Líder de jovens: Guia completo de como ter sucesso na liderança de jovens na igreja

O líder de jovens cristãos possui uma responsabilidade que vai além das quatro paredes da igreja. Ele tem o compromisso de manter os jovens motivados e promover o crescimento do grupo. Acima de tudo, o líder precisar levar os jovens a desfrutarem de uma verdadeira comunhão com Deus.

Entre as várias preocupações e metas do líder do grupo de jovens cristãos, estão: Como ser um líder jovem se sucesso, como manter os jovens motivados na Igreja e como fazer um grupo de jovens crescer?

Para que você seja um líder melhor, preparei esse guia completo de como ter sucesso na liderança de jovens na igreja.

Quem pode ser líder de jovens?

Qualquer pessoa dentro da igreja com um chamado para liderar e capacitada, em primeiro lugar, por Deus. Seja ela um pastor ou apenas um obreiro iniciante no ministério.

Apesar das maiorias das igrejas não exigirem que a pessoa tenha um cargo eclesiástico elevado para assumir a liderança dos jovens, esse líder deve ter a consciência da responsabilidade de pastorear.

Em outras palavras, o líder de jovens exercerá uma liderança espiritual sobre eles sendo responsável não só de cuidar desses jovens, mas auxiliar o pastor.

Portanto, o líder de jovens pode qualquer pessoa designada por Deus, capacitada para liderar e reconhecida pela liderança da igreja.

Como ser um líder de jovens cristãos

Ser um líder de jovens cristãos não é tarefa fácil, mas é possível exercer uma boa liderança a frente da juventude da igreja.

O líder de jovens deve liderar com amor, sendo flexível e dando o exemplo. Acima de tudo, ele precisa cuidar de sua vida espiritual para que dessa forma, outros jovens se inspirem nele.

Além disso, a liderança de jovens não pode ser imposta por força, mas com amor. É necessário, que o líder se coloque no lugar do outro jovem, pois assim ele conseguirá liderar com sucesso.

O líder de jovens também precisa ser criativo para que seu grupo estejam sempre motivados com novas atividades.

E falando em motivação, o líder de jovens deve estar sempre motivado, pois, dessa forma terá um grupo motivado. Essa motivação, acima de tudo, vem da comunhão com Deus.

O que fazer para manter os jovens motivados na Igreja?

Antes de querer que seu grupo de jovens cresça, em primeiro lugar, é necessário se preocupar em manter os jovens na igreja. E, como fazemos isso? Confira essas 5 dicas:

1. Escute o jovem

Muitas das vezes o jovem se desanima porque não encontram ninguém que saiba ouvi-lo. E, saber ouvir é uma das qualidades do bom líder de jovens.

Dê atenção para o jovem procurando saber o motivo de seu desanimo. Procure ouvir tudo o que ele tem a dizer. Dessa forma, fará o papel do verdadeiro líder pastoreando o jovem.

Após ouvi-lo, ore com ele e ofereça total apoio em tudo que precisar. Assim, o jovem perceberá que ele tem alguém que possa contar. E consequentemente, ficará motivado em fazer parte de um grupo onde tem pessoas que se importam com ele.

2. Dê oportunidades de crescimento

Dentro do grupo de jovens cristãos como qualquer outro, pode existir desanimados por falta de oportunidades de crescimento.

Então, procure sempre motivar os jovens deixando claro aonde eles podem chegar e o que é preciso para isso. Além disso, procure recompensar o esforço e trabalho de cada um.

Isso vale não só dentro do grupo de jovens cristãos, mas também dentro da igreja. Por isso, é importante que o líder de jovens comente sobre o trabalho dos jovens e os indique para seu pastor.

3. Seja amigo e líder

O bom líder de jovens na igreja, na maioria das vezes, também é um bom amigo. Ser amigo é indispensável para liderar com sucesso.

O jovem precisa olhar para você e sentir-se à vontade para compartilhar seus sentimentos. Geralmente, a maioria dos jovens com problemas não são ouvidos dentro de sua casa.

Por isso, é essencial que nessa hora, você seja além de líder, um bom amigo para ajudar.

4. Elogie quando for necessário

Receber um elogio faz qualquer um se sentir animado. No entanto, você deve saber a hora certa de elogiar. Além disso, não seja falso, mas o elogio deve vir do coração.

Portanto, para ver jovens estejam motivados no grupo da igreja, elogie sempre que necessário. Mas, seja justo e sincero no elogio.

5. Promova e incentive a oração

Um jovem que tem o costume de orar sempre, não desanima fácil. Por isso, seja um líder de jovens que incentive eles a orarem.

Segue algumas dicas para levar os jovens a orar mais:

  1. Monte um mural de oração.
  2. Crie um guia de oração diário para os jovens.
  3. Realize periodicamente vigílias de oração.
  4. Realize retiros de oração.
  5. Monte escalas de intercessão.
  6. Realize o “Dia do jejum”.
  7. Pregue sobre jejum e oração.
  8. Convide pessoas consagradas a Deus para orarem por eles nos cultos.
  9. Faça lista de pedidos de oração.
  10. Promova a leitura de livros sobre homens de oração.

O que fazer para um grupo de jovens crescer?

Depois de falar sobre como manter os jovens os jovens motivados na igreja, é hora de falar de como fazer o grupo crescer.

Certamente, como líder de jovens, você busca um crescimento não só em números, como também na espiritualidade deles.

O crescimento é essencial, principalmente na vida espiritual. “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.” 2 Pedro 3:18

Mas, o que fazer para um grupo de jovens crescer? Confira essas dicas para ter um crescimento saudável tanto espiritualmente como em números de jovens de seu grupo:

Leve os jovens a buscarem intimidade com Deus

O crescimento do grupo de jovens deve acima de tudo, ser motivado pela comunhão com Deus. Só assim ocorrerá um crescimento saudável. Portanto, como líder, seja o exemplo e busque ter um relacionamento íntimo com Deus.

Promova a oração e o jejum. Além disso, pregue e ensine-os sobre o caráter cristão e a importância de viver em santidade.

Como resultado disso, você terá um grupo de jovens motivados e cheios do Espírito Santo.

Promova o evangelismo pessoal entre jovens

Para o grupo crescer e aumentar mais é essencial que os jovens façam a evangelização pessoal.

São os próprios jovens que atraem outros jovens para a igreja. Por isso, é fundamental que o líder de jovens incentive essa prática.

Você pode fazer, por exemplo, dias de evangelismo com os jovens. Use panfletos, cartazes, camisetas com frases etc. Seja criativo.

Delegue funções para os jovens da igreja

Dentro do grupo de jovens existem muitos trabalhos, e você não precisa fazê-los sozinho. Mas, delegue funções aos seus liderados.

Quando o jovem está envolvido com alguma atividade no ministério da igreja, ele tem menos chance de desanimar. Além disso, isso o motiva no ministério e, consequentemente ele vai trazer mais jovens para a igreja.

Por exemplo, você pode ter em seu grupo jovens que são responsáveis pelo louvor, tesouraria, evangelismo, aconselhamento etc.

Faça-os se sentirem importantes no ministério valorizando cada ato em prol da obra de Deus. Mostre que, fazendo assim, além de estarem agradando a Deus, estão fazendo o em a outros jovens que precisam da salvação.

Promova a comunhão entre os jovens

Quando existe uma boa comunhão entre os jovens, provavelmente o grupo tem maio chance de crescer. Isso, pelo farto de ter um ambiente onde todos se sintam bem. Confira essas dicas para aumentar a comunhão entre os jovens:

  1. Organizar retiros com os jovens da igreja.
  2. Mandar mensagens para os aniversariantes.
  3. Criar e manter atualizado um mural da mocidade.
  4. Organizar equipes de visitação.
  5. Promover atividades no grupo de Watsapp
  6. Promover dia de confraternização para os jovens.

Temas para trabalhar com jovens na igreja

Elaborar temas para trabalhar com jovens na Igreja pode ser uma tarefa muito difícil e trabalhosa, requer bom senso e criatividade para os líderes que trabalham nessa área.

Então, formar jovens cristãos conscientes e com Deus em seu coração se torna cada vez mais urgente, pensando nesse fato, separei para você, alguns temas para trabalhar com eles, vamos lá?

  1. Os desafios do mundo atual para a juventude
  2. A visão de oração
  3. Afetividade e sexualidade
  4. Santidade: um chamado de Deus para os Jovens
  5. A relação pai e filho: convivência e amor na Família
  6. Vocação: caminho de felicidade e oferta
  7. O ambiente digital e seus perigos
  8. Alcançando os sonhos em Deus

Frases para líder de jovens evangélicos

“Uma Liderança é percebida, quando a realização é dividida.” Nelio Wanderley

“Liderar faz parte, conquistar a liderança é uma arte…” Paolo Andrea Bonazzi

“O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência de sua fragilidade” Augusto Cury

“A presença de Deus ainda continua sendo o melhor atrativo para os jovens.” Pastor Charles Costa

“O jovem cristão também se diverte, brinca e ri, e ele escolhe fazer isso ao lado de quem o proporciona a alegria eterna!” Marianna Moreno

“Liderar não é impor, mas despertar nos outros a vontade de fazer”

“Deus existe, é grande e está sempre junto de você, por isso, nada tem e tudo vença!”

5 Versículos bíblicos para fortalecer os jovens

“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” 1 João 2:14

“Como podem os jovens permanecer puros? É conformando as suas vidas com a tua palavra!” Salmos 119:9

“Moços e moças, velhos e crianças; que todos louvem o poder do nome do Senhor. Pois só ele é digno de ser exaltado acima de tudo o que existe na Terra e nos céus!” Salmos 148:12,13

“Alegra-te, jovem, com a tua juventude! Goza cada minuto dela! Faz tudo o que tiveres planeado. Mas não te esqueças que terás de dar conta a Deus de cada coisa que fizeres.” Eclesiastes 11:9

“Lembra-te do teu Criador na tua mocidade, antes que venham os maus anos- em que já não tenhas prazer na vida.” Eclesiastes 12:1

André Lourenço

Professor sempre aprendiz da Bíblia que gosta de ensinar sobre um Deus inexplicável!
Botão Voltar ao topo