3 Lições de Restauração no Salmo 126

Esboço de pregação expositiva no Salmo 126 como o tema: 3 Lições de Restauração no Salmo 126.

TEMA: 3 Lições de Restauração no Salmo 126

TEXTO: Salmo 126

Objetivo: Encorajar o povo de Deus a confiar em Sua capacidade de restaurar e transformar suas circunstâncias, seja olhando para o passado, enfrentando o presente ou aguardando o futuro.

INTRODUÇÃO desta pregação

A. O Salmo 126 é uma canção de alegria, celebração e esperança:

1. O verbo hebraico traduzido como “restaurar” nos versículos 1 e 4 é o mesmo utilizado para descrever o retorno dos judeus do exílio na Babilônia (Ed 2:1; Ne 7:6; Is 10:22; Jr 22:10).

2. Esse evento cumpriu a profecia de Isaías (44:24-45:7) com o decreto de Ciro em 537 a.C.

3. Isaías também prenunciou a alegria da libertação (Is 48:20; 49:8-13; 51:11; 54:1; 55:10-12) e testemunhou o acontecimento às nações (Is 43:10-21; 44:8, 23; 52:7-10).

4. No entanto, ao retornarem à sua terra, a alegria dos exilados começou a diminuir, pois recomeçar após um período de disciplina nem sempre é fácil.

5. Ainda assim, a vida é cheia de recomeços, e o Senhor nos fortalece com ânimo especial para essas fases.

B. Hoje, veremos 3 lições poderosas de restauração que podemos aplicar à nossa vida.

I. AS MARAVILHAS QUE DEUS FEZ ONTEM DEVEM NOS INSPIRAR A BUSCAR A ELE COM MAIS FERVOR HOJE (v.1-3)

A. O salmista relembra o passado com gratidão:

1. “Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham” (v.1).
  2. O passado de livramento deve gerar em nós louvor e confiança para o presente.

B. A lembrança das obras de Deus nos dá esperança para o hoje:

1. “Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres” (v.3).
  2. Se Deus fez no passado, Ele pode fazer novamente (Hebreus 13:8).

C. Aplicação:

1. Use as memórias do que Deus já fez como motivação para buscar mais dEle com fé e fervor hoje.
  2. Nunca se esqueça de louvar a Deus por Suas obras passadas.

II. OS LUGARES DO AGORA PODEM SER FONTES ABUNDANTES DE VIDA AMANHÃ (v.4)

A. O presente pode parecer difícil, mas Deus pode transformar o cenário:

1. “Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as correntes no Neguebe” (v.4).
  2. O Neguebe era um deserto, mas as correntes transformavam o lugar árido em uma fonte de vida.

B. O que hoje parece seco, Deus pode fazer florescer:

1. O que hoje é deserto, amanhã pode ser um campo fértil pela intervenção divina.
  2. Deus transforma o que parece impossível em uma nova realidade (Isaías 43:19).

C. Aplicação:

1. Clame a Deus para restaurar as áreas secas de sua vida.
  2. Confie que o amanhã trará novas bênçãos em resposta à sua fidelidade no presente.

III. A SEMEADURA COM LÁGRIMAS É O PRELÚDIO CERTO DE UMA COLHEITA ABUNDANTE (v.5-6)

A. As lágrimas de hoje serão recompensadas com a alegria do amanhã:

1. “Os que com lágrimas semeiam, com júbilo segarão” (v.5).
  2. Deus vê nosso esforço e sofrimento, e promete uma colheita de alegria.

B. A perseverança na semeadura é essencial:

1. “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus feixes” (v.6).
  2. A semeadura fiel, mesmo em meio às lágrimas, garante a colheita abundante no tempo de Deus (Gálatas 6:9).

C. Aplicação:

1. Não desista de semear, mesmo em tempos difíceis.
  2. Saiba que Deus honra cada lágrima e promete alegria no fim.

CONCLUSÃO

A. Resumo:

1. Deus nos ensina três lições profundas de restauração no Salmo 126:
    • As maravilhas do passado devem nos inspirar hoje.
    • O presente árido pode se transformar em uma fonte de vida.
    • A semeadura com lágrimas traz uma colheita certa de alegria.

B. Apelo:

1. Se você está passando por tempos difíceis, lembre-se de que Deus é fiel para restaurar.
  2. Confie nEle para transformar sua realidade e lhe dar uma colheita abundante de alegria.

Dicas para este esboço de pregação no Salmo 126

Leia o Salmo 126 no mínimo 3x: Este é um Salmo curto, então você pode ler várias vezes. Sempre recomendo ler e reler o texto para pregar. Isso de dá confiança na pregação. Além disso, é na leitura que você extrai as pérolas do texto bíblico.

Leia um comentário bíblico do Salmo 126: É importante você conhecer o contexto deste salmo. Em algumas Bíblias de estudo, você encontra também informações importantes. Um bom comentário que recomendamos, é o do Hernandes Dias Lopes.

Foque no objetivo do sermão: Ter um objetivo certo ajuda você a não fugir do propósito. Isso é bom, pois, você como pregador, sabe onde quer chagar com a mensagem.

Use ilustrações e testemunhos: Para deixar sua pregação mais rica, ilustre com passagens bíblicas, experiências próprias ou algum testemunho de alguém. É claro, tudo deve dar clareza ao assunto. Por isso, escolha bem as ilustrações.

Confira mais Pregações nos Salmos.