Padrões Éticos para uma Liderança Saudável

Quais são os padrões éticos para uma liderança saudável? O que a Bíblia diz sobre a conduta que um bom líder deve ter para viver em integridade?

Vamos começar essa discussão citando o apóstolo Paulo, que diz em 2 Coríntios 8:21: “pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens”.

Fica claro que o apóstolo Paulo, como um grande líder da Igreja, se esforçava em viver uma vida íntegra e ética para com aqueles que estavam debaixo de sua liderança. E entendia que isso era uma posição de santidade diante do Senhor e de boa conduta e bom testemunho para os homens. Mas afinal, quais são os padrões éticos que um líder deve se atentar?

Definindo o que é ética

De acordo com o dicionário Aurélio, ética é o conjunto de padrões, valores e princípios morais que se devem ser observados no exercício de uma atividade (profissional, acadêmica, social, religiosa).

A ética define quais padrões devem fazer parte daquela determinada área, normatizando e regendo a conduta dos membros participantes, para que haja uma harmonia clara e saudável nos relacionamentos interpessoais.

A palavra ética vem do grego ethos e significa os costumes e práticas que são aprovadas por determinada cultura.

Padrões éticos para uma liderança saudável

Lealdade

Podemos afirmar que a lealdade é uma característica essencial na vida de uma liderança saudável. Para que essa caminhada seja leve e prazerosa, deve-se cultivar a lealdade no coração tanto dos líderes quanto dos liderados. (Tt 2.10)

Hoje, infelizmente, muitos criticam e zombam da lealdade e surgem situações em que um cristão fica tentado a fugir da ética cristã.

Vale a pena lembrar que a falta de ética pode comprometer toda a comunidade

Nesse sentido, você deve ser leal: A Deus, à Igreja, Ao líder e aos Liderados. E, mesmo que o mundo não viva lealdade de forma profunda, nós devemos ser sempre fiéis a Deus, à Igreja e ao nosso líder (Se ele for uma pessoa íntegra, honesta, e viva um padrão profundo de cristianismo real)

Discrição

A discrição é um ponto muito importante a ser cultivado, pois toda a credibilidade e

confiança de um discípulo para com seu líder vêm da forma como o líder recebe, guarda e transmite as informações e situações que chegam até ele.

Pontos chaves da discrição são: Como devo agir diante das informações que recebo; O que deve ser falado e para quem deve ser falado; O que deve ser guardado (ser levado somente a Deus).

Prudência

O importante quando se trata desta questão, é não confundir prudência com desconfiança ou malícia. Prudência é quando a pessoa aguarda o momento certo e espera a melhor forma de agir.

Em suma, “Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor.” (Pv 16.20)

Sinceridade

A sinceridade pode ser um instrumento nas mãos de um líder sábio. Ela pode mudar situações e trabalhar no coração de uma vida.

Ou seja, “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.” (2 Tm 4.2)

Idoneidade

O líder deve ser uma pessoa “idônea”. Idoneidade é a capacidade de se portar de forma

correta, educada e adequada diante das pessoas, dos discípulos e diante do mundo, de tal forma que nos tornemos úteis.

Em suma, idoneidade envolve desde a roupa que nos vestimos, até o vocabulário que utilizamos em nossa conversa. Não significa que devemos ser formais ou legalistas religiosos, mas devemos buscar nos portar da forma mais adequada possível para que as pessoas vejam Jesus em nossa vida.

O que foge dos padrões éticos de um bom líder?

  • Falar mal de outras denominações
  • Falar mal dos outros
  • Expor confidências
  • Humilhar os outros
  • Se achar o centro das atenções
  • Usar seu cargo para manipular pessoas
  • Mentir
  • E tudo aquilo que for pecado e desagradar o coração do Senhor

Que possamos viver os padrões éticos todos os dias!

Oro para que você, líder, tenha sabedoria, discernimento, bom senso, integridade, sensatez e ética em seu ministério! Que o Espírito Santo te conserve puro em todos os seus caminhos! Deus abençoe hoje e sempre para viver a boa conduta cristã e, de fato, poder dizer: “pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens”.

Se gostou, então continue lendo em nosso site:

Giovanni Bruno

Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), acadêmico de Teologia, pela FATIPI, e pós-graduando em Docência no Ensino Superior, pela UniCesumar e autor do livro “O Carpinteiro de Betel”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!