10 Conselhos sobre Assuntos Sexuais para os Jovens Cristãos

Como orientar os jovens a se manterem em castidade em uma sociedade que banaliza o sexo e estimula a prática sexual de forma deliberada? Vivemos em uma época em que “sexo livre” é moda, virgindade é coisa do passado e não ter experiência sexual é alvo de chacota. Essas e muitas outras questões relacionadas ao tema devem ser amplamente discutidas. Pensando nisso abordaremos 10 conselhos sobre assuntos sexuais para os jovens cristãos.

Aqui estão os 10 conselhos sobre Assuntos Sexuais para os Jovens Cristãos

1. Evite más companhias

Se você andar com maus elementos ficará dominado por eles. Aquela velha frase que diziam os antigos: “Me diz com quem tu andas, e eu direi quem tu és!” A Bíblia Sagrada diz:

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.

“2 Coríntios 6: 14-18”

2. Evite o Segundo olhar

Você não pode controlar o primeiro olhar, porém pode evitar o segundo, que se torna cobiça.
Pois a cobiça gera outros pecados, como o roubo, o adultério e todo tipo de ação maldosa contra o próximo. Por isso, é muito importante evitar a cobiça. Mas, para não cair na cobiça, você precisará focar nas bênçãos que Deus já deu. Deus conhece o desejo de nosso coração e sabe o que é melhor para nós. Quando queremos fazer a vontade de Deus, a cobiça diminui.

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

“1 João 2: 15-17”

3. Discipline suas conversas

Evite piadas e histórias com sentido duvidoso, a boca fala do que o coração está cheio. Por isso guarde o teu coração, meditando na palavra do senhor, afastando das más companhias para que os bons costumes não sejam corrompidos.

Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

“Mateus 15: 18-19”

4. Tenha cuidado com a maneira de vestir-se

Esse deve ser um assunto entre você e Deus as roupas que usa. Uma jovem recém-convertida falou: “De agora em diante vou vestir-me como se Jesus fosse meu acompanhante”. A jovem que ama a Deus procura viver em santidade, sem se entregar à imoralidade.

Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus.

“1 Timóteo 2: 9-10”

5. Escolha cuidadosamente os filmes e programas que assiste

Não se deixe banalizar dando atenção a essas coisas vis. Em primeiro lugar, respeite a Deus; respeite a você também, fomos chamados para ser Santos. Nós não somos depósito de lixo do diabo nem espectadores de suas cenas imundas. O Senhor Jesus Cristo pagou um alto preço por nós para nos santificar para Si. O nosso valor é imenso para Deus.

Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.

“Salmos 101. 3”

6. Tome cuidado com o que você lê

Muito da literatura contemporânea apela ao instinto sexual. São frases e fotos picantes, piadas que banalizam a santidade do Senhor Jesus, que depreciam a pessoa humana, que zombam do senhorio da Palavra de Deus, que fazem comparações das coisas mundanas com as coisas do alto, analogias deprimentes, que são apetrechos de Satanás para levar as pessoas às trevas. Feche os olhos para essas coisas; os olhos são a entrada da luz.

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

“Mateus 6. 22-23”

7. Esteja em “guarda” com respeito a seu tempo de folga

Todo jovem cristão precisa estar vigiando, para não cair em tentação. o rei Davi tinha o tempo em suas mãos, viu Bete-Seba e caiu em complicações. Por vezes perdemos o foco e não fazemos o que é certo. Por isso, é importante ficar atento, pedir perdão pelos pecados e mudar o comportamento, sendo assim, escaparemos das armadilhas de satanás.

Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.

“Mateus 26. 41”

8. Faça um propósito de nunca se envolver em namoro pesado

Jovens Cristãos deviam orar antes de cada encontro. A moça que tem Jesus Cristo em seu coração possui um poder sobrenatural para dizer “não” aos avanços de qualquer rapaz. E o rapaz que conhece Jesus Cristo tem poder para disciplinar sua vida.

Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.

1 Coríntios 6. 18-20

9. Invista tempo com as Escrituras Sagradas

Tenha seu momento de Devocional. Memorize versículos e quando a tentação chegar, cite-os. Os modismos vêm e vão, mas só a palavra de Deus nunca sai de moda. A palavra de Deus é a única coisa a qual Satanás não pode se opor. O Salmista Davi disse:

Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

“Salmos 119. 9-11”

10. Seja íntimo de Deus

Ter intimidade com Deus significa ter um relacionamento profundo com o Espírito Santo. Isso porque é o Espírito Santo que nos consola, que nos motiva, que nos anima e, além disso, nos fortalece durante nossos dias de grande dificuldade. Deus o ama. Uma forte fé nele tem guardado muitos jovens de cometer imoralidade.

Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

“1 João 2. 14b- 17”

Esses são, portanto, os 10 Conselhos sobre assuntos sexuais para os jovens cristãos. Espero te incentivar a desfrutar de uma comunhão intima com Deus através desses conselhos!

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo