3 maneiras de encorajar pastores e líderes de jovens
Ser um Pastor ou um líder de Jovens é uma tarefa difícil, mas incrivelmente recompensadora. Assim como todos os outros, na verdade mais ainda, eles precisam de nosso apoio, encorajamento. Além disso, precisamos reconhecê-los como uma parte valiosa da igreja.
Uma Palavra Rápida sobre a Realidade do Ministério Jovem
O Ministério da Juventude é muitas vezes considerado uma posição de “nível de entrada”, seja como pastor ou voluntário, e ainda assim espera-se que esses corajosos seres humanos:
- Pregue e ensine de forma sistemática, apaixonada e precisa, ao mesmo tempo em que atrai uma geração mais jovem e muitas vezes desinteressada. A maioria dos veteranos com vários graus e décadas de experiência não pode fazer isso!
- Ter as habilidades para lidar com depressão, ansiedade, solidão e até suicídio em jovens. Fora da igreja, muitas vezes recomendamos um conselheiro licenciado, altamente educado e experiente!
- Dê as melhores partes de seu tempo em grandes pedaços, mantendo seus casamentos, amizades, finanças e fé pessoal juntos. Quase todo mundo já luta com isso, e isso sem a enorme preocupação com a fé da próxima geração!
- Acrescente uma pandemia que diminuiu ou esmagou o envolvimento dos jovens na igreja. A maioria das igrejas não se recuperou, muito menos os ministérios de jovens!
Aqui está o meu ponto: a maioria das pessoas no ministério de jovens tem uma abundância de paixão e desejo de alcançar jovens para Cristo, mas muitas vezes eles não têm experiência, treinamento, recursos ou apoio necessários para realizar uma tarefa tão monumental.
Uma grande parte da solução é dar-lhes tempo, seu tempo e, acima de tudo, seu encorajamento , para que você possa ajudá-los a alcançar a geração mais jovem para Cristo. Aqui estão três maneiras de fazer exatamente isso.
1. Concentre-se mais na parte do “Pastor” do que na “Juventude”.
Vamos começar com o Pastor de Jovens.
Algumas igrejas se saem melhor do que outras quando se trata de mostrar valor ao Pastor de Jovens, mas muitas ainda têm muito trabalho a fazer nessa área.
A maioria dos Pastores de Jovens luta para obter o reconhecimento, o crédito, o respeito e o apoio de que precisam porque são frequentemente vistos como Pastores de nível inferior. Ou pior, às vezes sua posição é vista como um trampolim ou treinamento para o tipo de pastor que outros pensam que querem ser.
Muitos líderes de jovens não são apenas apaixonados, mas grandes pensadores e têm incríveis dons de ensino e liderança.
Em muitas igrejas, o Pastor de Jovens está na vanguarda da teologia e do recrutamento de voluntários, já que eles provavelmente acabaram de se formar na faculdade e enfrentam a perspectiva de pouca ou nenhuma equipe ao lado deles.
Eles geralmente são grandes recrutadores, líderes, teólogos e comunicadores. Eles são pastores, não apenas pastores de jovens.
E eles podem liderar uma faixa etária diferente, mas quem eles lideram e o que eles fazem é uma parte vital da igreja.
Como incentivá-los: Se o seu filho adolescente estiver no ministério de jovens, diga ao Pastor de Jovens coisas como “Obrigado por ser o pastor da minha filha” ou “Estamos felizes em tê-lo como um de nossos pastores nesta igreja”.
Deixe a parte “Juventude” de fora e apenas pense e trate-os como um dos pastores da equipe. Se você é um voluntário ou está sob a liderança deles, agradeça-os por serem “Seu Pastor” porque em um sentido muito real, eles são.
2. Dê seu tempo, tome seus fardos.
O ministério, em geral, é um desafio, mas o ministério de jovens tem sido especialmente difícil nestes dias atuais. Muitos Ministérios da Juventude da igreja fecharam, e alguns ainda não retornaram ou se recuperaram. Os jovens se dispersaram, sem retorno em massa no futuro próximo.
Isso deixou um número incrível de voluntários e Pastores de Jovens confusos, desmoralizados, frustrados e até deprimidos.
A maioria não está simplesmente lamentando a falta de jovens presentes, eles estão genuinamente preocupados com o que está acontecendo com os jovens e sua fé em Cristo, porque eles não os veem há algum tempo. Tudo isso, enquanto navegam os desafios em suas próprias vidas.
Talvez a melhor forma de encorajamento para o Pastor de Jovens, sua equipe ou seus voluntários seja dar-lhes o seu tempo e tentar levar alguns de seus fardos.
Pergunte mais sobre o que está acontecendo em suas vidas do que no ministério de jovens. Eles não precisam de você para consertar nada ou dar conselhos. Eles precisam de alguém para saber o que eles estão passando.
Precisam de alguns para lhes dizer que estão fazendo um bom trabalho. Eles precisam saber que alguém os apoia e cuida deles nesses tempos difíceis. Precisam compartilhar seus fardos e suas frustrações. Eles precisam ser lembrados de que não estão sozinhos e que têm nosso apoio, cuidado e confiança.
Como incentivá-los: Reúna-se com eles regularmente apenas para ouvir e perguntar sobre suas vidas pessoais. Ore com eles e por eles regularmente.
Deixe-os saber que você está orando por eles, o que pode ser incrivelmente encorajador. Por fim, lembre-os de que Deus está com eles, que você está por eles e que a paz e a alegria de Deus ainda estão à frente deles.
Romanos 5:13 diz:
“Que o Deus da esperança os encha de todo o gozo e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança pelo poder do Espírito Santo.“
3. Dê-lhes um lugar melhor à mesa.
Nada encoraja como elevar alguém a uma posição de influência e importância. Quase todo mundo quer ser considerado um membro importante e contribuinte de uma equipe.
No Ministério da Juventude, algumas das melhores e mais brilhantes idéias podem vir de pessoas que não têm oportunidades suficientes para mostrar sua paixão, talentos e engenhosidade.
Se você é um pastor companheiro, convide o Pastor de Jovens para reuniões e sessões de estratégia das quais eles normalmente não fazem parte.
Peça informações e feedback, e não apenas sobre o que seria eficaz para os jovens, mas para todos. Tome notas sobre o que eles dizem e implemente o que é bom, verdadeiro e sólido. Comemore e dê crédito a eles na frente dos outros quando apropriado – e convide-os novamente!
Para os voluntários, ocasionalmente convide-os para reuniões de equipe ou de estratégia e dê a eles uma parte de sua apresentação. Peça a alguns voluntários importantes e dedicados para ajudar a estabelecer ou ajustar a Missão, Visão e Valores quando for a hora de fazê-lo. Dê algo que você normalmente leva para um voluntário, eles podem até fazer melhor!
Seja um Pastor de Jovens ou um Voluntário de Jovens, dê a eles um lugar à mesa que ajude a planejar o futuro em sua igreja.
Jesus fez isso incrivelmente bem. Ele escolheu 12 discípulos e ganhou uma infinidade de outros seguidores que enviou antes que estivessem prontos. Às vezes eles falhavam, mas Ele continuava dando-lhes um lugar à mesa.
Em Lucas 10, Jesus envia 72 seguidores à sua frente. Ele investiu neles, treinou-os, guiou-os e depois deu-lhes oportunidades de liderança. Eles voltaram com alegria e Jesus celebrou com eles, dizendo:
“Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago”.
Seu trabalho, diligência e coragem diante dos poderes demoníacos ajudaram Jesus em Sua missão de derrotar Satanás.
Pensamentos finais
O ministério é incrivelmente recompensador e também uma fera sem fim. Pastores de jovens e seus voluntários são quase sempre mal desvalorizados.
Eles não estão criando crianças, eles estão criando adultos. Eles estão investindo em futuros líderes de louvor, pastores, professores, médicos, eletricistas, assistentes sociais e uma infinidade de outros membros contribuintes da sociedade.
Nem sempre podemos pagá-los, mas se investirmos neles com a moeda do incentivo, muitas vezes valerá muito mais para eles no longo prazo.
Então encoraje, encoraje e encoraje. E se você acha que acabou, incentive mais alguns até que eles pensem que têm o melhor trabalho do planeta – e talvez tenham.
O que é melhor do que investir na próxima geração e viver para vê-los realizar seu potencial? Não muito!
Leitura adicional: Líder de jovens: Guia completo de como ter sucesso na liderança de jovens na igreja