O que a Bíblia diz sobre metas?

Definir e alcançar metas é vital para o sucesso. Mas o processo pode ser confuso. Quais objetivos são os melhores para buscar? Como devemos planejar para atingir essas metas? Somente conectando os propósitos de Deus com nossos planos podemos alcançar os objetivos mais importantes. O que a Bíblia diz sobre metas? Descobrir isso lança luz sobre como definir e atingir metas bem.

O que a Bíblia diz sobre metas?

A Bíblia incentiva a estabelecer metas e trabalhar arduamente para alcançá-las. Mas é vital fazer isso em parceria com Deus, e não por conta própria, diz a Bíblia. Só Deus sabe o que acontecerá em nosso futuro e como podemos nos preparar melhor para isso.

A Bíblia diz que devemos buscar a sabedoria de Deus para nossos objetivos regularmente e nos manter em comunicação com Deus à medida que nosso futuro se desenrola, ajustando nossos objetivos à medida que avançamos.

Metas são planos para alcançar algo, e a Bíblia diz que fazer planos é benéfico. Em Lucas 14:25-35, Jesus nos encoraja a planejar os custos do que estamos pensando em fazer, para estabelecer metas sábias, antes de seguir em frente.

Em toda a Bíblia, Deus aconselha as pessoas a estabelecer metas e trabalhar para alcançá-las, contando com Sua ajuda para isso.

Os exemplos incluem o objetivo de Noé de construir uma arca para estar pronta a tempo para o grande dilúvio, o objetivo de Débora de vencer uma batalha que inspiraria outros a confiar em Deus e o objetivo de Paulo de plantar novas igrejas em diversas comunidades.

Deus apareceu para capacitar as pessoas a alcançarem seus objetivos toda vez que depositavam sua confiança Nele. Deus promete nos ajudar quando nós buscamos a Ele. Provérbios 16:3 diz:

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.

Portanto, devemos estabelecer metas e buscá-las com a confiança de que Deus nos ajudará a alcançá-las.

Mas precisamos ter o cuidado de alinhar nossos objetivos com a vontade de Deus. Tiago 4:13-15 aconselha:

“…vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro. Ora, vocês nem sabem o que acontecerá amanhã. Qual é a sua vida? Vocês são como uma neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: Se for da vontade do Senhor, viveremos e faremos isto ou aquilo.”

3 razões bíblicas para estabelecer metas

1. As metas nos ajudam a encontrar e cumprir os propósitos de Deus para nossas vidas.

Estamos destinados a viver com propósito, em vez de apenas vagar sem rumo ao longo de nossos dias. Deus fala sobre encontrá-lo e o futuro promissor que ele planejou para nós, em Jeremias 29:11-13:

“Pois eu sei os planos que tenho para vocês”, declara o SENHOR, “planos de fazê-los prosperar e não de prejudicá-los, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês me invocarão e virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me encontrarão quando me procurarem de todo o coração”.

As metas nos apontam para esse futuro, alimentando um senso de propósito em nossas vidas. À medida que cooperamos com Deus para estabelecer e alcançar metas, nossas decisões se tornam significativas e intencionais, e nos aproximamos dos propósitos de Deus para nós.

2. As metas nos ajudam a usar bem nosso tempo limitado aqui.

Definir e perseguir metas concentra nossa atenção em usar nosso tempo para o que é mais importante. Salmos 90:12 exorta:

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos um coração sábio.”

Quando estamos trabalhando em busca de metas, podemos descobrir se vale a pena gastar tempo em qualquer atividade com base na importância ou não de uma perspectiva eterna.

Os objetivos nos ajudam a avaliar nossas escolhas de tempo à luz de nossos objetivos. Em vez de perder tempo com atividades triviais, podemos usar nossas metas para priorizar as atividades mais valiosas em nossas agendas.

Os objetivos nos liberam para deixar de lado as atividades que não importam, para que possamos ter mais tempo para o que é realmente importante. O foco nos objetivos nos motiva a maximizar nosso tempo limitado, fazendo o máximo de bem possível a cada dia.

3. As metas nos ajudam a descobrir a maravilha da obra de Deus em nossas vidas.

As metas nos ajudam a perceber a obra de Deus em nossas vidas, pois ele nos capacita ao longo de nossa jornada para alcançar essas metas. Nossas vidas não se tornam mais chatas, mas cheias de maravilhas quando experimentamos Deus nos ajudando a alcançar objetivos.

Quanto mais vemos os bons propósitos de Deus se desdobrando em nossas vidas por meio de nossos objetivos, mais podemos desfrutar de sentimentos de reverência. Hebreus 12:28 aponta que,

“visto que estamos recebendo um reino que não pode ser abalado, sejamos gratos e, assim, adoremos a Deus de maneira aceitável, com reverência e temor.”

Podemos ver a obra de Deus com mais clareza e ser mais inspirados a celebrá-la com reverência quando temos relacionamentos com ele voltados para objetivos.

5 Passos para Definir Metas Bíblicas

Passos para Definir Metas Bíblicas

1. Comece com a oração.

Em vez de tentar planejar por conta própria, precisamos buscar a orientação de Deus para discernir os melhores objetivos.

Devemos deixar de lado nossos próprios planos para que possamos abraçar plenamente os planos de Deus para nós.

Devemos também entregar cada parte de nossas vidas a Deus e orar para que a vontade de Deus seja feita em cada uma dessas áreas.

Ao contar a Deus sobre os objetivos que temos em mente, precisamos perguntar a Ele se Ele quer ou não que busquemos cada um deles. Em seguida, ouça quais mensagens nos chegam sobre quaisquer objetivos novos e diferentes que Deus queira que busquemos.

Diga “sim” apenas aos objetivos que sentimos que Deus nos leva a perseguir e peça a Ele que nos capacite para alcançá-los.

2. Estabeleça metas para nós mesmos.

Podemos estabelecer metas para nós mesmos que nos ajudarão a crescer e nos tornar as pessoas que Deus quer que nos tornemos, pessoas que amam a Deus e aos outros de todo o coração.

Pense em termos de metas herdadas (como queremos contribuir para o mundo durante nossas vidas) em vez de metas de retomar (o que queremos realizar para impressionar os outros). Isso nos dará uma perspectiva eterna para que possamos nos concentrar no que realmente importa.

Exemplos de metas que Deus pode nos levar a estabelecer para nós mesmos incluem: crescer no fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) e usar nossos talentos para ajudar os necessitados (Mateus 25:14-30).

3. Estabeleça metas para nossa família.

Também é importante estabelecer metas para nossas famílias – para aqueles em nossas casas (como cônjuges e filhos) e para os membros da família estendida (como pais, avós, irmãos, tias, tios e primos).

Podemos experimentar Deus nos levando a estabelecer metas familiares, como conversar regularmente sobre a fé (Deuteronômio 11:18-21) e perdoar uns aos outros após conflitos (Colossenses 3:13).

4. Estabeleça metas para nossa vida na igreja.

As metas de como participamos da igreja podem alimentar uma fé mais forte em nós e nos ajudar a encorajar e servir bem aos outros.

Alguns exemplos de metas para nossa vida na igreja são: priorizar a frequência regular à igreja, seja pessoalmente ou online (Hebreus 10:25), e usar nossos dons espirituais para servir nossos irmãos e irmãs em Cristo (Romanos 12:3-8).

5. Aprenda com os erros e comemore as vitórias ao longo do caminho.

Ao progredirmos em direção às nossas metas, passaremos por altos e baixos que nos ajudarão a ficar mais fortes se respondermos a eles com fé. Podemos aprender com o que dá errado e saborear a alegria do que dá certo.

Podemos nos encontrar ajustando nossos objetivos durante a jornada para alcançá-los, conforme Deus nos guiar.

Aconteça o que acontecer, seremos abençoados quando continuarmos confiando na ajuda de Deus. Provérbios 3:5-6 nos encoraja:

“Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; submeta-se a Ele em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas”.

Conclusão

A Bíblia pode ser uma valiosa fonte contínua de orientação para estabelecer e alcançar metas. Sempre que precisarmos de uma nova dose de inspiração para focar no que é mais importante, podemos recorrer à Palavra de Deus para nos inspirar.

Também podemos confiar em Deus para nos ajudar ao longo do caminho enquanto trabalhamos em direção aos nossos objetivos.

No relacionamento com Deus, encontraremos o poder de que precisamos para alcançar os objetivos mais importantes de nossa vida.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo