Fundamentos da Cultura do Avivamento

Quando pensamos nos fundamentos da cultura do avivamento, devemos nos voltar para a Palavra de Deus e notar quais as características presentes nos moveres de Deus.

Não para entender essas características como uma “fórmula” para reproduzirmos o que Deus já fez, mas como pontos que devemos zelar com temor e humildade.

À medida que oramos, como Jesus nos ensinou, que o céu venha para a terra, devemos ansiar por isso de maneira sustentável. E assim, precisamos perguntar a nós mesmos: Quais são os valores do céu? Como iremos trazer esses valores para este mundo? Jesus demonstrou o céu na terra, então, precisamos olhar para Ele para entender como buscamos desenvolver os fundamentos da cultura do avivamento em nossa igreja e sociedade.

FUNDAMENTOS DA CULTURA DO AVIVAMENTO:

Humildade e Submissão à Deus

Atos 4:32-35

Atos 9:10-17

A humildade e a obediência total à Deus são marcas percebidas nos avivamentos da história. Quando o foco não é o homem e sim o Senhor, Deus entende que pode se derramar por completo sobre aqueles que são totalmente submissos a sua liderança. Esse é o primeiro ponto dos fundamentos da cultura do avivamento

O favor de Deus

Salmo 127:1

Atos 4:29-31

Deus é atraído quando constantemente colocamos o valor da Sua presença acima de todo o resto. Quando damos ênfase em “receber a presença”, recebemos seu favor. E isso não se conquista com fórmulas e métodos. Ele sabe a intenção de nosso coração. Quando eu O busco, porque eu O quero, tenho seu favor. Quando eu O busco, porque quero o que Ele pode fazer por mim, estou correndo contra o vento.

Liderança focada em Deus

Para que o avivamento aconteça e se mantenha, é preciso que os líderes que estão a frente do movimento ou da igreja que está vivendo o grande mover, sejam íntegros e autênticos.

Deus só vai confiar grande favor e influência sobre aqueles que tenham o desejo de expandir o Seu Reino e não tenham interesse em expandir o seu próprio domínio sobre as pessoas.

Sinais e Maravilhas como estilo de vida, não como um evento

Atos 5:12-16

Jesus afirmou que alguns sinais acompanhariam os que cressem: eles expulsariam demônios, falariam novas línguas, curariam os enfermos.

Precisamos entender que para que uma cultura de avivamento seja estabelecida, não podemos enxergar o sobrenatural como um evento, mas como um estilo de vida daqueles que amam a Jesus e querem trazer o céu na Terra através do poder do Espírito Santo!

Igreja para fora – Um dos mais importantes fundamentos da cultura do avivamento

Atos 10:44-48

Atos 11:26

Você foi chamado para fora! Temos visto que a Igreja de Cristo tem gastado muito tempo em suas atividades internas e se esquecido do principal objetivo de sua existência: manifestar o amor de Jesus àqueles que não o conhecem; indo até eles e sendo luz em todas as esferas da sociedade, que se encontram fora das quatro paredes. Essa é uma característica central do avivamento.

COMO CULTIVAR OS FUNDAMENTOS DA CULTURA DE AVIVAMENTO?

“Quando olhamos para a vida de Jesus e a Igreja Primitiva, nos tornamos cientes da disparidade entre os nossos valores, prioridades, práticas, e aqueles que vemos na Bíblia, e a partir daí somos capazes de começar a fazer ajustes”

Para cultivarmos os fundamentos da cultura do avivamento precisamos, primeiramente, viver uma transformação pessoal, com oração, arrependimento, quebrantamento e humildade. Depois, a transformação precisa se expandir para nossa equipe, Igreja e comunidade, com um mover coletivo que começa com arrependimento, abandono dos maus caminhos, busca incessante pelo Senhor. Por fim, precisamos cultivar a cultura da honra e generosidade, sendo servos uns dos outros.

Em suma, viver os fundamentos da cultura do avivamento começa com um posicionamento de coração e amor ao Senhor!

Giovanni Bruno

Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), acadêmico de Teologia, pela FATIPI, e pós-graduando em Docência no Ensino Superior, pela UniCesumar e autor do livro “O Carpinteiro de Betel”.