muito jovem, você está simplesmente desenvolvendo sua capacidade de encontrar satisfação e alegria no trabalho. 

À medida que envelhecem, você pode ajustar a execução das tarefas, para que sejam bem feitas de acordo com sua capacidade.

Encontre algo louvável em seu trabalho, mesmo que o resultado ainda não esteja de acordo com seus padrões. Aumente sua motivação elogiando seu bom trabalho para outros membros da família em sua presença.

6. Fale a verdade em suas mentes e corações enquanto vocês trabalham juntos.

Ao convidar seus filhos para trabalhar ao seu lado, ajude-os a identificar o sentimento de satisfação que o trabalho produz. 

Aqui estão alguns exemplos de palavras que você pode repetir com frequência para incorporar atitudes de trabalho piedoso em seus corações.

  • Você gosta de ajudar a mamãe, não é?
  • Você se sente feliz quando faz um bom trabalho.
  • É bom colocar nossos brinquedos onde eles pertencem.
  • Trabalhar juntos é muito divertido.

7. Recompense o bom trabalho.

O trabalho traz lucro, mas a mera conversa leva à pobreza (Provérbios 14:23)

É bíblico recompensar o trabalho, então conecte as tarefas a outras atividades agradáveis. Isso não deve ser necessariamente um suborno ou pagamento. 

Oferecer pagamento adiantado muitas vezes treina as crianças a desejar apenas motivação externa. Em vez disso, espere até o final de um trabalho bem feito e diga: “Já que terminamos esta tarefa, vamos montar um quebra-cabeça”. “Agora que varremos o chão, vamos sair para brincar.”

À medida que as crianças crescem, você pode orientar mais explicitamente com antecedência que não haverá brincadeira até que o trabalho seja concluído. Isso lhes ensina um princípio importante. Você também pode optar por conectar uma tarefa especial com um pagamento específico ou recompensa não monetária.

Mas, especialmente com crianças pequenas, permita que o companheirismo e a satisfação do próprio trabalho sejam a recompensa.

Benefícios de curto e longo prazo

Direcione seus filhos para o caminho certo e, quando forem mais velhos, não o deixarão. (Provérbios 22:6)

Usar essas sete dicas para treinar as crianças a fazer tarefas é certamente um investimento do precioso tempo e energia da mamãe. Mas o treino compensa. 

A curto prazo, seus filhos não apenas se sentirão mais próximos à medida que você os incluir, mas também logo se tornarão ajudantes confiáveis ​​em sua casa.

Não posso prometer que eles não esquecerão os princípios de trabalho que você lhes ensinou quando se tornarem jovens. 

Nós, pais, não temos garantias quanto ao resultado de nossos esforços. Mas, a longo prazo, eles provavelmente exibirão uma excelente ética de trabalho para o sucesso futuro.

Autora Annie Yorty.

Botão Voltar ao topo