O que aprendemos com Naum na Bíblia?

Naum, um dos livros do Antigo Testamento, não mencionado com muita frequência, mas que nos fornece lições preciosas, nos permitindo assim aprender mais sobre Deus.

Sobretudo, Naum não é apenas um dos livros do Antigo Testamento, mas também um dos profetas que ministraram para o Senhor. 

O profeta bem como o seu livro, são partes importantes da história de Israel, pois desempenharam um papel de grande valia na história da redenção do povo de Deus.

Sobre o que é o Livro de Naum?

O livro de Naum é sobre o profeta Naum, e a profecia que ele recebe sobre a cidade de Nínive.

Ouvimos pela primeira vez sobre a cidade de Nínive no livro de Jonas. O profeta Jonas recebe uma mensagem do Senhor, para pregar ao povo de Nínive para que eles se convertam e se arrependam, caso contrário enfrentarão a destruição. 

Jonas, no entanto, não quer ir porque Nínive é uma cidade importante no império da Assíria, conhecida por seu povo cruel e por ser inimiga de Israel. Depois que Jonas foge de fazer o que o Senhor o chamou para fazer, ele finalmente se submete e vai contar ao povo de Nínive sobre a mensagem que ele tem para eles. 

O povo de Nínive acaba se arrependendo por causa da notícia que Jonas compartilha com eles, e eles começam a temer ao Senhor. A destruição não cai sobre esta grande cidade, desta vez.

Cerca de 100 anos depois é onde vemos o profeta Naum entrar em cena. Embora Nínive tivesse se arrependido, isso não durou muito. Havia uma nova geração de pessoas nesta grande cidade, e eles estavam novamente em seus seus velhos hábitos. 

Os assírios eram muito poderosos nessa época e conquistavam outras regiões, inclusive Israel. Eles eram iníquos aos olhos do Senhor, não apenas aterrorizavam outros países, mas sua cidade estava cheia de templos para outros deuses, cheia de tesouros dos lugares que haviam conquistados e eles estavam embriagados de poder. 

Contudo, o Senhor tinha sido paciente com o povo de Nínive, mas agora tinha uma mensagem diferente para eles. Naum tem uma visão sobre a destruição da cidade de Nínive, e ele é enviado pelo Senhor para entregar esta mensagem.

Mesmo que Nínive pareça um poder que durará para sempre, eles eventualmente caem. Pouco tempo depois da visão de Naum, algum conflito interno está acontecendo na cidade. Os medos e os babilônios também fazem um acordo para atacar Nínive. 

Havia um rio que atravessava a cidade e uma barragem construída para restringir o fluxo de água. Eventualmente, a barragem está derrubada e a água furiosa é demais para as paredes de Nínive. 

Os medos e babilônios são então capazes de entrar na cidade e destruí-la. Depois disso, Nínive nunca mais foi a mesma. Ela existiu por um período de tempo após sua destruição, mas foi completamente exterminada em alguns anos.

O livro de Naum mostra que, embora o Senhor mostre misericórdia, ele nunca demora para mostrar sua ira e julgamento. Deus não deixa o tratamento de seu povo passar despercebido por muito tempo, ele eventualmente busca justiça para aqueles que encontram refúgio nele.

O que devemos saber sobre o Profeta Naum segundo a Bíblia?

Naum é um dos profetas menores no Antigo Testamento, mencionado apenas uma vez em todo o livro de Naum. Ele recebe uma visão sobre a cidade de Nínive, e sua destruição por causa de suas práticas malignas, se afastando do Senhor novamente depois da chance que eles tiveram. 

Embora o profeta Naum trouxesse más notícias para o povo de Nínive, na verdade ele tinha boas notícias para o povo de Israel. 

Significado de Naum

O nome hebraico de Naum na verdade significa “conforto”, que é realmente o que ele está trazendo para o povo de Israel porque eles foram oprimidos por tanto tempo. Naum chega a ser aquele que traz uma mensagem de justiça e mostra que Deus é fiel em fazer o que promete.

A Mensagem de Naum

Embora o nome “Naum” signifique “conforto, compassivo”, sua mensagem, em parte, reflete a demonstração do juízo divino. É prudente dividir sua mensagem em duas partes distintas: a condenação de Nínive e o consolo destinado aos judeus.

Naum delineia o limite da tolerância divina para com os inimigos do povo de Deus. Essa abordagem não contradiz a misericórdia divina, mas evidencia que há um ponto crítico além do qual as ações de um povo não serão mais toleradas.

Consolo para Judá e a Queda de Nínive

O propósito principal de Naum era oferecer consolo a Judá diante da poderosa Assíria, seu feroz adversário. Através de sua profecia, Naum revelou minuciosamente o plano de Deus para a completa destruição de Nínive. Essa mensagem visava reafirmar a soberania divina sobre todas as nações, enfatizando que Deus não tolera indefinidamente o domínio baseado em pilhagem e violência.

Naum trouxe um alívio bem-vindo aos israelitas, que sofriam nas mãos dos assírios. A própria essência do nome Naum, que significa “consolação”, reflete o efeito positivo de sua mensagem sobre os israelitas, que ansiavam pelo juízo divino contra seus inimigos.

O livro de Naum começa com a expressão “peso de Nínive”, indicando a severa sentença divina contra o império conhecido por suas conquistas cruéis. Embora a mão divina tenha temporariamente se abstido de punir, o império assírio persistiu em suas maldades, anulando o arrependimento previamente trazido por Jonas. A destruição inevitável estava a caminho.

Comenta Matthew Henry sobre a mensagem do profeta:

Dizia respeito a Nínive e à monarquia assíria, da qual este era o assento real. Cerca de 100 anos antes disso, Judá tinha, em nome de Deus, predito a rápida derrubada dessa grande cidade; mas, então, os ninivitas se arrependeram e foram poupados, e esse decreto não saiu. Os ninivitas viram então o quão era vantajoso para eles deixarem os seus maus caminhos; era a salvação da cidade. No entanto, logo depois, eles voltaram a ele novamente; ela se tornou pior do que antes, uma cidade sangrenta e cheia de mentiras e roubos. Eles se arrependeram de seu arrependimento, voltaram como o cão para o seu vômito, e por fim se tornaram piores do que haviam sido. Então, Deus não lhes enviou este profeta, como Jonas, mas esta profecia, para ler a eles a sua condenação, que era agora irreversível. Note que a suspensão temporária da pena não continuará se o arrependimento não continuar.

Qual a mensagem principal do livro de Naum?

A mensagem principal do livro de Naum é a de que Deus é um juiz justo que punirá os ímpios e orgulhosos. O livro profetiza a destruição de Nínive, capital da Assíria, por causa de sua crueldade e opressão contra outras nações. Naum também anuncia a restauração de Israel e a vindoura glória do reino de Deus.

O livro destaca a soberania de Deus sobre as nações e sua justiça infalível. Ele também revela a compaixão de Deus por seu povo e sua promessa de redenção. Naum nos ensina a confiar em Deus, mesmo em tempos de sofrimento e injustiça, e a ter esperança na sua justiça final.

O que podemos aprender com Naum?

Há algumas coisas que podemos aprender com o profeta Naum e seu livro no Antigo Testamento.

Pode ser fácil supor que Deus não se importa com o sofrimento de seu povo neste mundo. Coisas terríveis acontecem, e pensamos que não podemos ver Deus fazendo nada, mas a verdade é que ele se importa. 

Afinal, seu tempo e seus caminhos estão muito além de nossa compreensão. 

Como vemos no livro de Naum, sim, ele é um Deus misericordioso, maravilhoso, mas também é um Deus justo. 

Em algum momento, ele responsabiliza as pessoas, nações e governos por suas ações. Vemos isso com a cidade de Nínive, o Senhor foi paciente com eles por um período de tempo, mas eventualmente o tempo acabou. 

O julgamento do Senhor veio sobre eles por causa de seus maus caminhos. Foi o mesmo que aconteceu com outros impérios que fizeram coisas opressivas e más, porém, eles não existiram para sempre. 

O Senhor cuida de seu povo e cuidará para que as coisas estejam corretas.

O livro de Naum também nos lembra de não nos esquecermos do Senhor e colocarmos nossa confiança e fé em outras coisas. 

O povo de Nínive confiava em seu próprio poder, posses e ídolos. Embora eles tenham se arrependido uma vez, eles esqueceram completamente a misericórdia que receberam e voltaram para seus caminhos malignos e destrutivos. 

Isso acabou levando à sua destruição. Por isso é tão importante lembrar de onde vem tudo, e que cada dia recebamos humildemente a misericórdia e a graça que o Senhor nos oferece. 

Quando nos afastamos de nossos caminhos pecaminosos e recebemos o que o Senhor nos oferece, temos a certeza que Ele “cuida dos que nele se refugiam”. (Naum 1:7)

Também podemos ser gratos, pois esta história nos mostra que o Senhor não é lento, mas que ele quer que todos venham ao arrependimento. 

Considere o quão grande é o amor dele por todas as pessoas, que todos têm a chance de conhecê-lo. No entanto, ele ainda é justo e, eventualmente, julgará toda a terra. 

Aqueles que seguem a Jesus recebem uma promessa, que estará com ele para sempre, e experimentara como ele pretendia que as coisas fossem desde o início.

Embora alguns dos livros do Antigo Testamento possam ser mais difíceis de entender, sou muito grato pelo livro de Naum e pelo que ele nos ensina. 

Pois, mostra que temos um Deus misericordioso e amoroso que deseja ter um relacionamento com sua criação. Ao mesmo tempo, ele é perfeito em julgar e defender aqueles que ama em seu tempo. 

Sendo assim, podemos confiar nele em tudo o que ele faz porque ele está operando todas as coisas em nosso favor e para sua glória.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo